Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de março de 2009

Estados Neuróticos e Psicóticos

Os estados psicóticos são mais graves e caracterizadas pela perda da noção de realidade (por meio de alucinações e delírios), como a esquizofrenia. Já no caso dos estados neuróticos, a pessoa não perde a consciência, sabe que está doente.

Confira abaixo as características de alguns estados neuróticos e psicóticos conhecidos:

Transtorno Bipolar: Estado psicótico caracterizado pela alternância de períodos longos de depressão ou de mania (agitação, delírios, aceleração do pensamento). Surge, normalmente, entre os 20 anos até pouco após os 30. Não há cura, mas o tratamento - que deve ser feito por toda a vida - pode chegar a eliminar os sintomas.

Transtorno delirante crônico: Psicose crônica, que surge entre os 40 e 50 anos. Os quadros de delírio são menos intensos que os de esquizofrenia e têm menos impacto social. Não há cura.

Autismo: Estado Psicótico infantil que costuma dar sinais antes dos 3 anos e é caracterizada por alterações na comunicação, na interação social e no uso da imaginação. Não há cura.

Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC): Estado Neurótico ou psicótico em que a pessoa apresenta gestos ou rituais repetitivos. Há momentos de perda de contato com a realidade e a cura pode ser complicada.

Depressão: Estado Neurótico com quadro que inclui tristeza ou irritabilidade, que dura ao menos duas semanas.

Síndrome do Pânico: Estado Neurótico ou Psicótico que causa sensação inesperada de morte iminente. A pessoa passa a evitar situações em que imagina causar os ataques de pânico.

Nenhum comentário: