Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

HPV (Papiloma Vírus Humano)


HPV é a forma abreviada de referir-se ao Papilomavírus humano, um grupo de mais de 100 tipos de vírus.

O HPV pode ser eliminado do organismo sem causar problemas, mas se persiste, geralmente causa verrugas ou câncer, especialmente o câncer do colo do útero.

O HPV pode ser transmitido por meio de contato íntimo pela-a-pele, como no sexo vaginal, anal ou oral.

Hoje em dia, o HPV é a infecção mais comum transmitida por via sexual. O HPV é tão comum que praticamente todos os homens ou mulheres sexualmente ativos acabam por serem contaminados por ele em algum momento de suas vidas.

Ele pode ser transmitido mesmo quando a pessoa infectada não apresenta sintomas e a pessoa contaminada pode vir a só exibir sintomas depois de anos após ter contraído o vírus.

Há vacinas que podem prevenir as infecções pelos tipos mais comuns do HPV.

Muitas pessoas que permanecem sem sintomas nunca descobrem ter o vírus; outras só descobrem tê-lo quando adoecem com verrugas ou câncer. Algumas mulheres se descobrem portadoras do vírus quando fazem seus exames preventivos para o câncer de colo de útero (Papanicolaou).

O diagnóstico do HPV geralmente é feito pelo exame ginecológico simples quando há verrugas presentes.

Quando a mulher não apresenta nenhum sinal da infecção pelo vírus, o diagnóstico só é possível pelo exame Papanicolau e pela colposcopia, seguida ou não de biópsia.

Quando permanece a dúvida do diagnóstico, o melhor exame a ser realizado é a captura híbrida, que detecta o tipo do HPV, se ele é de alto ou de baixo risco e determina também a carga viral.

As alternativas de tratamento variam desde a cauterização das lesões com ácido ou laser até cirurgias.

O HPV pode afetar a pele e as membranas incluindo a boca e a garganta, a vulva, a vagina, o colo do útero e o ânus.

Assim, ele pode causar verrugas plantares, que são crescimentos rígidos e salientes que aparecem na sola dos pés, verrugas únicas ou aglomeradas nas áreas genitais ou nas margens do ânus e câncer, especialmente o câncer do colo do útero, mas também da vulva, vagina, ânus e pênis.

Ele também causa câncer na parte posterior da garganta, inclusive na base da língua e nas tonsilas (amígdalas).

Os tipos de HPV que causam verrugas genitais não são os mesmos que causam câncer. Não há como prever se uma pessoa que tem o HPV desenvolverá ou não câncer.

As pessoas com um sistema imune enfraquecido são menos capazes de lutar contra o HPV e por isso são mais propensas a adoecer.

Como prevenir as infecções pelo HPV (Papilomavírus humano)

•A medida mais importante para evitar o HPV é estar vacinado. A vacina pode ser aplicada a partir dos nove anos, sem limite máximo de idade. As vacinas existentes são seguras e efetivas.

•As mulheres devem ser monitoradas com relação ao câncer cervical, fazendo exames preventivos periódicos em consultas com os seus ginecologistas.

•Use sempre camisinha nas relações sexuais.

•Procure ter o mínimo de parceiros sexuais possíveis. Muitos portadores do vírus não apresentam sintomas, mas transmitem o HPV.

As principais complicações da infecção pelo HPV são o câncer de colo de útero e o câncer de pênis.

Além de uma maior probabilidade de adquirir outras infecções tais como monilíase, gonorreia, sífilis e herpes genital.

Um comentário:

Paula Hisano disse...

Mais uma vez, ótimas informaçoes!Obrigada!