Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de julho de 2012

Lipoma





Lipoma é um tumor benigno de tecido gorduroso que surge na região subcutânea, mais comum no adulto. Seu crescimento ocorre de forma progressiva, gerando grande incômodo estético e físico, pois esses tumores podem crescer bastante.

O lipoma é um tumor resultante do acúmulo de células gordurosas (adipócitos), mais frequentes entre os 40 e 60 anos, mas podem acometer crianças. Geralmente eles apresentam pequeno tamanho, mas podem crescer lentamente até adquirirem uma grande dimensão. Quando há lesões múltiplas e, algumas vezes, dolorosas, denomina-se lipomatose, que é uma síndrome familiar adquirida.

Os lipomas podem ser únicos ou múltiplos e o tamanho deles é variável, indo de meio centímetro a vários centímetros. Em sua maioria são tumores pequenos.

Em geral, os lipomas são assintomáticos, mas podem se tornar dolorosos. São lesões percebidas no exame clínico do paciente, através das queixas, da inspeção e da palpação. Os lipomas são tumores de consistência mole, fazem relevo sob a pele, são móveis e palpáveis. Outras lesões subcutâneas podem ser confundidas com lipomas, inclusive lesões malignas, como sarcomas e metástases cutâneas.

O diagnóstico do lipoma é realizado através de exame clínico. Após sua retirada, o material é enviado para análise anatomopatológica para confirmação diagnóstica.

O tratamento do lipoma, usualmente simples, é cirúrgico e na maior parte das vezes pode ser realizado em consultório, através da excisão da lesão. Em alguns casos, pode-se realizar lipoaspiração da lesão. Por vezes, o lipoma se localiza por baixo da fáscia muscular, dentro ou abaixo do músculo, o que dificulta a remoção do tumor pela técnica tradicional e impede também a lipoaspiração.

Até o momento, não há como prevenir este tipo de patologia.

Nenhum comentário: