Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Retirada precoce das amígdalas faríngeas pode levar ao aumento de peso na criança


A adenotonsilectomia (retida de amígalas faringeas e de adenóides) para tratar a síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS) em crianças pode levar ao ganho de peso, levando a efeitos deletérios à saúde quando conduz à obesidade.

No entanto, dados anteriores vieram de estudos não controlados, limitando as inferências.

Este atual estudo, publicado pelo periódico Pediatrics, analisou as modificações antropométricas em um intervalo de sete meses em um estudo controlado de pacientes submetidos à adenotonsilectomia para a SAOS, o ensaio clínico Childhood Adenotonsillectomy Trial.

Um total de 464 crianças que tinham SAOS (índice médio de apneia e hipopneia por hora de sono [IAH/hora] igual ou maior que 5,1/hora), com idades entre 5 a 9,9 anos, foram analisados quando submetidas a Adenotonsilectomia Precoce (ATP) ou Conduta Expectante e Cuidados de Apoio (CECA).

A polissonografia e a antropometria foram realizadas no início e com sete meses de acompanhamento.

O modelo de regressão de multivariáveis (técnica estatística, portanto matemática) foi utilizado para prever a alteração dos índices de peso e de crescimento.

A modelagem estatística mostrou que "a média" do IMC (índice de massa corpórea) aumentou significativamente mais em associação com a ATP depois de considerar as influências do peso inicial e do IAH/hora.

Uma maior proporção de crianças com excesso de peso estudadas para a ATP em comparação com as do grupo da CECA desenvolveu obesidade no intervalo de sete meses.

Raça, gênero e acompanhamento do IAH/hora não foram significativamente associados às mudanças no escore z do IMC.

Os resultados deste estudo mostram que a ATP para tratar a SAOS em crianças resulta em ganho de peso clinicamente significativo maior do que o esperado, mesmo em crianças com sobrepeso no início do estudo.

O aumento da adiposidade em crianças com excesso de peso coloca em maior risco para a SAOS e as consequências adversas da obesidade.

Monitoramento do peso corporal, aconselhamento nutricional e incentivo à atividade física deve ser considerado depois da realização de uma ATP para tratar a SAOS.

Fonte: Pediatrics, publicação online, de 28 de julho de 2014

Nenhum comentário: