Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Freud e Charcot 


Jean-Martin Charcot (1825-1893) teve uma influência notável sobre o jovem Freud, na medida em que até deu o nome de seu primeiro filho por causa dele. 

A estadia de Freud com Charcot por quatro meses entre 1885-1886 deixou uma impressão que levou algum tempo para desaparecer. Fortemente interessado em hipnose na época, Freud tinha abordado o grande mestre, com o objetivo de melhorar a sua própria técnica.

De origem parisiense, Charcot era o protótipo do grande mestre da medicina da época, o tema de todas as conversas.

É na Salpêtrière, onde se estabeleceu em 1862, que a sua gloriosa carreira verdadeiramente começou, deixando fortes marcas na neurologia e psiquiatria moderna.

Acumulando títulos de prestígio, Charcot se tornou uma celebridade reconhecida universalmente, chamada em todo o mundo à beira do leito de aristocratas e pessoas endinheiradas.

Mesmo que Charcot tenha concebido uma obra de autoridade em vários campos da medicina, é por seu trabalho sobre a histeria que ele é especialmente reconhecido hoje.

Aplicando à histeria o método de observação e descrição metódica emprestado da neurologia, o objetivo de Charcot era estabelecer as regras universais do grande ataque histérico.

Por meio de hipnose, Charcot induzia um ataque histérico em seus pacientes encontrando seus padrões. 

O problema era que seus pacientes, assim como seus colaboradores, estavam mais inclinados para confirmar as ideias dele, o que comprometia a verdadeira pesquisa científica.

Ao final de sua vida, o próprio Charcot questionou seu próprio trabalho sobre a histeria, o que não impediu uma controvérsia longa e animada com a escola de Nancy, sob a liderança de Liebeault e Bernheim .

Toda a história preserva Freud sendo impressionado com uma conversa privada com Charcot, revelando-lhe que há sempre um segredo íntimo subjacente à histeria.


Freud e Charcot

No outono de 1885, impaciente com o que ele poderia aprender em Viena, Freud viajou para Paris. Ele tinha ganhado uma bolsa para estudar com o renomado médico Jean Charcot, um dos maiores neurologistas da época. No auge de sua fama, Jean Charcot foi chamado de “Napoleão das neuroses.” Charcot, Freud escreveu à Martha, é “um homem cujo senso comum beira a genialidade.”

“Charcot era este homem atraente, carismático e Freud sempre foi atraído por homens convincentes , carismáticos. O ponto de viragem para Freud era realmente seu ano em Paris e o trabalho com Charcot.

– Elisabeth Young-Bruehl

Muitos dos pacientes de Charcot sofriam de uma variedade bizarra de problemas físicos e emocionais, os sintomas de uma intrigante aflição médica chamado de “histeria”. Freud se tornou profundamente interessado na situação dos pacientes, geralmente mulheres, que sofriam de histeria. 

Através do estudo da histeria, Charcot iria introduzir o jovem Freud para o mistério que ele passaria o resto de sua vida tentando entender – o poder das forças mentais escondidas da percepção consciente.

Nenhum comentário: