Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Equimoses





Equimose é uma infiltração de sangue na malha de tecidos do organismo, devido à ruptura de capilares. Ela geralmente está relacionada a traumas, a distúrbios de coagulação ou a efeitos colaterais de alguns medicamentos. São comuns equimoses seguindo uma batida, uma cirurgia, a utilização de uma agulha ou outro instrumento que perfure a pele e após posturas forçadas por longos períodos.

As equimoses que surgem à distância do trauma resultam da migração do sangue extravasado, do aumento da pressão venosa por compressão das veias de drenagem ou por ação da gravidade.

Quais são os diferentes nomes dados às equimoses?

As equimoses podem receber nomes diferentes, conforme seu tamanho ou característica. São eles:

• Petéquias: são equimoses pequenas (do tamanho da cabeça de um alfinete), que desaparecem mais rápido que as demais.

• Sugilação: é a confluência de numerosas lesões puntiformes em uma área bem definida.

• Sufusão: é uma hemorragia mais extensa que mantém o centro violáceo e as mudanças de cor ocorrem a partir da periferia.

As equimoses espontâneas não são relacionadas a contusões e devem-se, em geral, a distúrbios da crase sanguínea ou a transtornos vasculares. Elas têm uma distribuição simétrica no corpo e são acompanhadas de outros sinais de transtornos hematológicos.

As equimoses mudam de cor (vermelho-azulado/roxo/amarelo pardacento), devido à reabsorção do sangue pelos macrófagos orgânicos.

Qual a diferença entre equimose e hematoma?

A equimose se diferencia do hematoma porque este é um tumor sanguíneo geralmente causado pela ruptura de um vaso de maior calibre.

Quais são as causas das equimoses?

Um agente agressor externo ou problemas internos orgânicos fazem com que pequenos vasos (geralmente capilares) se rompam e o sangue liberado se infiltre nos tecidos próximos (tais como a pele, por exemplo). Isso ocasiona a coloração vermelho-roxo-azulada que têm as equimoses recentes. Ao mesmo tempo, ocorre uma inflamação do local que, em geral, cede mais rapidamente que a coloração anômala da pele.

Se a equimose foi produzida por um traumatismo mais sério pode haver dor ou algum órgão interno (cérebro, fígado, baço, rins, pulmões, etc.) pode ter sido atingido.

A principal causa das equimoses são os acidentes causados por objetos contundentes em atividades esportivas, acidentes domésticos, escolares, profissionais ou de trânsito. Uma compressão potente em uma parte do corpo também pode criar equimoses.

Devido a alterações hormonais, as mulheres são mais vulneráveis às contusões do que os homens e também nos idosos o risco de contusões aumenta, por efeito do envelhecimento dos vasos sanguíneos e da pele. Pessoas que não comem alimentos frescos e crus e aquelas que, por qualquer causa, têm carência de vitamina C ou possuem capilares mais frágeis são mais susceptíveis a terem equimoses.

Doenças que causem distúrbios da coagulação do sangue podem provocar equimoses. Além disso, alguns medicamentos aumentam o risco de ocorrência de extravasamentos sanguíneos e podem agravar o sangramento de um órgão. O tabagismo e a exposição à luz enfraquecem os capilares sanguíneos, favorecendo o surgimento de contusões.

Quais são os sinais e sintomas das equimoses?

Nas equimoses causadas por traumas, o primeiro sinal é a dor sentida durante o impacto. Após isso, a área lesada torna-se inchada, vermelha e inflamada e muitas vezes a vítima fica impedida de se movimentar normalmente, em virtude da dor. Algumas equimoses podem aparecer espontaneamente. Em ambas, a cor da pele torna-se arroxeada, depois amarelo-esverdeada e desaparece gradualmente. Em algumas oportunidades as equimoses podem estar associadas a uma fratura óssea, uma entorse ou luxação ou a outros danos orgânicos.

Como o médico diagnostica a equimose?

O exame direto do local e uma detalhada história clínica são suficientes para que o médico faça um diagnóstico. Antes de tratar, ele procurará saber a causa do surgimento da equimose e questionará o paciente sobre seus antecedentes médicos e sobre o uso de medicamentos.

Caso o médico suspeite de alguma complicação, se valerá de testes complementares, tais como exames de sangue, radiografias, tomografia computadorizada ou ultrassonografia, conforme o caso.

Como é o tratamento das equimoses?

O tratamento das equimoses dependerá das causas. O tratamento sintomático, no entanto, é mais genérico. Em geral as equimoses desaparecem espontaneamente. Naquelas causadas por traumatismos, pode-se aplicar gelo nas primeiras 24 horas e bolsa de água quente a seguir. O frio provoca vasoconstrição e faz diminuir o sangue extravasado e o calor ajuda na reabsorção do sangue que já tenha extravasado. Alguns cremes e pomadas, quando friccionados sobre as lesões, facilitam a reabsorção do sangue extravasado, encurtando o tempo de evolução das manchas.

Como evoluem as equimoses?

As equimoses aparecem rapidamente, mas levam cerca de 20 dias para desaparecerem por completo. Deve-se cuidar das possíveis causas das equimoses, as quais podem ter diferentes evoluções e ser de complexidade maior ou menor.

109 comentários:

Unknown disse...

Boa tarde Doutor,na região de minhas pernas e até nos braços costuma aparecer manchas roxas,do nada elas aparecem sem eu ter batido,me machucado em algo.Mesmo assim isso quer dizer que eu tenha Equimose?
Ficarei agradecida por me responde.
Abraços

Carlos Alberto Rey disse...

Sim, se correspondem ao descrito acima, mesmo que não tenham causa aparente, são equimoses.

Unknown disse...

Obrigada Doutor por me responder,mais uma pergunta,qual médico devo procura,um clínico geral ou um angiologista?
Abraços.

Carlos Alberto Rey disse...

Clínico geral, por favor...

Unknown disse...

Obrigada

Anônimo disse...

Estou com uma mancha roxa no queixo ao redor da boca, após tomar um remédio anti- inflamatório.
Isso pode ser esquimose?

Carlos Alberto Rey disse...

Pode. Por uma reação ao medicamento.

Anônimo disse...

Bom dia Dr.
Há dias estava andando de bicicleta em fase de esforço bastante acentuado, pois tratava-se de uma subida com grande percentagem de inclinação que me obrigou a fazer grande esforços nos braços que agarravam o volante da bicicleta. Notei que de repente no antebraço esquerdo começou a aparecer um vermelhão que desapareceu passado algum tempo (1hora). Confesso que fiquei um pouco alarmado, pois não percebi se foi excesso de esforço ou uma reação alérgica.
Fico agradecido se puder responder.
cts

Carlos Alberto Rey disse...

Sem exame clínico, é difícil afirmar do que se trata. Mas, provavelmente se trata de reação passageira pelo esforço postural.

Anônimo disse...

Boa Noite dr. fiz uma rinoplastia e os roxos ainda nao desapareceram, já tem 1 mês e 15 dias que fiz a cirurgia. o que devo fazer?

Carlos Alberto Rey disse...

RInoplastia é uma cirurgia bastante traumática em uma região bastante delicada e sua recuperação total pode chegar a seis - doze meses...
Muita paciência!

Anônimo disse...

Olá, Dr. Carlos. Eu já sei que tenho equimose, mas resolvi começar a praticar uma arte marcial. Não há um dia que eu sai do treino sem uma nova mancha roxa, por causa das pancadas inerentes ao esporte. Essa quantidade de equimoses seguidas pode me causar algum prejuízo mais sério? Muito obrigada.

Carlos Alberto Rey disse...

Esportes violentos provocam lesões e é natural apresentar algumas equimoses. Aliás, equimose não é uma doença, é uma lesão que surge em variadas condições, como na prática esportiva, por exemplo.
A preocupação deve ser: surgem equimoses expontâneas? Aí, sim, pode haver alguma doença que necessite ser investigada!

Anônimo disse...

Olá doutor, já tem 3 anos que eu fiz uma lipo e na minha barriga aperecem manchas vermelhas ou roxas, elas aparecem mais quando a pele esta fria. Isso pode ser equimose? ainda tem tratamento? devido ter passado muito tempo??

Carlos Alberto Rey disse...

Infelizmente, só seu cirurgião plástico pode responder suas perguntas em uma consulta de avaliação.

Unknown disse...

Boa tarde Doutor!

Estou muito preocupado com meu filho de 5 anos, no domingo passado(01-09-13)ele caiu e levou 4 pontos entre a região da testa e o couro cabeludo,no momento ficou um pouco inchado, mas após a aplicação da anestesia percebi que houve um aumento no inchaço que se alastrou nos dias seguintes com o surgimento de várias equimoses. É normal doutor? e quanto tempo fica essas manchas que nele estão roxas e avermelhadas? Fizemos a tomografia está tudo OK. Fico no aguardo, Castro Júnior.

Carlos Alberto Rey disse...

Equimoses e hematomas por traumas demoram váraias semanas para desaparecer e é necessário que a criança seja avaliada periodicamente pelo seu pediatra.

Anônimo disse...

Boa tarde fiz recentemente uma cirurgia ao ombro (luxação recidivante ) , e hoje apareceu uma esquimose junto ao local onde fui suturado, é normal ? Obrigado

Carlos Alberto Rey disse...

Sim, é um fato comum surgirem equimoses pós-operatórias.

Mark S. disse...

Doutor, hoje completo 30 dias de minha rinoplastia (fechada, com fratura óssea, turbinectomia bilateral e septoplastia). No entanto, embora não tido nenhuma exposição ao sol intenso (ou ainda moderado), ainda tenho pequenas (discretas) marcas de onde havia "escorrido" o sangue. Isso é normal ? Pergunto porque leio que em cerca de 21 dias há o desaparecimento TOTAL das manchas roxas e eu ainda percebo marcas na pele (como que uma oxidação do ferro sanguíneo), então não sei se sairão sozinhas e são esperadas ou se devo procurar um dermatologista. Aguardo e, obrigado pelos esclarecimentos que vem iluminando nossas dúvidas sombrias. Um forte abraço fraterno.

Carlos Alberto Rey disse...

Em rinoplastias você pode aguardar entre três e seis meses para recuperação total. Vinte dias para uma cirurgia deste porte é improvável que seja o suficiente!

Anônimo disse...

Boa tarde,dr.!Fiz mamoplastia de aumento há 4 semanas, e ainda persistem as manchas roxas(agora com coloração um pouco amarela). Creio que são equimoses. Há um tempo médio para desaparecimento?O que (não) devo fazer?Pegar sol, exercícios aeróbicos intensos...

Carlos Alberto Rey disse...

Os hematomas podem durar meses e as orientações específicas para cada caso devem ser dadas pelo médico cirugião que lhe operou!

Unknown disse...

Dr estou usando Victoza sou pre-diabético e a aplicação na minha barriga deixou essa mancha roxa que parece resistir em sair! o que faço? :(

Unknown disse...

Olá Dr, estou com com essa mancha roxa na minha barriga devido a aplicação de Vicotoza, sou pré-diabetico! como faço para remover? Existe alguma maneira de aplicar essa medicação sem causar esse efeito? Grato

Carlos Alberto Rey disse...

Pré-diabetes? A pré-diabetes é uma situação que antecede a diabetes e serve de alerta para evitar a progressão da doença. Não há indicação para uso de Victoza neste caso. Entretanto, para tratar suas equimoses, pode usar Hirudoid nas lesões, diariamente, até desaperecerem.

Sonia disse...

Dr Carlos bom dia

Fiz cirurgia no totnozelo para colocação de pinos e parafusos há mais de um mes . Em volta do corte e uma parte do pé está com uma cor acastanhada , embora no começo estava bem mais escuro.Devo passar alguma pomada para ajudar?

Carlos Alberto Rey disse...

Há várias possibilidades para esta descrição que você está fornecendo, inclusive infecção local, por isso, sugiro uma avaliação clínica para saber qual medicamento utilizar.

Anônimo disse...

Dr Carlos, eu fiz uma cirurgia de pedra na vesícula e com uns 10 dias apareceram umas manchas roxas perto da cirurgia e está um pouco espalhadas. Já tem 3 meses da cirurgia. Espero orientação!
Obrigada!

Carlos Alberto Rey disse...

Se você não tem dores e não tem febre, não há razão para se preocupar. Pode aplicar algum gel que dissolva a equimose, que ela irá desaparecendo.
Entretanto, se você sente algo errado na região da cirurgia, melhor procurar seu médico.

taliny disse...

oi!! com alguma frequência tem aparecido hematomas nas minhas pernas e braços,não doem ficam alguns dias vão amarelando e somem,isso pode ser alguma doença se sim qual medico devo procurar??

Carlos Alberto Rey disse...

Sugiro que você procure um clínico geral, mesmo. Ele poderá lhe encaminhar para o adequado tratamento.

Kênia disse...

Olá Dr. Carlos, boa noite. Fiz um prenchimento com ácido hialurônico na região das olheiras há 12 dias e o roxo ainda não desapareceu. É normal ainda não ter sumido? Meu rosto está com uma aparência muito ruim com essas equimoses. Tem algo que possa fazer para acelerar o desaparecimento delas? Desde já obrigada pela orientação.

Kênia disse...

Boa noite Dr. Carlos. Fiz um preenchimento com ácio hialurônico há 12 dias na região das olheiras e ainda está roxo o local. Estou com uma aparência muito ruim. É normal demorar para desaparecer? Há algo que eu possa fazer para acelerar o desaparecimento delas? Desde já agradeço o esclarecimento. Abraços.

Carlos Alberto Rey disse...

Infelizmente, só aguardar, mesmo. Mas, passa! Ah! Cuidado com pomadas e cremes no olho: podem causar lesões indesejadas. Tenha paciência, pois tratamentos estéticos são assim mesmo.

Unknown disse...

Boa noite Dr, meu filho tem 1 ano e 7 meses e as vezes aparecem minúsculas manchas nas pernas ou pés dele, elas tem uma coloração vermelho claro e desaparecem em poucos dias, mas sempre aparecem isoladas, quero dizer, aparece uma hoje e daqui alguns dias aparece outra, gostaria de saber se são petéquias. Grata.

Carlos Alberto Rey disse...

Sugiro que leia o blog de hoje, por favor.

Unknown disse...

Obrigada Dr, muito esclarecedor. Se o senhor puder me tirar mais uma dúvida, eu ficaria grata. Ontem, meu filho começou com febre e parece que está com infecção de garganta, e hoje de manhã notei uma mancha roxa atrás da orelha, gostaria de saber o que pode ser isso. Obrigada novamente.

Carlos Alberto Rey disse...

As possibilidades são muitas, por conta disso, é necessário que a criança seja examinada por um pediatra.

Unknown disse...

Ok Dr, muito obrigada.

Anônimo disse...

Olá dr. fiz uma cirurgia de retirada da vesicula, e percebi que a redor do umbigo onde levei o corte está todo roxo e amarelado ao redor, não sinto dores nos pontos que levei mas nas partes roxas sinto uma pequena queimação, o que pode ser?

Carlos Alberto Rey disse...

Pela descrição parece ser apenas uma reação normal do procedimento ao qual você foi submetido.

Anônimo disse...

Acho que de médico o senhor não tem nada. Pelas respostas cruas e sem aconselhamentos relevantes.

Anônimo disse...

Seu Doutorzinho! Deve ser bem de CUBA. Sabia que a DILMA ia fazer merda, trazer médicos burros pra atender a nossa população. Respostas inúteis e sem nexo nenhum, seu conhecimento é igual ao do meu filho da 5º série.

Carlos Alberto Rey disse...

Tenho certeza de que não agrado todos.
É seu direito pensar o que quiser.

Carlos Alberto Rey disse...

Anônimos são covardes. SEMPRE! E, como você, alguns, são palhaços.

Unknown disse...

Bom dia Dr.
Na semana passada apareceu do nada um roxo grande na minha coxa esquerda, não bati em nenhum lugar e ele não dói também, fiquei preocupada e procurei um clinico, ele me examinou e ficou muito preocupado quando disse a ele que sentia muitas dores nas pernas principalmente no periodo da tarde e que a noite essas dores pioravam. O médico pediu alguns exames de sangue que deverão ficar prontos na quarta-feira (19/02). Estou preocupada porque ontem a noite quando fui tomar banho notei mais um roxo so que na perna direita, e este roxo não existia pela manhã quando tomei banho. O que pode ser?????

Carlos Alberto Rey disse...

Até mesmo a baixa de vitamina C pode provocar quadros como o seu. Faça as consultas médicas e as pesquisas indicadas para providenciar o tratamendo mais adequado e fique tranquila.

Anônimo disse...

Dr. Carlos estava tomando Celebra e começou aparecer rash cutaneo e apos algumas manchas roxas parei de tomar tinha tomado 4 dias , vou voltar ao médico para prescrever outro medicamento. Pode ser do remedio o que causou.

Carlos Alberto Rey disse...

Pode, sim. E é um indicativo de que não deve tomar mais este medicamento.

Anônimo disse...

Obrigada! Gostei muito do seu Blogger e pelo seu interesse em responder nossas perguntas. Abraço.

Day Mendes disse...

Olá dr. Carlos.

Fiz uma cesariana tem 5 dias e fui usar cinta no 4 dia. Senti um forte incômodo no local da cirurgia e decidir retirar cinta. Quando foi a noite abaixo da cicatriz ficou um pouco inchado e roxo, usei bolsa de gelo no local e o inchaço sumiu, porem a marca roxa permanece e aumentou. Isso é normal? Devo ir na emergência? Ou é comum e vai desaparecer? Por favor me ajude.

Carlos Alberto Rey disse...

Pela sua descrição parece ser normal. Em dúvida, procure seu obstetra, por favor.

Unknown disse...

Doutor mesmo sendo roxo devido a rinoplastia seria gelo nas primeiras 24 horas e água quente nas 24 horas seguinte?

Carlos Alberto Rey disse...

Depende de cada caso e o próprio médico que operou pode lhe dar as instruções.

Unknown disse...

Dr, nos últimos dias apareceram umas "nódoas negras" nas minhas pernas, mais ou menos pequenas, umas roxas e outras esverdeadas, sem qualquer razão pois eu não bati com elas em lado nenhum. No sábado andei a noite inteira com sapato de tacão(e eu não estou habituada) . Devo ficar preocupada? Ou pode ter sido essa a razão?

Unknown disse...

Olá doutor, faço uso do victoza pois sou diabetico tipo 2, mas diariamente surge manchas em meus dedos dos pés e depois elas abrem e causa muito sangramento. O mais interessante é que não doem! O que pode ser isso?

Carlos Alberto Rey disse...

Edson, como se pode ler no texto, há várias causas para o surgimento de equimoses, como por exemplo a falta de vitamina C.
É necessário investigar para saber qual a causa de suas equimoses.
Pode ser, inclusive, por uso de medicamentos...

Unknown disse...

Olá Doutor, será que o senhor pode me ajudar? Há três meses, fraturei o osso do peito do pé ao derrubar a porta de um maleiro em cima dele. Fiquei um mês e meio de repouso. Depois disso, passei a caminhar aprox. 30 min. por dia e tem aparecidos manchas roxas na panturrilha da perna da fratura, que somem e retornam sem eu bater a região. Reparo que quando fico mais em repouso elas somem, mas tornam a aparecer e tem aumentado o número de roxos. Não fiz fisioterapia após retirar a bota ortopédica, e senti dificuldade para andar no começo, pisando meio torto. Será que foi isso que lesionou a região da perna? Mas estou com medo de que possa ter formado algum coágulo e dê início a uma trombose, será possível? Obrigada desde já.

Carlos Alberto Rey disse...

Infelizmente tudo é possível.
A fisioterapia é fundamental em sua recuperação e deveria ter sido efetuada...
Pela sua descrição, eu sugiro firmemente que você procure seu médico para que seja feira uma investigação adequada do que você relata.

Unknown disse...

Obrigada, Dr. Já fiz um exame de sangue e a consulta está marcada.
Abraços.

Unknown disse...

Olá doutor... tenho andado preocupada. Minha filha de seis anos já a algum tempo, apresenta duas manchas roxas abaixo dos olhos...levei a pediatra dela, e ela disse não se preocupar pq são manchas simétricas...uma de cada lado! Porque não se preocupar quando são simétricas?Poderia me esclarecer?

Carlos Alberto Rey disse...

É preciso ver se são equimoses e não entendo o que sua pediatra disse. O fato de serem simétricas não afasta a real importância do problema. É preciso verificar esta análise.

Monilisi disse...

Boa noite, fui sujeita a uma ARTROSCOPIA COM CONDROPLASTIA faz uma semana e acima do joelho em direcção à coxa tenho uma equimose roxeada, é normal?

Carlos Alberto Rey disse...

Pequenos hematomas e equimoses são bastantes comuns após procedimentos cirúrgicos.

Unknown disse...

Apareceu umas manchas roxa nas minhas nádegas pode ser equimose?

Carlos Alberto Rey disse...

Pode ser, sim. Compare com a foto da matéria publicada. Se tiver dúvida, minha sugestão é que você procure um médico.

Marilia Cabral disse...

Boa noite dr.! Meu cão foi me morder, mas n conseguiu, apenas bateu muito forte com a cabeça na parte interior da coxa, ficou um hematoma enorme, com o centro dele endurecido... Fiz compressa gelada na mesma hora, e agora faço compressa morna, tendo em vista q já fazem 7 dias do ocorrido, tbm estou usando Reparil gel. Enfim, o q está me deixando preocupada, é justamente este endurecimento, pq não está doendo, e a cor já está mais clara... Isso é normal dr., vai desaparecer, ou é melhor eu procurar um médico p ver? Tbm está um pouquinho dormente na parte endurecida. Agradeço desde já!

Unknown disse...

Ola doutor fiz aplicação de enzimas a mais de um mês e meio e as manchas roxas não desapareceram do local de cada aplicação, totalmente, o que faço,obrigado...

Carlos Alberto Rey disse...

Marília, sugiro que você faça uma avaliação médica, pois pode haver alguma complicação em seu hematoma.

Carlos Alberto Rey disse...

Dayane: passe por uma consulta médica para avaliar se há alguma complicação das aplicações às quais você se submeteu. É o mais indicado.

maya viana disse...

Boa Tarde Doutor,

Há uns 3 meses tenho percebido hematomas nas pernas, alguns posso comparar com o tamanho de um bola de tenis, e realmente, são sem causa. Em dezembro fiz um hemograma que não apareceu nenhuma alteração. Depois de pegar o resultado não voltei ao médico.
Hoje posso contar uns 10 hematomas, um deles realmente grande na batata da perna!
O que pode ser, tendo em vista que o hemograma esta ok?

Obrigada

Carlos Alberto Rey disse...

Maya, existem várias causas para o surgimento de equimoses, inclusive emocionais.
Sugiro que procure seu médico, não esquecendo de levar seus exames, tá bom?

Unknown disse...

estão aparecendo manchas roxas e pequenas no meu joelho, sem motivo algum... fui ao clinico geral fazer exame sangue e urina, nenhum dos dois apresentaram nenhum problemas, mais essas manchas sempre some e volta, oq pode ser?

Carlos Alberto Rey disse...

Há muitas causas, mas, pode ser, por exemplo, baixa de vitamina C...

Unknown disse...

Dr, tive um acidente de trabalho a cerca de 3 dias, onde rasguei a mao, e rompeu uma artéria. E onde o meu braço também ficou entalado, e sofreu pressão da maquina. A questão e que no meu braço direito tem aparecido equimoses, e tem alastrado pelo mesmo. A questão é, passado 3 dias é normal continuar a aparecer?

Carlos Alberto Rey disse...

Joel, quanto mais acentauada a lesão por trauma, maiores as possibilidades de que apareçam equimoses e hematomas. E por período relativamente longo, algo como duas a três semanas. Mas, fique atento para sinais de infecção - calor local intenso e dor - em decorrência do acúmulo de sangue estagnado em determinadas áreas.

Unknown disse...

Boa tarde, tenho uma duvida.. Depois da lesão na mao que tive e mencionei lá em cima, depois da artéria da mao estar cicatrizada, dará para voltar a fazer a minha vida normal, e fazer deporto (incluindo ser guarda redes) que é o meu caso?

Carlos Alberto Rey disse...

Joel, felizemnte, com os recursos terapêuticos atuais, é possível que você volte à sua atividade.
Vamos torcer para tudo correr bem em sua recuperação!

Unknown disse...

Quanto tempo demora uma artéria da mao, a cicatrizar após levar 1 ponto?

Carlos Alberto Rey disse...

Em média - repito, em média - seis meses.
Mas, há muitas variáveis que podem atrasar ou antecipar a cicatrização, como, por exemplo, uma infecção.

Unknown disse...

Um ponto nessa artéria da mao pode rebentar ? Ou é muito difícil isso acontecer ?

Carlos Alberto Rey disse...

Joel, se todos os cuidados recomendados pelo seu médico forem seguidos à risca, não há com o que se preocupar.

Unknown disse...

A questão e mesmo, mandou abrir e fechar a mao...isso não afeta a artéria nem nada disso pois não?

Carlos Alberto Rey disse...

Isso faz parte do processo de fisioterapia para recuperação.
Siga as instruções de seu médico com segurança.

Unknown disse...

Se houver possível causa de tétano a ferida fica com pus certo?

Carlos Alberto Rey disse...

Errado: o tétano é independente da presença de pus na ferida. Mas, isso nada tem a ver com as equimoses citadas neste post!

Unknown disse...

Mas ha infeção?

Carlos Alberto Rey disse...

Leia, por favor:

http://drcarlosrey.blogspot.com.br/2012/05/tetano-vamos-aprender-um-pouquinho.html

Unknown disse...

Boa tarde Dr. Carlos,

Dei uma queda nas escadas do meu trabalho já à uns 2 anos, a nódoa negra nunca desapareceu totalmente e ficou uma leve depressão. foi na parte da frente da perna meio de lado da canela. o que poderei fazer?

Obrigada

Carlos Alberto Rey disse...

Margarida: pela sua descrição trata-se de uma cicatriz. Somente com cirurgia plástica poderia ser retirada.

Unknown disse...

Dr. Bia noite, sofri um "acidente" neste fim de semana. Caiu sobre o dedo médio do meu pé, próximo ao "dedão" uma garrafa de refrigerante de 2 litros bem de bico mesmo com a parte da tampa, de uma altura de uns 1,5mt. Pois bem, na hora doeu muito, não dei importância, calcei um tênis e sai, quando retornei a minha casa umas 4 horas depois que tirei o tênis, o dedo estava inchado, bem duro e em maior parte dele roxo, notei que tinha sangrado também porque sujou a meia. ai logo deixei o pé no gelo por uns 20 minutos, hoje pela manhã ele estava melhor, não estava mais duro, mas continua inchado. O dedo está se movimentando normal, só sinto dor ao pressiona-lo, pelo que li aqui trata-se de uma equimose, pergunto, há necessidade de procurar um médico? Ou apenas dou procedimento e agora faço compressas com água morna? No caso do médico, procuro ortopedista ou clínico geral? Obrigado desde já pelo empenho em sanar as dúvidas aqui apresentadas.

Carlos Alberto Rey disse...

Minha sugestão é que você procure passar em consulta com um ortopedista. Muitas vezes numa situação como esta ocorrem pequenas fraturas, então é prudente averiguar.

Unknown disse...

Ola eu acordei com manchas roxas logo abaixo da boca, não fiz nada de diferente do meu dia dia pode me ajudar?

Carlos Alberto Rey disse...

Preciso dar a sugestão de que você passe por uma consulta médica, pois não há como ajudar de outra maneira.
Sinto muito não poder ajudar de outra forma.

Unknown disse...

Sofri acidente de moto e a parte mais afetada foi minha perna esquerda que esta de cor amarelada uq pode ser

Carlos Alberto Rey disse...

Airton: pode ser um hematoma sendo reabsorvido. Por algumas semanas ele fica amarelado, depois empalidece e desaparece.

Unknown disse...

Mt obrigado foi isso mesmo dr carlos , parabéns por ajudarbo povo

Unknown disse...

Olá dr., parabéns pela atenção e carinho com todos aqui...tenho estado bem preocupada com meu filho de 4 anos...apareceu uma mancha roxa na testa...bem acentuada...Como se fosse um hematoma. ..só que não sai nem muda de cor. ..a pediatra dele está viajando de férias e moro em cidade pequena...Estou tentando outro pediatra amas não estou encontrando...no último mês ele perdeu bastante peso...4 kg...Não estou nem dormindo. ...levei no clínico mas ele falou que tem que ser avaliado por um pediatra...o que pode ser essa mancha que não some. ..Não houve queda nem nada...Por favor ...me ajude...Obrigado. .bjusss

Carlos Alberto Rey disse...

Sabrina: gostaria de ajudar, mas é realmente preciso examinar o paciente para poder opinar. Minha sugestão é que você procure outro médico para que seu filho possa ser examinado, afinal, são tantas as possibilidades para uma equimose ou um hematoma...

Unknown disse...

Obrigado mais uma vez doutor...É isso mesmo que farei...bjusss

Unknown disse...

boa noite doutor!
em uma semana apareceu na minha mão uma mancha avermelhada tipo um machucado e saindo tipo goticulas de sangue bem minusculas e desapareceu em 3 dias no fim de semana da mesma semana apareceu no cantinho das narinas o mesmo machucado e sangrando do mesmo jeito da mão .....isso pode ser esquimose doutor.

obrigada,
ficarei agradecida se me responder.

Carlos Alberto Rey disse...

Ismael: pode ser, mas pode ser alguma outra enfermidade, por isso, sugiro que vá a um médico para que ele possa lhe examinar!

Yasmine disse...

Olá doutor! Uns dois dias atrás, minha mãe teve um probleminha de pressão na orelha esquerda (como se estivesse tampado, cheio de ar), e ontem ela se queixou atrás da orelha de uma dor - fui averiguar, e vi um calombinho acompanhado dessas manchas arroxeadas. Segue a foto: http://i.imgur.com/v9mo3h3.jpg

Se trata de equimose?

Carlos Alberto Rey disse...

Yasmine: a imagem lembra uma equimose, mas é preciso examinar a paciente para se ter certeza. Inclusive para pesquisar a causa desta alteração.

Claudia disse...

Dr, a 15 dias fiz uma subcisão na coxa, por conta das celulites. Continuo muito roxa e o pior, com nódulos endurecidos em cada área onde foi feita a subicisão. Foi me dito pela médica que os nódulos sumiriam com o tempo, mas ao ler sobre fibrose li muitos relatos sobre nódulos que nunca mais saíram, assim como manchas que também ficaram. Não conheço ninguém que tenha feito esse procedimento para relatos de experiências e estou muito apreensiva por imaginar ficar com sequelas, quando na verdade fiz para melhorar um problema.

Carlos Alberto Rey disse...

Cláudia: normalmente períodos pós-operatórios deixam más impressões, principalmente quando o procedimento é estético, afinal nos submetemos a eles para melhorar e geralmente temos um período recente da cirurgia com aspecto estranho.
Isso deixa má impressão.
Mas, na verdade, na imensa maioria das vezes, após alguns meses (dois ou três em média) tudo volta a ficar próximo do normal e, na maioria delas, exatamente como gostaríamos.
Não tenho experiência com este procedimento ao qual você se submeteu, mas acredito que o médico que lhe atendeu irá lhe dar segurança de uma evolução favorável com final adequado.

Unknown disse...

Olá Doutor, boa tarde,
Minha m~e sofreu um acidente de moto em novembro de 2014 e no mesmo dia no hospital a coxa dela ficou enorme , foi preciso fazer várias pulsões para retirar sangue e ainda hoje ela tem uma elevação no local e marcas de arranhados esbranquiçadas e o que mais a incomoda são os roxos que não saem e não parecem diminuir. Ela não usou nenhuma medicação, o dermatologista disse que não tinha o que fazer. O que pode ser isso, e como tratar principalmente os roxos? Obrigada. Suélen

Carlos Alberto Rey disse...

Suelen: o tratamento depende da causa. Minha sugestão é que você a leve para uma consulta com outro médico para verificar outro ponto de vista sobre o quadro dela.