Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Dormência ou formigamento





Dormência é a sensação que resulta da interrupção dos estímulos pele/cérebro ou vice-versa, em razão de compressão nervosa ou insuficiência circulatória de uma região do corpo. Vai desde situações muito simples como aquela que resulta de manter uma perna cruzada sobre outra até outras mais graves como, por exemplo, aquelas que acompanham um infarto do miocárdio.
Nos casos benignos, de simples interrupção circulatória postural, a dormência (ou formigamento) desaparece progressivamente quando movimentamos a região do corpo afetada, com a recuperação da função orgânica normal.

As dormências podem ser de duas naturezas:

• Vascular: quando a circulação, por qualquer razão, é muito diminuída ou interrompida num certo setor do corpo como, por exemplo, quando mantemos por muito tempo uma perna cruzada sobre outra ou dormimos sobre um braço. Essas dormências (ou formigamentos) geralmente são transitórias e desaparecem em poucos segundos ou minutos depois que a circulação é restabelecida. Embora bastante mais raras, existe também outras causas de compressão ou estreitamento dos vasos sanguíneos, sobretudo das artérias. Nesses casos, as dormências (ou formigamentos) consequentes a elas podem ser mais persistentes;

• Nervosa: quando uma raiz nervosa é comprimida. A situação mais comum é aquela em que uma raiz nervosa é comprimida por um crescimento ósseo, geralmente da coluna vertebral. Embora mais raras, existem também outras causas de compressão nervosa. Essas dormências (ou formigamentos) geralmente são duradouras.

Quando a dormência (ou formigamento) irradia-se para o braço esquerdo e mantém certa relação com o esforço físico pode haver algum problema cardiológico (angina ou início de infarto do miocárdio) e um médico deve ser consultado para maiores esclarecimentos.

As dormências benignas não exigem tratamento e desaparecem espontaneamente. As demais dependem do tratamento das condições que as estejam causando.

Nenhum comentário: