Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de março de 2009

Miliária ("Brotoeja")

miliaria2

A localização mais comum é o tronco e a região cervical. As lesões geralmente são acompanhadas por coceira. Formam-se "bolinhas avermelhadas" ou vesículas (pequeninas bolhas) sobre pele avermelhada, podendo, em alguns casos, formar lesões mais exuberantes (foto abaixo).

A miliária se apresenta como uma erupção cutânea relacionada com as glândulas sudoríparas (que produzem o suor). Afeta principalmente as crianças, mas também pode atingir os adultos.

O quadro está relacionado com o aumento do calor e da produção do suor que, extravasando dentro da pele, antes de atingir a superfície, provoca um processo inflamatório.

Devido à coceira, a pele pode apresentar sinais de escoriação e pequeninas crostas sobre as lesões, devido à ruptura das bolhas pela coçadura.

É comum a ocorrência de infecção secundária à doença, com o surgimento de pústulas (bolhas de pus) ou nódulos dolorosos.

Para evitar a miliária deve-se usar roupas frescas, tomar banhos frios e se proteger do calor, evitando o excesso de suor. O ar condicionado é um grande aliado no combate à doença.

Deve-se evitar o excesso de roupas nas crianças pequenas, principalmente nos recém-nascidos, hábito comum entre mães com preocupação excessiva em agasalhar seus filhos.

A miliária e as infecções secundárias que podem acompanhar a doença têm tratamento, que será determinado pelo médico dermatologista, de acordo com cada caso.

2 comentários:

Unknown disse...

Obrigada pela explicação!

Anônimo disse...

Dr.Carlos, tenho 29a e pela foto, mesmo sendo de uma criança, é idêntica a minha! Como mencionado no artigo, pode ocorrer em adultos e em alguns casos até o aparecimento de bolhas(pus)... Esse é o meu caso! O que devo fazer?
Já procurei alguns dermatologistas, mas eles receitam um tipo de loção (por sinal bem caro, em média R$45,00 frasco, em Spray que so da para usar duas aplicações-02dias), geralmente esse tratamente é em 15dias, sem muito efeito ao meu problema.

rodrigolts@hotmail.com