Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Homocisteína


Aminoácido - Homocisteína (um fator de risco vascular)

Homocisteína é um aminoácido sulfurado intermediário do metabolismo da metionina, que esta presente na corrente sanguínea, sendo que a carne vermelha é rica neste aminoácido.

É um aminoácido (produzido após a digestão de carnes ou laticínios), que em excesso no sangue, provoca aumento do risco de coágulos e entupimento das artérias, além de contribuir para a formação de depósitos de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos, aumentando sua rigidez e dando origem à chamada aterosclerose.

Isso, no futuro, poderá provocar infarto do coração e derrame cerebral.

Os valores aumentados de homocisteína no sangue são indicadores de maiores riscos de desenvolvimento de doença cardiovascular.

Ela requer quantidades adequadas de vitaminas do complexo B ( folato, B6 e B12).

Uma modesta deficiência nestas vitaminas pode resultar em hiper-homocisteinemia, sendo que o folato é a vitamina mais deficiente, não produzindo sintomas.

Uma dieta adequada em ácido fólico, vitamina B6 e B12, pode ajudar a assegurar um metabolismo adequado de homocisteína.

A elevação dos níveis plasmáticos de homocisteína, definidos por >12uml/L, tem sido identificada como um fator de risco independente para doença de artéria coronária - ( DAC ) .

Um nível de homocisteína saudável é menor do que 12 mol/L. Um nível maior de 12 µmol/L é considerado alto.

Se você não tem maiores riscos para doença cardiovascular e não tem aterosclerose, não há problemas em ter um nível de homocisteína entre 12 e 15 µmol/L.Porém, enquanto há estudos em andamento sobre o assunto, é melhor ter os níveis de homocisteína dentro dos limites normais, devido ao risco de doenças cardíacas.

Como abaixar os níveis de homocisteína.

Comer mais frutas e vegetais (especialmente os de folhas verdes), pode ajudar a baixar os níveis de homocisteína, aumentando a quantia de folato em sua dieta. As fontes de folato são: vegetais folhosos verde-escuro, grãos integrais, gema de ovo, germe de trigo, suco de frutas cítricas, laranjas, cereais, lentilhas, aspargo, espinafre e a maioria dos feijões. Se o ajuste na sua dieta não está diminuindo o suficiente o nível de homocisteína, o seu médico vai lhe orientar a tomar folato, além de Vitamina B6 e Vitamina B12.

Não se deve esquecer que, para a prevenção das doenças cardiovasculares, todas as medidas geralmente citadas, como praticar exercícios físicos e deixar de fumar, são fundamentais.

Nenhum comentário: