Pesquisar este blog

sábado, 11 de julho de 2015

Abdominoplastia


Abdominoplastia, também chamada dermolipectomia de abdômen ou plástica de abdômen, é a cirurgia plástica realizada no abdômen para retirar o excesso de pele, gordura e estrias, ocasionados por vários motivos, e propiciar a recuperação da firmeza dos músculos da região abdominal.

A abdominoplastia é feita para corrigir a protrusão abdominal que decorre da flacidez muscular ou dos depósitos de gordura acumulados no abdômen, bem como para retirar as estrias da região da barriga.

Com as gravidezes ou perdas significativas de peso, os músculos retos da parede abdominal têm tendência para se afastar, conferindo um aspecto mais arredondado ao abdome.

Nessas situações, a pele também fica com pregas cujo aspecto físico pode ser melhorado com a abdominoplastia.

A abdominoplastia pode ser feita apenas por motivos estéticos ou ser terapêutica. Em primeiro lugar, os candidatos a uma abdominoplastia estética devem estar saudáveis e estarem em boa forma, porque em pacientes cuja musculatura abdominal seja muito fraca, a sutura muscular realizada durante a cirurgia pode ficar comprometida.

Em geral, a abdominoplastia é requisitada principalmente por mulheres que tiveram múltiplas gestações, por pessoas que experimentaram um processo de grande emagrecimento e pessoas que geneticamente possuem acúmulo de gordura na região da barriga.

Mulheres que pretendam engravidar ou pessoas em que é previsto um grande ganho de peso após a cirurgia, porque essas condições dependem de uma grande distensão do abdômen.

A presença de cirurgias anteriores também pode reduzir a eficácia da abdominoplastia.

Pessoas com doenças do colágeno, as que têm cicatrizes na região abdominal e alguns fumantes precisam ser avaliados individualmente.

Em pessoas magras, com gorduras localizadas, a abdominoplastia pode ser substituída por um procedimento mais simples, a lipoaspiração, para fazer a retirada das gorduras excedentes.

A abdominoplastia não deve ser feita simplesmente por pessoas que desejam emagrecer porque ela não é uma técnica de emagrecimento.

Em geral, a cirurgia é feita com anestesia raqui ou peridural, com sedação, e o paciente permanece no hospital por dois a quatro dias. Somente deve utilizar-se a anestesia geral se o procedimento for mais extenso ou associado a outros procedimentos.

O cirurgião já terá feito uma avaliação prévia do abdômen do paciente e determinado as correções a serem feitas.

Normalmente, a abdominoplastia requererá duas incisões: a primeira será feita horizontalmente, levemente curvada para cima, no baixo abdômen, logo acima dos pelos pubianos; a segunda incisão é vertical, próxima ao umbigo.

A pele é então separada das partes profundas da parede abdominal e os músculos abdominais são suturados, tornando-se mais rígidos, proporcionando uma barriga mais plana e uma cintura mais bem definida. A pele em excesso é retirada e o umbigo é recolocado em sua posição normal.

Feito isso, as incisões da cirurgia poderão ser completamente suturadas.

A duração da cirurgia é muito variável, dependendo da complexidade dela, mas a maioria dos procedimentos dura cerca de duas e não mais de cinco horas.

Após a cirurgia, são colocados drenos de aspiração na parte inferior da barriga, para evitar o acúmulo de líquidos na região abdominal que podem causar desconforto ou infecções. Esses drenos podem posteriormente ser retirados no próprio consultório do cirurgião. Feito isso, as incisões da cirurgia poderão ser completamente fechadas.

No período pós-operatório é necessário o uso de uma cinta de compressão.

Imediatamente depois da cirurgia o/a paciente (geralmente é uma mulher) vai estar edemaciado(a), com hematomas e alguma dor, que melhoram gradativamente nos dias seguintes.

O abdômen pode parecer estar apertado e o paciente vai sentir necessidade de se dobrar um pouco na cintura para ter mais conforto, mas dentro de dez a quinze dias vai retomar a vida normal.

Nenhum comentário: