Pesquisar este blog

sábado, 4 de outubro de 2014

Doenças autoimunes


Doenças autoimunes são aquelas em que o sistema imunológico de um indivíduo ataca e destrói tecidos saudáveis do próprio corpo, como que por engano. Estima-se que as doenças autoimunes sejam pouco mais de trinta, embora alguns relatos falem em cerca de oitenta.

Estas doenças afetam cerca de 3 a 5% da população mundial, sendo que algumas pesquisas chegam a mencionar 20%. Essas discrepâncias numéricas tanto podem dever-se a diferentes critérios para incluir determinada enfermidade como doença autoimune, quanto aos constantes avanços das técnicas diagnósticas.

Respostas autoimunes transitórias e reguladas são bem frequentes, porém doenças autoimunes não são tão comuns, uma vez que existem mecanismos que mantêm certa tolerância imunológica ao próprio organismo.

Normalmente, os leucócitos que fazem parte do sistema imunológico de uma pessoa protegem o corpo contra a invasão de substâncias nocivas, como bactérias, vírus, toxinas, células cancerosas, sangue ou tecidos de outras pessoas, etc.

Nas doenças autoimunes, o sistema imunológico do indivíduo não consegue distinguir entre os tecidos saudáveis do corpo e os elementos estranhos ou nocivos e os danifica ou destrói.

Essa resposta é similar à que acontece nas doenças alérgicas, em que o sistema imunológico reage a substâncias externas que normalmente ignoraria. As causas dessa incapacidade de distinguir entre tecidos saudáveis do corpo e elementos estranhos ou nocivos ainda são desconhecidas, mas supõe-se que obedeçam a uma predisposição genética, a alterações hormonais e a uma baixa regulação imunológica.

Uma mesma pessoa pode apresentar mais de uma doença autoimune ao mesmo tempo, mas também uma mesma doença autoimune pode afetar, de formas diferentes, mais de um órgão ou tecido. Assim, pode ocorrer destruição de um ou mais tipos de tecidos do corpo, crescimento anormal de órgãos ou alterações da função de um órgão, afetando vasos sanguíneos, tecidos conjuntivos, glândulas endócrinas, articulações, músculos, glóbulos vermelhos ou pele.

Algumas das doenças autoimunes mais conhecidas são: doença de Addison, dermatomiosite, doença de Graves, tireoidite de Hashimoto, miastenia gravis, anemia perniciosa, lupus eritematoso, diabetes, etc. Os sintomas de uma doença autoimune variam muito, sendo que cada uma possui sintomas específicos e ataca órgãos distintos, conforme a sua natureza e a localização da resposta anormal. Os sintomas mais comuns são cansaço, febre e mal-estar geral.

O diagnóstico de uma doença autoimune deve começar por meio de uma história clínica cuidadosa e de um exame físico detalhado que identifique a doença em causa. Os exames laboratoriais incluem testes de anticorpos antinucleares, testes de autoanticorpos, hemograma completo, dosagem de proteína C-reativa (PCR), outra dosagens químicas do sangue e taxa de sedimentação de eritrócitos (glóbulos vermelhos).

O tratamento destas doenças varia para cada uma delas, mas em geral baseia-se na administração de drogas imunossupressoras e no tratamento sintomático requerido em cada caso.

O emprego de medicamentos imunossupressores torna as pessoas imunologicamente mais vulneráveis e as predispõe para as infecções.

Cada doença autoimune pode gerar complicações próprias que variam de algumas muito simples até outras fatais.

Nenhum comentário: