Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Doença autoimune 


A doença autoimune ocorre quando o sistema de defesa perde a capacidade de reconhecer o que é “original de fábrica”, levando à produção de anticorpos contra células, tecidos ou órgãos do próprio corpo.

– Exemplo 1: no diabetes tipo 1 ocorre uma produção inapropriada de anticorpos contra as células do pâncreas que produzem insulina, levando a sua destruição e ao aparecimento do diabetes.

– Exemplo 2: na esclerose múltipla, o sistema imunológico começa a produzir anticorpos contra componentes dos neurônios, causando destruição dos mesmos e graves problemas neurológicos.

– Exemplo 3: na tireoidite de Hashimoto, o corpo passa a produzir anticorpos contra a nossa própria glândula tireoide, destruindo-a, levando o paciente a desenvolver hipotireoidismo.

Existem dezenas de doenças autoimunes...

– Diabetes tipo 1

– Lúpus

– Artrite reumatoide 

– Doença de Crohn 

– Esclerose múltipla 

– Vitiligo 

– Tireoidite de Hashimoto 

– Doença de Graves 

– Psoríase 

– Púrpura trombocitopênica idiopática 

– Hepatite autoimune 

– Síndrome de Guillain-Barré

– Granulomatose de Wegener 

– Vasculites 

– Miastenia gravis 

– Doença celíaca 

– Esclerodermia 

A lista de doenças autoimunes é bem extensa, podemos citar também:

– Doença de Behçet.

– Anemia hemolítica autoimune.

– Cirrose biliar primária.

– Espondilite anquilosante.

A gravidade de uma doença autoimune depende dos órgãos afetados. 

Por exemplo, a tireoidite de Hashimoto é uma doença praticamente restrita à glândula tireoide, que é um órgão importante, mas não é vital. 

Os pacientes com essa doença autoimune conseguem levar uma vida normal apenas tomando um comprimido por dia de hormônio tireoidiano. 

Outras doenças autoimune, porém, são mais graves, principalmente aquelas que atacam órgãos e estruturas nobres do corpo, como o sistema nervoso central, coração, pulmões e/ou os vasos sanguíneos.


Fonte MD SAÚDE 

Nenhum comentário: