Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Ácido Gama Linolênico


São fontes de ácido gama-linolênico (GLA): óleos de Boragem, Prímula , Gergelim e Spirulina havaiana.

O GLA, ou Ácido Gama Linoleico (GLA), faz parte da família dos ácidos graxos ômega 6.

GLA tem demonstrado resultados interessantes no tratamento de artrites, doenças cardiovasculares e obesidade.

Promove a sensação de saciedade, reduzindo o apetite...

Embora os derivados do ômega 6 sejam em sua maioria de caráter inflamatório, a exceção fica para o GLA.

A presença do óleo de gergelim aumenta a produção do Ácido Di-Homo Gama Linoléico (DGLA) e também impede a conversão do GLA em mediadores pró-inflamatórios, como ácido araquidônico.

Nos humanos ocorre a conversão do ácido linoleico – presente em óleos vegetais – em GLA através da ação de uma enzima específica.

Caso essa enzima esteja deficiente ou com dificuldades de atuação devido a fatores como idade, consumo de álcool, cafeína e gordura trans, baixo consumo de vitamina C, E B6 e B3, zinco e magnésio e excesso de insulina, não ocorrerá a conversão do GLA em sua forma biologicamente ativa, o Ácido Di-Homo Gama Linoléico (DGLA).

O DGLA é convertido em uma substância chamada prostaglandina E1, que promove diversas ações benéficas, por exemplo, ação anti-inflamatória, preventiva do câncer, relaxamento e dilatação de vasos sanguíneos e ainda capacidade de diminuir os níveis de lipídeos plasmáticos.

Os ácidos graxos poli insaturados possuem vários efeitos contra as células malignas e o seu emprego em seres humanos no combate ao câncer não está distante.

Os ácidos graxos poli-insaturados inibem parcialmente as superoxidos dismutases e provocam aumento da geração do radical superoxido ( O2*) e de peroxido de hidrogênio ( H2O2) nas células tumorais provocando a sua morte.

Os radicais livres e os peróxidos lipídicos suprimem a expressão do Bcl-2, ativam as caspases e encurtam os telomeros e assim induzem a apoptose das células malignas. Em adição os ácidos graxos poli insaturados, especialmente o ácido gama linolênico possuem atividade antiangiogênica

Nenhum comentário: