Pesquisar este blog

sábado, 24 de dezembro de 2011

O que é celulite?




Um dos grandes "horrores" da mulherada, quando vem, vem para ficar...

Os adipócitos são células que acumulam gordura para ser usada quando necessário. As camadas profundas da pele apresentam fibras que ligam a superfície do tecido dérmico (pele) aos adipócitos, como se fosse um colchão de molas. Estas fibras repuxam a pele para baixo dando a ela um aspecto de “casca de laranja” característico da celulite. Estas ondulações na pele não são consideradas propriamente uma doença, apenas uma questão estética.

O termo celulite também é usado para referir-se a uma infecção bacteriana do tecido subcutâneo e geralmente é caracterizada por uma área eritematosa (área avermelhada) mal definida, dolorosa e edemaciada (inchada), além do aspecto ondulado descrito acima. Esta infecção da pele pode estar acompanhada de febre e calor no local da infecção. Nestes casos, em que há a colonização por uma bactéria, trata-se de uma doença e deve ser combatida com os antibióticos adequados e os cuidados médicos necessários.

A celulite simples (sem infecção) é muito frequente nas mulheres e constitui um dos grandes constrangimentos e preocupações estéticas femininas, uma vez que produz certa deformidade da pele.

Os locais mais comuns em que ela é encontrada são: região dos glúteos, coxa, abdome, nuca e braços. Já a forma infecciosa pode aparecer nas mais diversas regiões do corpo, principalmente naquelas de tecidos moles como músculos, gordura corporal, vasos sanguíneos e linfáticos.

A celulite comum é causada por alterações no tecido gorduroso dos estratos subcutâneos, em conjunto com alterações na microcirculação e aumento do tecido fibroso. Ela parece obedecer a uma predisposição genética familiar, a fatores hormonais, a má alimentação, vida sedentária ou má circulação sanguínea.

A forma infecciosa geralmente é causada pelo Estafilococus aureus coagulase positivo (S. aureus).

Em virtude do grande incômodo das mulheres, os métodos utilizados para tratar a celulite são alvos mais da propaganda do que de critérios científicos reconhecidos. Medidas genéricas como redução de peso, alimentação saudável, vida ativa e terapias com raio laser, acupuntura e infravermelho podem, em conjunto ou separadamente, terem alguma efetividade contra a celulite.

Quando tratada desde o início, a celulite pode responder bem a certos procedimentos médicos ou à drenagem linfática.

Não há, ainda, uma cura radical da celulite simples.

As formas infecciosas não complicadas, quando tratadas adequadamente, têm cura total com restituição à integridade.

Nenhum comentário: