Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de julho de 2016

Medicina Esportiva: o que é?


A Medicina Desportiva ou Medicina Esportiva é a especialidade médica que inclui aspectos teóricos e práticos sobre a prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação de lesões ocasionadas pelos esportes, contribuindo para uma maximização do rendimento desportivo do atleta.

Embora ela se aplique principalmente a atletas de alto nível, a Medicina Desportiva não se restringe a eles e visa também outros atletas e mesmo pessoas não atletas que procuram utilizar a atividade física como meio de melhorar a saúde. Enfim, pode-se dizer que, num sentido amplo, a Medicina Desportiva é a especialidade médica que cuida das pessoas que buscam seu bem-estar por meio de exercícios físicos ou de alguma atividade esportiva.

A Medicina Desportiva pode ajudar a melhorar a qualidade de vida de algumas pessoas, adaptando uma atividade física complementar a eventuais tratamentos e na relação do atleta com o seu esporte, reduzindo as chances de complicações e prevenindo lesões. Essas atividades devem ser orientadas por um médico para que possam plenamente promover ou reconquistar a resistência, estimular a regeneração de células do organismo, renovar neurônios e melhorar índices de frequência cardíaca e pressão arterial.

Além disso, o nível atingido atualmente pelas competições esportivas, em todos os esportes, não mais comportam uma assistência médica não especializada. O médico especializado em Medicina Desportiva tem formação específica para a prestação dos cuidados de saúde do atleta, devendo sempre trabalhar em estreita colaboração com outras especialidades médicas e outras profissões: fisioterapeutas, nutricionistas, ortopedistas, psicólogos, etc. Hoje em dia, a Medicina Esportiva vem sendo aplicada também na reabilitação de pessoas que passaram por cirurgias ou aquelas que são sedentárias.

Cada esporte expõe seu praticante a determinadas lesões específicas. As decorrentes de esportes de contato, como o futebol, o basquete ou o handebol, por exemplo, são diferentes das ocasionadas por outras modalidades praticadas individualmente.

No conjunto, as lesões mais comuns são as entorses, também chamadas de torções, contusões, distensões, estiramentos e contraturas musculares.

•No futebol, os atletas são mais propensos a torções, distensões e contusões, principalmente nos tornozelos e joelhos.
•Nas lutas livres, os riscos são de hematomas, contusões, luxações, rompimento de ligamentos ou fraturas.
•Na natação, as lesões podem acontecer nos ombros e na coluna lombar, especialmente nas modalidades de nado borboleta e nado de peito.
•No tênis, as lesões mais comuns são musculares da panturrilha, luxação nos ombros, de mão e punho, além de cotovelos e coluna lombar.
•No voleibol, a entorse de tornozelo é a lesão traumática aguda mais comum.
•No basquete, a contusão sai na frente, mas o atleta também pode sofrer com tendinites no joelho ou entorse do tornozelo.
•Na corrida, o atleta tende a sofrer com tendinites ou canelites. E assim por diante...

Nenhum comentário: