Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de julho de 2016

Contraceptivos hormonais e acne


Uma análise retrospectiva sobre os efeitos antiacne dos diferentes contraceptivos hormonais foi publicada no periódico "Journal of Drugs in Dermatology" por cientistas de San Diego, na Califórnia. Os resultados mostram que injeções de depósito, implantes subcutâneos e dispositivos intrauterinos hormonais pioram a acne, enquanto o anel vaginal e os contraceptivos orais combinados têm um bom efeito na melhoria dessas lesões de pele.

Embora os contraceptivos hormonais possam ajudar a melhorar ou piorar a acne, há uma evidência limitada sobre os efeitos de muitos agentes comumente prescritos até o momento. O presente estudo avaliou o efeito dos anticoncepcionais na acne de 2147 pacientes que estavam utilizando algum tipo de contraceptivo hormonal através de autorrelato.

No momento da consulta inicial para a acne, cada uma das 2147 pacientes que usavam contracepção hormonal forneceu sua opinião sobre como o seu contraceptivo tinha afetado o aspecto da sua acne. O teste de "Kruskal-Wallis" e a análise de regressão logística foram usados para comparar os resultados relatados pelas pacientes por tipo de contraceptivo usado.

Os resultados mostram que, em média, as injeções de depósito, os implantes subcutâneos e os dispositivos intrauterinos hormonais pioraram a acne e eram inferiores aos efeitos do anel vaginal e dos contraceptivos orais combinados (COC) com P≤0,001 para todas as comparações de pares; estes últimos melhoraram a acne, em média.

Dentro das categorias de COC, uma hierarquia surgiu com base no componente progestina, na qual a drospirenona era mais útil do que o norgestimato e desogestrel melhor que o levonorgestrel e noretindrona. A presença de progestina de dosagem trifásica em COCs teve um efeito positivo, enquanto a variação na dose de estrogênio não teve um efeito significativo.

Concluiu-se que os diferentes contraceptivos hormonais têm efeitos significativamente variados sobre a acne, incluindo entre os diferentes tipos de COC.



Fonte: Journal of Drugs in Dermatology, volume 15, número 6, de 21 de junho de 2016

Nenhum comentário: