Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de maio de 2016

Rosácea x Demência


A rosácea é uma doença inflamatória crônica comum da pele, na qual é observada sobrerregulação de metaloproteinases de matriz (MMP) e peptídeos antimicrobianos (PAMs). Notavelmente, a inflamação, as MMPs e os PAMs também estão envolvidos na etiopatogenia de certas perturbações neurodegenerativas incluindo formas de demência, como a doença de Alzheimer (DA). Com base em diversas observações clínicas, foi investigada a associação entre rosácea e demência, incluindo a doença de Alzheimer, em registros dinamarqueses.

Todos os cidadãos dinamarqueses com idade maior ou igual a 18 anos, entre 1° de janeiro de 1997 e 31 de dezembro de 2012, foram ligados a nível individual através de registros administrativos. A regressão de Cox foi utilizada para calcular as razões de risco não ajustados e ajustados (HR).

O estudo envolveu um total de 5.591.718 pessoas, incluindo 82.439 pacientes com rosácea. Um total de 99.040 pessoas desenvolveu demência (qualquer forma) no período do estudo, das quais 29.193 foram diagnosticados com DA.

Concluiu-se que a rosácea é significativamente associada com demência, particularmente com a doença de Alzheimer. Maior foco nos sintomas de disfunção cognitiva em pacientes idosos com rosácea pode ser relevante.


Fonte: Annals of Neurology, publicação online de 28 de abril de 2016

Nenhum comentário: