Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Envenenamentos


Envenenamentos são todos os efeitos danosos às células do organismo por substâncias nocivas que entraram no corpo de alguma forma e que podem causar sérios danos ao indivíduo ou até levar à morte. Os venenos podem ser ingeridos, aspirados do ar, injetados na veia ou absorvidos na pele, seja acidentalmente, seja de forma voluntária.

Alguns venenos são potencialmente ou inevitavelmente mortais; outros podem causar danos variáveis e deixar sequelas graves sem, contudo, levarem à morte. Os efeitos dos venenos sobre o organismo dependem, por um lado, da dose deles e, por outro, do tempo decorrido desde que foram ingeridos.

Paracelso, um famoso médico do século XV dizia que "tudo é veneno; só depende da dose”. Os mecanismos físicos e químicos pelos quais os venenos danificam o organismo são variáveis e deles dependem as medidas terapêuticas a serem adotadas. Costuma-se falar em intoxicações nos casos em que as substâncias nocivas causam transtornos ao organismo, mas não a morte do indivíduo.

A maioria dos casos de envenenamento ocorre dentro de casa e com crianças.

É difícil falar de sinais e sintomas do envenenamento porque eles variam muito, na dependência do veneno. No entanto, em se tratando de venenos ingeridos, quase sempre há náuseas, vômitos, palidez, semiconsciência ou inconsciência, suor frio excessivo e estado de choque.

Em todo caso de envenenamento deve ser chamado socorro médico ou a vítima deve ser levada prontamente ao hospital, mas algumas providências podem ser tomadas pela pessoa que primeiro atende à vítima. Assim, ela deve procurar identificar o tipo, a quantidade e a via de administração do veneno, bem como o tempo ocorrido do envenenamento, evitando entrar ela própria em contato com o produto intoxicante. Em seguida, deve verificar:

•Os sinais vitais da vítima (pulsação e respiração, principalmente).
•Se as vias respiratórias estão desobstruídas.
•Se a pessoa está ou não consciente.
•Deve também procurar saber se há antídotos para o veneno e se ele estiver à mão deve ser dado à vítima.
•Se possível, deve recolher parte ou resto do veneno ou a embalagem e levá-los até a equipe de socorro, com cuidado para não entrar em contato direto com ele.
•Para venenos ingeridos, o xarope de ipeca, a magnésia calcinada ou o carvão ativado agem como uma espécie de antídoto universal.
•Se o veneno tiver sido ingerido, em alguns casos pode ser necessário fazer a vítima vomitar, seja colocando os dedos na garganta dela ou por qualquer outra manobra vomitiva como, por exemplo, induzindo a vítima a tomar três ou quatro copos de água morna. No entanto, essa providência tem restrições: se o veneno for corrosivo ou irritante ou se houver dúvidas quanto à natureza do veneno, não se deve provocar vômitos; se a vítima estiver inconsciente também não se deve fazê-la vomitar, pela possibilidade de que ela aspire o conteúdo do vômito. Se ela vomitar por si mesma, mantenha a vítima deitada sobre um dos lados para evitar a aspiração dos eventuais vômitos. As pneumonias causadas por aspiração são sempre graves e muitas vezes mortais. Elas levam para os pulmões o conteúdo ácido do estômago e, no caso, resíduos do veneno.
•Não se deve oferecer água, leite ou qualquer outro líquido porque eles podem favorecer a absorção da substância venenosa. A vítima deve ser mantida agasalhada porque é frequente haver queda da temperatura corporal. Em casos de aspiração, como de gás de cozinha, por exemplo, retire a vítima do local onde esteja a substância inalada e areje bem o novo ambiente para onde ela será levada.
•Procure verificar se há necessidade de manobras de ressuscitação em casos de parada respiratória e/ou parada cardíaca e as pratique, se necessário.

Se a vítima estiver consciente, mas com dificuldade de respirar, procure ajudá-la da seguinte maneira: deite-a em decúbito dorsal, com o rosto voltado para cima; coloque uma almofada sob os ombros da vítima de modo que ela fique com a cabeça inclinada para trás, para facilitar a aeração; ajoelhe-se e ponha a cabeça dela entre os seus joelhos; tome os braços da vítima pelos pulsos e cruze-os, comprimindo-os contra a parte inferior do peito; em seguida puxe os braços da vítima para cima, para fora e para trás o máximo que puder. Repita isso com uma frequência de quinze vezes por minuto, até que a vítima possa respirar vigorosamente.

O tratamento médico específico depende da natureza do veneno, mas será feito em geral num hospital e envolverá lavagem gástrica, administração do antígeno específico e de oxigênio e medidas gerais de suporte. Alguns envenenamentos que não chegam a matar a vítima podem deixar sequelas duradouras ou definitivas que exigirão frequentes intervenções médicas como são, por exemplo, as queimaduras de esôfago consequentes à ingestão se substâncias cáusticas, como ingestão de soda cáustica.

Algumas medidas para evitar o envenenamento:

•Mantenha os medicamentos e substâncias químicas fora do alcance das crianças. Afora o fato de que elas têm mania de levar todas as coisas à boca, certos comprimidos podem ser confundidos com balas.
•Mantenha os produtos de limpeza, cera para móveis e inseticidas sempre nos mesmos locais e devidamente trancados.
•Mantenha as bebidas alcoólicas fora do alcance das crianças. Mesmo meia taça de uma bebida forte pode causar muitos danos e até mesmo matar uma criança de dois anos!
•Ensine as crianças a nunca colocar folhas, talos ou sementes na boca. Certas plantas causam doenças e algumas são venenosas.
•Não guarde substâncias químicas em garrafas que as crianças possam confundir com refrigerantes.
•Tenha cuidado com os escapamentos de gás. O gás de cozinha pode matar sem causar sintomas iniciais!
•Evite aspirar fumaça. Se acaso ficar retido em ambiente enfumaçado procure deitar-se no chão e arrastar-se dali porque a fumaça tende a subir.

Nenhum comentário: