Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Hidrocele


Hidrocele é o acúmulo anormal de fluido no interior da túnica vaginal, a membrana que reveste internamente a bolsa que contém os testículos. A hidrocele pode ser uni ou bilateral (geralmente unilateral), congênita ou adquirida, primária ou secundária e afeta principalmente os bebês recém-nascidos e os adultos acima de 45 anos.

Chama-se primária a hidrocele devido a uma absorção deficiente do fluido e secundária aquela devido a uma inflamação (infecção ou trauma) ou neoplasia do testículo.

Nem sempre é fácil determinar-se a causa da hidrocele.

Normalmente, os testículos são envolvidos por um pequeno volume de líquido que tem como função lubrificá-los A hidrocele ocorre quando há algum desequilíbrio entre a produção e a absorção desse líquido, levando-o a acumular-se.

A hidrocele pode ser causada por processos inflamatórios dos próprios testículos ou de estruturas vizinhas ou por traumatismos, obstruções dos vasos linfáticos ou tumores.

No feto, os testículos são formados na cavidade abdominal e migram posteriormente em direção à bolsa escrotal, por um caminho que em geral se fecha naturalmente. Caso isso não aconteça, líquidos da cavidade abdominal passam para o interior do saco escrotal, acumulando-se ali e resultando na hidrocele dos bebês.

Na hidrocele, a bolsa escrotal apresenta-se cheia de fluido que fica predominantemente na frente de um dos testículos. As hidroceles variam muito em tamanho, podendo ser discretas ou exacerbadas, uni ou bilaterais e podem causar desconforto em razão do seu tamanho, mas geralmente são indolores e não malignas. Diferem de outras massas que podem estar no interior do saco escrotal, como tumores dos testículos, porque estas são mais sólidas.

A hidrocele pode ser diagnosticada por um simples exame clínico corretamente realizado. A ultrassonografia permite a visualização detalhada dos testículos e das estruturas existentes dentro da bolsa escrotal.

O tratamento da hidrocele testicular consiste na remoção do líquido acumulado na bolsa escrotal.

Através de uma cirurgia, pratica-se uma excisão na túnica vaginal e por ela o fluido é drenado e as bordas da túnica são suturadas para prevenir um novo acúmulo.

O fluido da hidrocele também pode ser apenas aspirado, em um procedimento menos invasivo, mas as taxas de recorrência são bem mais altas. A injeção de uma solução esclerosante (escleroterapia), seguida por aspiração do fluido da hidrocele, pode aumentar as taxas de sucesso. Esse procedimento pode ser repetido, se necessário.

Nos bebês deve-se acompanhar o paciente e aguardar o fechamento espontâneo da abertura e, se não houver regressão no prazo de um ano, opta-se pela cirurgia.

Os fatores que aumentam as chances do indivíduo apresentar hidrocele ainda são desconhecidos e por isso não há medidas preventivas a serem adotadas, a não ser evitar processos infecciosos gerais.

Em si mesma a hidrocele não afeta a fertilidade, no entanto, ela pode ser consequência de enfermidades que afetam a fertilidade.

101 comentários:

BMA disse...

Olá, Dr...
Estou com a (mal)dita hidrocele, sequela de uma cirurgia de varicocele. Ocorre que tenho problemas com cirurgias no pós-operatório (pressão, constipação, depressão). de modo que gostaria de tentar a escleroterapia. O Sr. conhece algum médico em Pernambuco ou na paraíba que realize este procedimento?
Grato.

Carlos Alberto Rey disse...

Infelizmente não conheço ninguém nesses locais...

Marí disse...

Dr. Carlos,
Meu filho está com dois anos e meio e apresenta hidrocele unilateral.
Fui a um cirurgião e ele indicou intervenção cirúrgica. Estou muito receosa por ser um procedimento muito invasivo.
Gostaria de saber se o tratamento de escleroterapia seria recomendado para o caso dele, ainda que com chances de recidiva?
Obrigada!
Marí

Carlos Alberto Rey disse...

Dependendo do grau de hidrocele somene a cirurgia resolve definitivamenet. Além disso, a escleroterapia tem seus riscos e não vejo compensação.

Unknown disse...

oi dr. ja sofri de varicoceli cintomatica e operei ,e apos uns seis anos oumas me aparece hidroceli cintomatica e me operei.tenho chance de ser esterio??? que medico procuro para descobrir. agradesso desde já a ajuda

Anônimo disse...

Essa doença ela é transmissível?

Carlos Alberto Rey disse...

Não é uma doença transmissível.

Unknown disse...

Olá Doutor, meu filho de 1 mês nasceu de 32 semanas e esta com hidrocele e aparentemente Hernia Inguinal Inderita Comunicativa. Estou com dificuldades em achar Urologista Pediatra que atenda nesta idade. O senhor pode indicar alguém???

Carlos Alberto Rey disse...

Posso, mas para isso envie seu email para que eu possa saber detalhes e recomendar um colega, sem ter de expor seu nome em público, por favor.

Anônimo disse...

olá dr... realizei uma hidrocelectomia e estou 7 dias de cama em repouso e sinto muita dor apenas ao ficar em pé...estou medicado com ciproflaxino, melocox e novalgina... posso faazer algo para acelerar minha recupercao? obrigado

Carlos Alberto Rey disse...

Tem sim: repouso absoluto de quinze dias.
Você pode tomar Arnica, mas aí vai precisar que um médico homeopata faça a prescrição para você, pois não se avia a medicação sem receita.

Unknown disse...

Dr. Bom dia
Fiz uma cirurgia de hidrocele juntamente com a vasectomia, essa hidrocele é recorrente de uma cirurgia de Varicocele que fiz a 21 anos atrás hoje tenho 41, Dr estou sentindo dor abdominal parecida com uma cólica, e irradia para as coxas causa uma sensação de cansaço, como se eu tivesse feito exercício como ex andar de bike

Carlos Alberto Rey disse...

Sugiro que você procure seu médico cirurgião o mais rápido possível.

Unknown disse...

DR , FIZ UMA CIRURGIA DE HIDROCELE TEM 9 DIAS! LADO ESQUERDO, O ESCROTO ESTA MUITO INCHADO E ESTA SAINDO UM POUCO DE LIQUIDO AMARELADO DOS PONTOS! TEM TAMBÉM UNS EDEMAS DE COR ROCHA! E ATÉ O PÊNIS ESTA INCHADO!!! MAIS NAO TENHO FEBRE, NAO TENHO DOR FORTE! APENAS UMAS PONTADOS DENTRO COMO SE FOSSE UMAS AGULHADAS DE VEZ EM QUANDO! ESTOU ME ALIMENTANDO NORMALMENTE E NAO TENHO TONTURAS OU DOR DE CABEÇA! ESTE SUPER INCHAÇO COM CORRIMENTO NOS PONTOS É NORMAL! O QUE DEVO FAZER??

Carlos Alberto Rey disse...

Melhor você procurar seu médico...

Unknown disse...

PROCUREI ELE HJ, MAIS NAO ESTAVA DE PLANTAO NO HOSPITAL! O RESIDENTE DISSE QUE JÁ QUE EU NAO TENHO FEBRE ISSO E NORMAL NO PÓS OPERATORIO! SÓ QUE EU ESTOU COM DUVIDAS! O RESIDENTE UROLOGISTA PODE ESTAR ERRADO?

Carlos Alberto Rey disse...

Só tem um jeito de saber: examinando você. Nenhuma infecção vem obrigatoriamente com febre. Se você se sente desconfortável procure outro médico, por favor.

Unknown disse...

VALEW DR MUITO OBRIGADO! DESCONFORTÁVEL NAO ESTOU ... ESTOU E ASSUSTADO D + POIS NAO IMAGINAVA QUE IRIA FICAR TAO INCHADO ASSIM! QUANTO A PROCURAR OUTRO MEDICO! EU ESTOU COM 9 DIAS DE CIRURGIA,,, QUAL HOSPITAL OU MEDICO ACEITARIA FAZER UM EXAME SABENDO QUE ESTOU COM TAO POUCO TEMPO DE OPERADO? NAO SEI SE O SR E DO RIO DE JANEIRO MAIS AQUI NO RIO OS MEDICOS SAO ASSIM!!!! SEI DISSO PORQUE A 2 ANOS OPEREI O JOELHO ... FRATURA PLATO TIBIAL E AS DORES NAO PASSAVAM NUNCA! TENTEI OUTROS ORTOPEDISTAS MAIS ELES DIZIAM QUE O MEDICO QUE ME OPEROU ERA O MAIS INDICADO PARA CUIDAR DE MIM! ESTOU MUITO ASSUSTADO O QUE FAZER?

Carlos Alberto Rey disse...

Aguardar seu médico retornar e conversar com ele.
Infelizmente estou distante do RJ e não tenho qualquer referência daí para ajudá-lo...

Unknown disse...

Doutor,a hidrocele,quando tratada com cirurgia aberta, pode voltar?

Carlos Alberto Rey disse...

A hidrocele pode retornar... É raro, mas acontece...

Unknown disse...

Dr,fiz minha cirurgia faz 25 dias, posso ter relações sexuais ou me masturbar?

Carlos Alberto Rey disse...

Se você sente que está tudo bem organicamente, fique à vontade!

Unknown disse...

Ola dr. Operei tem 7 dias, nao sinto dor nem febre e os pontos estao sequinhos. Mas sinto meu testiculo super duro, rigido. Isso é normal? Obrigado

Carlos Alberto Rey disse...

Faz parte da evolução. Em cerca de dois meses tudo volta ao normal.

RegiForrozeiro disse...

Doutor estou com 2 meses da cirurgia o testículo ainda com um pouco de volume. O medico falou q com mais 2 meses volta ao normal. E normal 4 meses pra recuperar por completo? Ou devo procurar outro medico?

Carlos Alberto Rey disse...

A recuperação pode demorar 6 meses. Mas, é sempre bom pedir uma segunda opinião quando se tem dúvidas.

Unknown disse...

Dr. tenho hidrocele posso fazer exercícios físicos? malhar etc.

Carlos Alberto Rey disse...

Depende. É necessário uma avaliação física para saber qual o grau de hidrocele que um paciente apresenta para saber se ele está apto para atividades físicas ou não.
Há muitas pessoas que têm tal problema, não sabem, e têm vida ativa e normal, por ser a hidrocele pequena.

Unknown disse...

O grau é grande, ja fiz até o ultrassom de bolsa escrotal, o urologista falo que vou ter que fazer a cirurgia, como estou fazendo pelo sus, vai demora, enquanto isso sera que posso praticar exercícios físicos?

Carlos Alberto Rey disse...

Então não pode.

Unknown disse...

Olá DR. Tenho hidrocele e o grau e grande, a alguns dias comecei a sentir dores abdominais, o que faço. Tenho plano de saúde há nove meses, por ser considerada a hidrocele uma cirurgia simples posso operar pelo plano.

Carlos Alberto Rey disse...

Flavio, só um cirurgião que possa examinar você pode responder suas questões.
Mas, vai tranquilo, pois a cirurgia não requer grande período de recuperação.

Unknown disse...

olá doutor, no meu plano de saude diz que a carencia para cirurgia simples (procedimentos não complexos) é de 180 dias. tenho plano há sete meses ou seja, há 210 dias, posso operar a hidrocele pelo plano.

Carlos Alberto Rey disse...

Flávio, teoricamente você pode ser submetido à cirurgia de hidrocele.
Mas, é preciso consultar seu convênio médico para ter certeza.

ivo disse...

Boa Noite Dr. Fui operado a um idrocele bilateral á cerca de 1 mes e 10 dias já não tenho pontos, mas esta um pouco duro e inchado... Posso fazer relaçoes sexuais e praticar desporto(jogar futebol) ?? Obrigado.

Carlos Alberto Rey disse...

Relações sexuais, sim; atividades esportivas, depende da intensidade: eu aguardaria 3 meses.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marisa disse...

Boa tarde Dr. Meu filho tem 1 mês e tem hidrocele, vamos ao cirurgião próxima semana, depois da cirurgia ele pode viajar depois de uma semana? A recuperação como è?

Carlos Alberto Rey disse...

Marisa, a cirurgia é relativamente simples e com recuperação rápida. Normalmente em uma semana ele já pode viajar, sem ser submetido a esforços.
Mas, apenas o cirurgião pode liberá-lo para a vida habitual.

Unknown disse...

oi dr. eu tenho 21 anos. eu tinha uma hidrocele de 40 ml, relativamente pequena, que foi operada. o cirurgiao disse q ia ficar tudo ok porem tenho notado q o testiculo operado está preso a pele do escroto logo na incisão.oque faz com que ele fique bem mais alto que o outro. o endema ja passou. isso é normal? preciso de outra cirurgia? obrigado. abraços..

Carlos Alberto Rey disse...

Sim, Mateus, isso pode ser considerado normal. A cicatrização completa pós-cirúrgica pode demorar dois a três meses.

Unknown disse...

Doutor tenho uma hidrocele de grande tamho no testículo esquerdo e estou esperando a cirurgia pelo SUS porem a espera é longa. Como funciona a drenagem? Ela pode me atender enquanto espero na cirurgia? Pois o tamanho já me encomoda mt em alguns casos. O sr sabe algum medico q faz esse procedimento em Goiânia? E a média de preço?

Carlos Alberto Rey disse...

Felipe, infelizmente, apenas a cirurgia pode resolver seu caso. Não há outro tratamento...

Unknown disse...

Boa noite doutor, fiz cirurgia de hidrocele no dia 28 de janeiro , posso jogar futebol já?
Desde já obrigado

Carlos Alberto Rey disse...

Douglas, minha sugestão é que você volte a jogar futebol apenas após passados seis meses da cirurgia.

Carlos Alberto Rey disse...

Douglas, minha sugestão é que você volte a jogar futebol apenas após passados seis meses da cirurgia.

Marisa disse...

Boa noite Dr. Fomos ao cirurgião e a médica disse que não será necessário operar, o testículo não está em sofrimento e que depois desaparece até 1 ano, concorda? È normal a hidrocele em recém nascidos? pode aumentar de tamanho?

Carlos Alberto Rey disse...

Hidrocele não é "normal". É uma enfermidade que, em um grande número de casos, regride sozinha em lactentes. A maioria das vezes não tem necessidade de operar, por isso, observa-se por alguns meses.

Unknown disse...

Doutor o SUS faz esse tipo de cirurgia?

Carlos Alberto Rey disse...

Sim, Diogo, o SUS faz este tipo de cirurgia.

Unknown disse...

Boa Tarde doutor! Meu filho tem 5 anos e tem hidrocele unilateral. Apenas agora que começou a inchar, faz uns 15 dias. Ele não tem dor nem nada, mas está bem inchadinho, mas tem dias q desincha, depende da atividade fisica. Levei ao cirurgiao e não me passou muita confiança a necessidade da cirurgia, pois ele disse que seria necessário mas ao mesmo tempo perguntou se eu queria esperar... Tbm disse que não evoluiria para uma hernia inguinal. Na guia do convenio ele colocou hernia inguinal (mas salientou que colocaria mas ele não tem), entao me pergunto, se ele teve que colocar esse diagnostico para que o convenio libere, entao a hidrocele por si só não seria indicativo de cirurgia? Estou aflita com a anestesia geral, pois ele nunca tomou nenhum tipo de anestesia, nem de dentista. Obrigada

Carlos Alberto Rey disse...

Sugiro que você procure outro cirurgião pediátrico. Há algo "de estranho" nessa história que você contou, Cintia...

Unknown disse...

Olá Dr. Gostaria de saber os valores em média de uma cirurgia de hidrocele...

Carlos Alberto Rey disse...

Daniel, somente um médico cirurgião, em uma consulta, poderá informá-lo sobre o valor de um procedimento deste.

mateus disse...

Olá Doutor.

Há dois dias, assim que acordei notei uma leve dor ao redor do testículo direito. A princípio achei que tinha sido um mau jeito durante o sono. Caminhei de manhã e sai a noite com minha namorada. A dor persistiu durante todo o dia. Quando fui dormir senti durante a noite inteira esta dor um pouco mais intensa e um pouco de inchaço. Esperei chegar de manhã e senti que a dor tinha aliviado e o inchaço diminuído. Fui na farmácia e me prescreveram buscopan e nimesulida. Não tenho mais dor e o inchaço parou, mas ainda sinto que há um pouco de líquido ao redor do testículo afetado na bolsa escrotal. Seria necessário consultar um urologista ou seria um sintoma normal?

Carlos Alberto Rey disse...

Mateus, seu quadro não é de hidrocele, mas você precisa ser examinado por um médico.
Pode ser um clínico, não necessariamente um urologista.
Pode ser que você esteja com uma orquite, por exemplo.

Jamile.joel disse...

Bom dia Dr meu filho de um ano e seis meses fez a cirurgia de hérnia inguinal e hidrocele e já tem um mes e onze dias mais venho notando que o testículo onde foi feita a cirurgia está inchado é normal ou vai ter que fazer outra cirurgia pra corrigir. Se for normal então quanto tempo demora pra valtar ao normal.

Carlos Alberto Rey disse...

Jamile: por alguns dias é normal que a região submetida à cirurgia fique edemaciada (inchada), mas é necessário avaliar se há algum problema como uma infecção secundária à própria cirurgia.
Minha sugestão é que você procure a opinião do médico que fez a cirurgia de seu filho para uma avaliação.

Unknown disse...

Boa tarde Dr. Eu tenho sentido ultimamente uma dor tipo cólica na região do baixo ventre acompanhado seguidamente de um desconforto grande no saco escrotal (não nos testículos), e o saco todo fica com formato concentrado e as vezes dá-me vontade de ir defecar o que me alivia um pouco...

Carlos Alberto Rey disse...

Enio, minha sugestão: procure um médico para investigar a causa deste desconforto.
Pode ser, por exemplo, cólica renal.

Unknown disse...

Doutor fiz a cirurgia dia 28/01 posso voltar para academia? Praticar esporte?

Carlos Alberto Rey disse...

Douglas: teoricamente, sim. Mas, é preciso examiná-lo para dar o aval completo! Converse com seu médico, por favor!

JC disse...

Dr.quem tem varicocele pode vaser a vasectomia.

obrigado

Carlos Alberto Rey disse...

JC: é melhor corrigir primeiro a varicocele para depois fazer a vasectomia.

Unknown disse...

Bom dia Dr. Dr por favor me tire uma duvida. Recentemente fiz uma cirurgia de varicocele do testículo esquerdo no ultimo dia 19 de maio 2015 ate então meus testículos continuam inchados não é um inchaço grande mais estão inchados, gostaria de saber do senhor se é normal decorrente da cirurgia quanto tempo ele vai ficar assim? Ou já pode considerar hidrocele ? Por favor me tire essa duvida enorme. Obrigado!

Carlos Alberto Rey disse...

Sergio: só é possível responder sua pergunta mediante exame físico.
Minha sugestão é que você procure o médico que lhe operou, ou algum outro urologista, para que você possa ser examinado e ter seu diagnóstico.
Saudações fraternas.

Unknown disse...

Boa noite Dr. Meu filho de 4 anos e meio fez a cirugia de hidroceles, e apos 3 meses parece que volto denovo ja esta quase do mesmo tamanho,problema que ainda estou pagando pela cirurgia com desconto no salario devido ser convenio enpresarial, Sr. Sabe nos informar nosso direito, pois no retorno ao medico ele se fez de nao agreditar e afirmou que vai ter de fazer a cirurgia novamente, e sera que vamos ter de pagar novamente, pois tem so tres meses que foi feita a cirurgia.
Desde ja agradeco pela informacao.

Carlos Alberto Rey disse...

Wellington: minha sugestão é que você converse com seu RH e com seu convênio para verificar a condição à qual você está submetido pelo contrato assumido pela empresa na qual você trabalha.
Somente assim você terá embasamento para saber o que precisará ser feito.
Procure, também, a opinião de outro cirurgião para saber se o seu caso tem indicação para reoperar.
É sempre bom ter mais de uma opinião nesses casos um pouco mais complexos.
Quanto a pagamentos, em caso de dúvida ou de real necessidade de ter de pagar novamente pelo procedimento cirúrgico, consulte um advogado para saber qual deve ser sua postura diante do caso. Mas primeiro procure se informar a respeito do seu contrato com a empresa de saúde prestadora de serviços para sua empresa.

Unknown disse...

Boa noite Dr. Fiz o procedimento cirúrgico a 3 meses , sinto meu testículo um pouco inchado e uma pequena dor ao aperta-lo , preciso retornar ao médico ou isso é normal ?

Carlos Alberto Rey disse...

André, minha sugestão é que você volte ao seu médico para ele poder lhe dizer se está tudo bem, embora possa ser considerado 'normal' algum edema por se tratar de região bastante sensível.

Unknown disse...

Obrigado Doutor , irei procurar meu médico para ele analisar e dizer se está tudo correto.

Unknown disse...

Dr meu marido fez vasectomia ha 4 anos e agora vai ter q fazer uma cirurgia de varicocele isso pode fazer ele voltar a ser fertil ??? Obrigado

Carlos Alberto Rey disse...

Natália: a cirurgia de hidrocele não serve para reverter a vasectomia, portanto, não fará seu marido fértil novamente.

Unknown disse...

Obrigado DR !!!!

Unknown disse...

Dr faz 13 dias que estou operado de hidrocele e meus pontos ainda não caio isso é normal

Carlos Alberto Rey disse...

Wellington: é necessário que seu médico o veja para saber como está sua cirurgia e se não é necessário retirar os pontos

Unknown disse...

Bom dia Dr. fui ao médico como o senhor sugeriu e está tudo normal , o meu médico disse que posso praticar qualquer atividade física normalmente .

Carlos Alberto Rey disse...

Que bom, André! Boas atividades!

Unknown disse...

Dr eu só vou ver meu médico no dia 29 de junho tem algum problema esse tempo os pontos sem cair

Carlos Alberto Rey disse...

Pelo que você relata, Wellington, é possível aguardar a consulta, sem problemas!

Unknown disse...

Obrigado

Unknown disse...

Doutor, o pediatra do meu filho viu hidrocele testicular unilateral nele com 2anos de idade, porém pediu para esperar até os 5anos. Agora meu filho com 4anos, o pediatra pediu para procurar o médico para fazer uma cirurgia simples, porque ainda tinha ficado um pouco de líquido. Foi correto esse procedimento ou ele deveria ter pedido isso bem antes? Se é uma cirurgia simples, por que é tão caro(procedimentos hospitalares+médico)? Essa cirurgia tem que ser feita agora ou posso esperar mais um ano?

Carlos Alberto Rey disse...

Ana: a conduta do pediatra é considerada correta. Para saber o momento mais adequado para a eventual cirurgia, seu filho deve passar por uma avaliação com um cirurgião pediátrico.

PANCADÃO DE CRISTO disse...

Doltor cai de moto faz uma semana, e formou uma massa em volta do meu testículo esquerdo, não sinto dor só incômodo mesmo, sera q com o tempo volta ao normal? O meu urulogista me deu mais uma semana de atestado mas acho q não melhora em uma semana, sera q devo fazer sirurgia ou aguardar, o Médico falo q os meus testículos estão normais apos a batida, oq devo fazer?? Fiz só ultrasom

Carlos Alberto Rey disse...

Minha sugestão é que você retorne ao médico antes de completar uma semana do acidente para que ele possa reavaliar sua situação.

Carlos Alberto Rey disse...

Minha sugestão é que você retorne ao médico antes de completar uma semana do acidente para que ele possa reavaliar sua situação.

for look disse...

Bom dia doutor fiz uma cirurgia de varicoceles bi lateral ha um ano desde então não houve resultado esperado nos exames médicos como espermogramas a minha duvida é se a varicoceles pode ter voltado e se posso refazer a cirurgia e e qual a possibilidade de
não ter o resultado esperado

atenciosamente agradeço.

PANCADÃO DE CRISTO disse...

Então retornei com uma semana, QI foi na quarta passada, ele me passou anti inflamatório só q continua a mesma coisa não desincha. Fui quando cai e uma semana depois do acontecido, só q to preocupado ...

Carlos Alberto Rey disse...

Minha sugestão ainda é a mesma: retorne em seu médico. Somente com exame físico é possível resolver seu problema.

Carlos Alberto Rey disse...

for look: somente em uma avaliação clínica é possível responder suas perguntas. Sugiro que retorne em seu médico para resolver suas dúvidas.

Unknown disse...

Dr hoje faz 19 dias de operado tenho moto já posso pilotar, OBs foi hidrocele a cirurgia

Carlos Alberto Rey disse...

Welington: não. Aguarde completar um mês da cirurgia, pelo menos.

Unknown disse...

Boa noite doutor Carlos!
Estou com o testículo muito inchado e sinto um caroço na parte superior do testículo fiz os exames de sangue todos normais inclusive AFP,DHL e hCG fiz também o ultrason com dolpler deu testiculos formas e contornos normais porém tem uma obs a adjacente ao epidídimo esquerdo um aspecto nodular hipoecogenico, heterogeneo, contorno regulares e limites definidos de tamanho 2,3x1,5x2,1 cm e hidrocelescom volume de aproximado 94,6 ml ( o médico disse que é normal)
Tive epididimite a 1 ano. Pode ter virado um tumor maligno? É válido uma biopsa?

Unknown disse...

Bdia Dr. Tenho 7 dias após de uma cirurgia de hidrocele, as dores dores continuam e o tamanho mantem. Dr. Sera que nesse processo todo de recuperaçao os testiculos voltarao ao seu tamanho normal? E quanto tempo leva.

Carlos Alberto Rey disse...

Jonata: a biópsia é válida, sim, mas isto não quer dizer que exista um "tumor maligno". O mais provável é um processo inflamatório crônico ou uma cicatrização interna irregular.

Carlos Alberto Rey disse...

Victor: o processo de cicatrização é variável de pessoa para pessoa, mas a média é de um a dois meses para recuperação total. Entretanto, certamente, seu médico irá lhe acompanhar e tranquilizar com relação à sua recuperação total!

Unknown disse...

Dr hoje fez 25dias de operado de hidrocele posso ter relação sexuais, jogar futebol, e toma cerveja, pois minha cirurgia ainda está se fechando a abertura onde bota o dreno falta pouquinho para se fecha

Carlos Alberto Rey disse...

Wellington: não tenha pressa e aguarde a total cicatrização para retornar às suas atividades físicas habituais.

Unknown disse...

Dr. , meu marido fez uma cirurgia de varicocele exatamente há um ano, porém logo no dia seguinte observamos um testículo maior que o outro. Na revisão da cirurgia o médico informou que se tratava de uma hidrocele e orientou a colocação de gelo jo local. Não observamos melhoras, mas a orientação era sempre a mesma. Há uma semana ele resolveu fazer uma punção. Retirou 60ml, mas no dia seguinte notamos que a hidrocele havia voltado e a orientação é sempre o uso de gelo. Este tratamento é eficiente? O que fazemos? Devemos procurar outro profissional?

Carlos Alberto Rey disse...

Vanderluce: eu acredito que mais uma opinião pode ser bastante útil.