Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Atividade Fìsica Regular e Neuroproteção



Todo mundo sabe que atividade física faz bem para a saúde, mas será que, além disso, também tem um efeito "neuro-protetor", isto é, será que ajuda a proteger as células do sistema nervoso, os neurônios?

Na semana passada, um estudo da Revista Annals of Internal Medicine demonstrou que é muito provável que sim: a atividade física regualar e bem planejada pode realmente proteger contra a chamada neuro-degeneração.

O estudo teve como base dois grupos de pacientes, um que mantém atividade física regularmente, com disciplina, e outro que não mantém atividade física regular, ambos de indivíduos de aproximadamente 65 anos, e chegaram à conclusão de que realmente o índice do surgimento de demência é significamente menor no primeiro grupo.

O jornal The New York Times publicou uma matéria divulgando a mesma pesquisa.

Um grupo de cerca de vinte mil pessoas com idade aproximada de 65 anos, com atividade física regular, foi relatado em uma pesquisa iniciada em 1979 e concluída em 2009, e que apresentava índice baixíssimo de indícios de doenças degenerativas do sistema nervoso central.

Como se vê, o exercício físico não é somente bom para o corpo, protegendo coração, pulmões, artérias, veias e músculos, mas também protege as células nervosas, os neurônios e prevenindo doenças que podem compreender as questões chamadas cognitivas.

Então, náo fique aí parado! Comece suas atividades físicas, mas sempre com orientação de um profissional bem preparado para isso.





Fonte das informações: Revista Neurology Today

Nenhum comentário: