Pesquisar este blog

sábado, 16 de março de 2013

"Caspas"



A pele do couro cabeludo elimina normalmente por descamação as células velhas, que dão lugar a outras novas. Essas células são de tamanho tão minúsculo que o processo nem chega a ser percebido. No entanto, quando há uma dermatite (inflação da pele) do couro cabeludo, a pessoa perde escamas da pele em forma de flocos brancos, aos quais se denomina caspa.

Costuma-se chamar essa dermatite de dermatite seborreica.

No entanto, a caspa e a dermatite seborreica não são a mesma coisa.

A caspa é seca, a dermatite é úmida.

A dermatite seborreica tem maior gravidade que a caspa e em casos mais intensos pode afetar também as sobrancelhas, o rosto (maçã do rosto), a barba, o nariz, a região atrás das orelhas, as costas, as dobras da pele e a região entre os seios.

Na verdade existem dois tipos de caspa: a caspa seca, formada por minúsculas películas que empoeiram o pescoço e os ombros e a caspa gordurosa, causada por escamas embebidas em sebo, aderentes ao couro cabeludo e à raiz dos cabelos.

Essa talvez seja a descamação intensificada pela dermatite seborreica.

A caspa é uma manifestação mínima da dermatite seborreica, embora possa provocar a queda de cabelos. A caspa acomete igualmente homens e mulheres e afeta tanto os cabelos oleosos quanto os secos, embora àqueles mais que a estes.

Embora seja muito conhecida e muito comum, pouco se sabe sobre as causas definitivas e os tratamentos 100% efetivos para as caspas.

Sabe-se que as caspas podem ter várias causas desencadeadoras, além de uma susceptibilidade genética, tais como:

•Clima seco.

•Mudanças bruscas de temperatura.

•Estresse.

•Alterações hormonais.

Depois de estabelecidas, as caspas atraem fungos (Malassezia globosa), o que complica a situação.

As caspas não têm cura definitiva, mas podem ser controladas!

Existem xampus anticaspa, que contêm princípios ativos que procuram diminui-las. Os mais usados têm como base zinco, cetoconazol, selênio, alcatrão, ácido salicílico, dentre outros.

Se a descamação for muito forte, pode ser necessário usar medicamentos orais, receitados pelo seu médico.

Nenhum comentário: