Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Asperger



A Síndrome de Asperger faz parte dos distúrbios do chamado espectro autista e se caracteriza por um acentuado comprometimento da interação social e das relações com os outros, além de interesses repetitivos e movimentos estereotipados, sem alteração do desenvolvimento cognitivo, das hanilidades motoras e da linguagem.

Esta síndrome atinge 2,5 crianças em cada 10 mil e está presente em cerca de um por cento da população adulta.

Como muitas pessoas com este problema têm bom nível de adaptação, muitas vezes o diagnóstico não é feito e aparece apenas quando a pessoa é internada por alguma outra razão.

Um estresse mais intenso causado por situações de trabalho ou de relacionamento pode tornar mais evidente a rigidez, as dificuldades interpessoais e a incapacidade de adminstrar as frustrações, mas, ainda assim, sem as informações adequadas, pode ser difícil de se fechar o diagnóstico.

Um grupo de pesquisas da Universidade de Cambridge - Inglaterra, desenvolveu alguns instrumentos para o diagnóstico adaptados para pacientes adultos, o Autism Spectrum Quotient e o Adult Asperger Assessment, que podem auxiliar em uma entrevista com o paciente.

Há indícios de que 3% a 6% dos casos de Asperger estão presentes em paciente portadores da síndrome do X frágil (já citado neste blog em um post anterior), que pode se manifestar com alterações do desenvolvimento cognitivo e comportamental.

Nenhum comentário: