Também conhecida como Gastrenterite por Salmonelas (imagem acima), a Salmonelose é uma doença infecciosa causada por diversos e diferentes tipos de bactérias, todas da família Enterobacteriaceae.
A Salmonelose é o tipo mais comum de intoxicação alimentar em todo o mundo e as bactérias contaminam o organismo da ingestão de alimentos crus ou mal cozidos.
Carnes em geral, aves, ovos, leite não pasteurizado e seus derivados, além da água são os alimentos mais propícios a estarem contaminados com as fezes da bactéria causadora da Salmonelose.
A salmonela é uma bactéria que possui extrema capacidade de se reproduzir no organismo e quando alcança a corrente sanguínea consegue atingir diversos órgãos vitais do corpo humano.
Normalmente ela se aloja e se reproduz no intestino do acometido, mas com a sua reprodução logo alcança outro órgãos de maneira severa.
Os principais sintomas da Salmonelose são febre, dor de cabeça, náuseas, enjoo, vômitos, falta de apetite, cólica e diarreia.
O paciente pode apresentar ainda fortes dores abdominais, sensação de calafrios, desidratação e sangue nas fezes.
Eventualmente pode apresentar urinária.
Quando a bactéria causadora alcança a corrente sanguínea do paciente, o quadro é considerado mais grave, pois a partir daí ela começa a atingir outros órgão vitais do corpo humano.
A doença pode ser fatal em pacientes na fase infantil e em idosos.
Além do histórico do paciente, da análise dos sintomas apresentados e dos hábitos e histórico alimentar do acometido, o exame de análise da amostra de fezes do paciente também são essenciais no diagnóstico seguro da doença.
A análise do resultados do exame de fezes do paciente consegue detectar com segurança a presença ou não da bactéria que causa a Salmonelose.
Em casos mai evoluídos, pode ser necessário também a coleta e o exame de sangue do paciente para identificar e verificar se a bactéria está presente na corrente sanguínea do acometido.
É importante que o diagnóstico seja feito rapidamente para o início imediato do tratamento, já que a reprodução da bactéria no organismo pode causar problemas bastante graves para o acometido.
As dicas que ajudam a se prevenir da Salmonelose são bastante fáceis e simples de serem seguidas.
Dicas e hábitos básico de higiene, como o correto manuseio, armazenamento, limpeza e feitura do alimentos são atitudes simples que reduzem bastante o risco de contaminação pela salmonela.
Lavar as mãos após utilizar o banheiro e antes das refeições, ferver bem o leite não pasteurizado, e evitar o consumo de alimentos, principalmente carnes, crus também ajudam na prevenção.
Beber somente água filtrada ou fervida e armazenar os alimentos sempre sob refrigeração também ajudam a reduzir os riscos da presença da salmonela.
O tratamento para a Salmonelose é feito basicamente para garantir a redução e a diminuição do sintoma do paciente.
Portanto, o tratamento deve ser feito com a hidratação do paciente, feita com base na ingestão de soros fisiológicos, e, em casos mais graves, com a utilização e a ingestão de medicamento antibióticos.
A tomada de antibióticos é indicada em casos específicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário