Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de março de 2011

Tratamento cirúrgico do refluxo gastro-esofágico




A cirurgia anti-refluxo pode ser convencional ou laparoscópica, ambas operações de fundoplicatura, que é uma técnica que modifica a região do estômago chamada de fundo gástrico.

Ambas as técnicas são equivalentes no que diz respeito ao desaparecimento dos sintomas, com base em observações por períodos de até três anos.

Convém mencionar que os resultados das fundoplicaturas dependem da experiência do cirurgião em operações.

Indicações para tratamento cirúrgico de refluxo gastro-esofágico:

Pacientes que não respondem satisfatoriamente ao tratamento clínico, inclusive aqueles com manifestações atípicas cujo refluxo foi devidamente comprovado;

Pacientes dos quais é exigido tratamento de manutenção com IBP (medicamentos para o tratamento do estômago), especialmente aqueles com menos de 40 anos de idade;

Casos em que não é possível a continuidade do tratamento de manutenção, por exemplo, a impossibilidade de arcar financeiramente com os custos do tratamento clínico a longo prazo.

Mais informações:

A conduta cirúrgica apropriada depende da extensão e da localização da estenose, bem como da avaliação prévia da função motora do corpo do órgão, realizada por meio da manometria (aferição do nível pressórico na região de transição entre esôfago e estômago).

Nas estenoses baixas (retrações de tecido esofagiano, com redução do espaço para os alimentos passarem), com função motora normal, está indicada a fundoplicatura total. Quando existir disfunção motora significativa, a fundoplicatura parcial mostra-se adequada.

Nos casos em que se observa estenose longa e filiforme, o tratamento cirúrgico mais apropriado é a ressecção com abordagem torácica.

Há muito mais o que dizer e estas são apenas algumas informações sem intenção mínima de esgotar o assunto.

580 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   401 – 580 de 580
Carlos Alberto Rey disse...

Diego, não é normal passar tanto tempo sem se sentir bem. Sugiro que você converse com seu médico para fazer o tratamento adequado.

Unknown disse...

Dr mas ja estou tomando djesam maleato de trimebutina e dijeplus e ainda continuo com estomago cheio não consigo arrotar que pode ser?

Carlos Alberto Rey disse...

Tente tomar Digeplus antes das refeições...

Unknown disse...

Dr que sr acha de desfazer a cirurgia?ou quanto tempo mais ou menos demora para arrotar? Meu maior incômodo é esse! Por favor se puder me ajudar!!!

Carlos Alberto Rey disse...

Diego: minha sugestão é que você converse com seu médico, pois não há como opinar sem avaliar.
Nem sei se é possível "desfazer" a cirurgia...

Unknown disse...

Boa noite Dr fui na psiquiatra ela disse que pode ser transtorno de ansiedade e depressão sr acha que isso que estou sentindo pode ser mesmo psicólogo? ?? Pela sua experiência quanto tempo leva para eu conseguir arrotar para liberar essa sensação de estufado empachado e tbm a psiquiatra cortou todos os remedios só estou tomando omeoprazol dimanha e mais os controlados que ela ja passou estou me sentindo bem melhor.

Carlos Alberto Rey disse...

A partir do momento no qual você consiga controlar sua ansiedade, de verdade, sendo esta a sua dificuldade, como disse o psiquiatra, tudo vai se encaixando até que você fique bem.
Quanto tempo? Cada um tem o seu tempo. Não há como afirmar qual seria o seu. Mas, sinceramente, estou na torcida para que seu tempo seja o mais breve possível.

Unknown disse...

OLá, meu nome é Angelo e fiz uma cirurgia de hérnia de hiato.Pela endoscopia a cirurgia foi bem feita e não tenho mais refluxo.Entretanto, ainda sofro com dores abdominais e gases. Voltei ao médico e ele cogitou ser intolerância a lactose.Fiz uso da enzima indicada para esses casos, mas ainda continuo com os mesmos sintomas.Sou tabagista.Não tenho o
costume de me alimentar em fast food, enlatados ou congelados. Ainda hoje consumo leite com baixo teor de lactose.Sou muito ansioso, já fiz tratamento com alguns remédios, pois tinha insônia e as dores abdominais me deixavam ainda mais deprimido.Não sei mais o que fazer para me sentir bem.O que o Sr. me aconselha?

Carlos Alberto Rey disse...

Angelo, minhas sugestões são:
1. Procure um(a) nutricionista;
2. Verifique a possibilidade de haver intolerância ao glúten;
3. Verifique a possibilidade de haver intolerância ao leite de vaca (não à lactose, ao leite!);
4. Procure um médico homeopata.

Cerimonial Iluminar Music disse...

Ola Dr... So Alegria? Como as coisas?

Pois bem Dr, hj completa praticamente 70 dias de uso religiosamente continuo do Pariet 20mg.

meus sintomas de Refluxo melhoram bem, digamos que 90%, as vezes tenho umas cirses, porem ao exagerar na comida, ou quando durmo de estomago cheio. Fora isso, com a dieta, medidas comportamentais e o medicamento estou conseguindo viver muito bem . A qualidade de vida voltou.
Segundo minha endoscopia deu Esofagite LA Grau A, agora apos completar 90 dias de periet, preciso fazer novamento a endoscopia para ver se a Esofagite Erosiva cicatrizou.

A minha pergunta eh, seria que tenho que tomar esse remedio para toda minha vida?

Segundo estudos norte Americana, os IBP, ou Supressora de Bomba de Protons, usados por muito tempo provocam carncer de Estomago.

Qual a sua experiencia sobre usos prolongados, por quanto tempo o sr ja indicou IBP e se pacientes ficaram curados apos um bom tempo com IBP

Carlos Alberto Rey disse...

Tenho pacientes que tomam IBP há cerca de oito anos. São monitorados continuamente e não apresentam qualquer problema de saúde.
Quanto a tomar "a vida toda" é uma pergunta difícil de responder mesmo para quem se trate com um determinado médico, pois o organismo humano é bastante complexo.
Por outro lado, sei de enfermidades que literalmente obrigam o uso de medicamentos para a vida toda, como os anti-epiléticos, por exemplo. Como pode um epilético ficar sem seu medicamento e viver bem. Já leu sobre os efeitos colaterais desses medicamentos? E quanto ao diabético infanto-juvenil Ele pode ficar sem seus medicamentos? Já leu sobre os riscos desse tratamento?
E por aí vai...

Unknown disse...

boa tarde doutor...meu irmão fez a cirurgia de refluxo ha dois dias e só vomita...é normal?obrigado

Carlos Alberto Rey disse...

Não é normal. Sugiro que você procure auxílio médico.

Anônimo disse...

Boa tarde dr. meu nome é Adriana, fiz manometria e deu hipotonia do esfincter inferior. Meu refluxo teve uma piora significativa, venho sentindo dor, desconforto abdominal, dificuldade para respirar e dor na garganta. Meu caso é cirurgico?

Martha disse...

Dr.., gostaria de saber se Velija, Ritalina ou Motore podem aumentar refluxo. Grata. Martha

Carlos Alberto Rey disse...

Adriana, apenas uma informação como esta não é o bastante para se indicar uma cirurgia. É necessário que se tenha informações clínicas, anamnese e exame físico para que se possa pensar em indicar esta cirurgia.

Cerimonial Iluminar Music disse...

Grande DR... Carlos...

O senhor se tornou uma pessoa muito sublime e em especial pelo seu profissionalismo para nos portadores de DRGE, graças o trivial virtualismos, bem como a sua disponibilidade e atenção para nos internautas enfermos, rsrs, esse forum contribui muito para sanar todas as nossas duvidas, até mesmo em saber se estamos com algum profissional competente como o senhos nos acompanhando.

em especial, percebo que o senhor sempre comenta em tratamentos homeopáticos, e por incrivel que parece sempre pensei tb nesta possibilidade antes mesmo de conhecer o SR. Acredito ser uma medida alternativa muito boa para um tratamento a longo prazo, ou ate mesmo para um tratamento eterno. Embora achei poucas ou quase nada na internet sobre tratamentos homeopáticos para DRGE. O Senhor conhece os princípios ativos que são constituídos esses medicamentos para combater o Refluxo Gástrico e suas complicações! Em Contra partida, o senhor conhece o medicamento KALOBA?

Carlos Alberto Rey disse...

Quanto à homeopatia:
O tratamento homeopático consiste em fornecer a um paciente sintomático doses extremamente diluídas de compostos que são tidos como causas em pessoas saudáveis dos sintomas que pretendem contrariar, mas supostamente potencializados através de técnicas de diluição, dinamização e sucussão que liberam energia.
Quanto ao Kaloba = Pelargonium sidoides, fórmula medicinal para tratamento de afecções respiratórias e baixa imunidade.

Alexandre Silva disse...

Bom dia Dr! Fiz a cirurgia há 2 meses, tinha hérnia de hiato e refluxo, controlado por omeprazol durante 8 anos. O pós-operatório tem sido bem complicado, ainda esstou bem longe de me alimentar normalmente, e tenho frequentes e fortes dores na região torácica, costas, garganta. Fiz uma endoscopia com 30 dias de cirurgia e o resultado foi normal, sem esofagite e válvula bem posicionada. Com a continuidade dos desconfortos fiz sexta passada exame radiológico com contraste que resultou em: ausência de hérnia e refluxo, esofago com redução de calibre na região distal por compressão extrinseca, estomago em "cascata" com retração na mucosa do cárdia tracionando o esofago distal, disfagia mecânica do esofago distal. O médico diz que construiu a válvula "mais apertada" para realmente não ter refluxo, pois já fui diagnosticado com Esofago de Barret, e para eu ter paciência que ele acredita que com o tempo normalizará, e caso continue a disfagia seria necessária nova cirurgia para ele somente retirar-afrouxar alguns pontos. Já teve conhecimento de algum caso parecido? Já era magro e após a cirurgia emagreci aproximadamente 15kg. Em alguns momentos bate o desespero. Obrigado.

Carlos Alberto Rey disse...

Cada caso é um caso a parte. Nenhum é exatamente igual ao outro.
Para encarar sua nova fase e tentar se adaptar mais rapidamente, sugiro que você busque o auxílio da homeopatia.
Estimo recuperação breve!

Unknown disse...

Dr.Calos no mês de setembro fiu varias vezes a emergência pensando esta com problema de garganta os médicos me orientaram avpricurar um gastro e um otorrino. Procurei oa espcialistas, fiz uma endoscopia pois estava comproblemas no estômago, sentindo um desconforto o resultado foi gastrite leve, como sou muito ansiosa e fiz também um laringoscopia onde a otorrino o resultado foi sugestão a refluxo faringo-laringeo. O que quer dizer" sugestão".Eu tenho ou não refluxo. Deixando bem claro que sou muito anciosa e nervosa. Nesse periodo sentia um bolo na garganta por isso fiz o exame. Será psicológico, coisa da minha cabeça o gastro disse que esses resultados não mostravam nada que eu devesse me preocupar passoy a medicação (Tecta e Peridal) e me orientou a procurar um psicologo.Outris médicos que me atenderam na emergência também me disseram que o meu problema era psicológico um até me receitou um anciolitico.Quanto ao resultado da laringoscopia o que quer dizer a palavra sugestão eu tenho ou não refluxo?

Carlos Alberto Rey disse...

Minha sugestão é que você procure um bom gastroenterlogista. Orientações desta espécie têm de ser feitas por um especialista da área e não por médicos de pronto-atendimento ou otorrinos.
Outra sugestão é que você seja avaliada por um homeopata. Com certeza irá lhe ajudar muito!

Unknown disse...

Dr.Carlos já me consultei com um gastro, fiz a endoscopia com biopsia que apresentou só uma gastrite leve e também viu o resultado da laringoscopia, ele me orientou a procurar um psicologo e um psiquiatra. Será que esses sintomas que tenho de bolo na garganta ,é psicológico ou é possível que eu tenha refluxo mesmo sem ter nenhuma inflamação no esofago? Obs:fui ao psiquiatra que me receitou amitriptilina 25mg uma vez por dia , e estou frequentando um psicologo.O que o senhor acha, qual sua opinião por favor me ajude?

Carlos Alberto Rey disse...

Andrea, infelizmente não é possível responder seu questionamento sem conhecer seu quadro pessoalmente.
Se você já tem todas estas instruções, acredito que seja melhor segui-las.
Ainda assim, reforço minha sugestão de que você busque um médico homeopata para lhe ajudar em seu tratamento.
Estimo suas melhoras!

Martha disse...

Olá,
Dr. Tenho refluxo e fiz uso de omeprazol por alguns anos.
Há cerca de 6 meses o refluxo piorou demais tendo crise de sufocamento de noite e garganta sempre incomodando. O médico me receitou Esomex que melhorou mas não resolveu de todo. Então passou pariet.
Estou melhorando. Será que eu poderia voltar para o Esomex se o refluxo ficar sob controle? O pariet é muito caro!

Carlos Alberto Rey disse...

Em minha opinião o Esomex é superior ao Pariet.

Dabte disse...

Como vai

É normal depoi de 3 semanas de cirurgia sentir
Centir queimação geralmente depois da janta

Carlos Alberto Rey disse...

Ainda pode ser considerado normal.Mas, não esqueça de consultar seu médico!

Cerimonial Iluminar Music disse...

Dr...

Bom dia... Sou Saxofonista, e tb portador de DRGE, será que uma coisa pode esta ligado a outra?
Eu uso muito o Diafragma para respirar e para usar como coluna de ar para soprar, será que pode complicar a DRGE?

Carlos Alberto Rey disse...

Certamente sua profissão pode interferir um pouco, mas não é a única razão para que você tenha DRGE.
Se você pratica o saxofonismo respeitando postura, normalmente não há problema de agravamento.

Bárbara Camozzato - Psicóloga disse...

Prezado dr. Carlos.

Meu filho foi diagnosticado com refluxo e inflamação da parte alta do esofago. A otorrino receitou Nexiun e Motillium. Após um mês de tratamento, ele apresentou diarréia significativa por cerca de dez dias, e os médicos não encontraram causa nenhuma. Suspendi o Nexiun e voltei a otorrino, que me aconselhou a retomar o tratamento.

Ocorre que nessa semana ele teve duas crises graves de alergia, inclusive tendo sido preciso o uso da adrenalina. Hoje ele acordou e tomou o Nexiun. Não consumiu mais nada, e uma hora depois estávamos no ps com mais uma crise forte de alergia, cutânea e respiratória.

Não houve nenhuma mudança em sua alimentação, que é rigorosamente a mesma. Nenhum tipo de corante ou grãos.

Uma médica da família me falou que esse tipo de medicamento pode causar reação alérgica tardia. Estou tendo dificuldade em encontrar um médico especialista em alergia nesse fim de ano. Estou mto aflita.

O senhor acredita que essa reação alérgica possa ser do Nexiun? Ele tem oito anos, e pesa 25 kg. Li na bula que essa medicação não deve ser usada em crianças com menos de 12 anos.

Aguardo ansiosa por sua resposta. Grata pela atenção.

Bárbara

Carlos Alberto Rey disse...

EU costumo prescrever apenas Ranitidina para pacientes menores de 12 anos, por questões de segurança.
O ezomeprasol pode,sim causar alergia "tardia", mas é raro.
Se isso aconteceu, seu filho não pode mais usar a medicação, sob risco de choque anafilático.
É necessário reavaliar o tratamento de seu filho.

Cerimonial Iluminar Music disse...

Grande Dr....

Dr.. por Experiencia, me diga uma coisa

Sei que cada medicamento tem seu particulariedade etc... Mas... na sua opniao de especialista...

Qual medicamento eh superior no trato de DRG:

Esomex? OU PARIET?

Carlos Alberto Rey disse...

Esomeprazol.

Joyce Marinho Cruz disse...

Dr.Carlos boa noite , me chamo Joyce tenho 31 anos e uma gastroplastia bayppas em y há 1 ano e 7 meses 70 kg em off...Nunca tive problemas gastroentestinais e á 3 meses senti um encomodo na garganta e me pediram um nasofibrolaringoscopia que resultou em refluxo com laringite leve, passei num gastro que me pediu uma eda que resultou em esofagite leve e Phmetria que deram os seguites parametros:
numero de refluxos: 48
refluxos de longa duração: 17
duração mais prolongada: 289min
tempo total com ph < 4: 82.4
tempo total com ph< 4 ( de pé): 79.9
deitado: 85.8
escore DeMeester:263,5

O gatro que consultei disse que nunca pegou um caso assim e que iria conversar com os colegas da santa casa para a troca de experiencias, me deixou muito preocupada pois não sei até que ponto isso pode ser perigoso. Gostaria de saber se o Sr. pode me dar uma solução. Já faço tratamento com esomeprazol e domperidona, na verdade o unico sintoma que eu tenho é um pouco de pigarro e um encomodo na garganta. Por favor me ajude. Grata

Carlos Alberto Rey disse...

Joyce, é muito complicado dar opinião sem avaliar um paciente.
Minha sugestão é que você procure outro médico, para ter uma outra opinião a respeito de seu quadro.
Leve seus exames e conte todo seu histórico recente para que ele possa lhe dar uma posição que talvez seja mais adequada para você.
Outra sugestão é que você busque o amparo da Homeopatia.

Unknown disse...

Boa noite !fui diagnosticada com re fluxo e esofagite, sendo que tenho uma pangastrite. Os meus sintomas são dor muito forte no peito tipo um enfarto, tomo o tecta e malox já a um ano, tive uma leve melhora mais ainda tenho pelo menos 3 crises fortes no dia, uso o travesseiro alto como o medico recomendou. Gostaria de saber se no meu caso a cirurgia é recomendável pois as dores são insuportaveis. E se tem algum exame expecifico para ver o nivel de acides no meu estomago. Em virtude disso eu perdi muito peso, pois não consigo me alimentar direito pelo estufamento no estomago.

Vou deixar um e-mail caso o fique mas acessivel responder.

email: vlafefi@gmail.com

aguardo resposta. Dayse

Carlos Alberto Rey disse...

Para afirmar que se trata de uma indicação cirúrgica é necessário que você possa ser avaliada clinicamente, com histórico completo, exame físico completo e avaliação dos exames complementares.
Antes da eventual cirurgia tenta-se, sempre, um adequado tratamento clínico, dietético e até mesmo psicológico em alguns casos.
Minha sugestão é que você procure um gastroenterlogista de confiança para uma adequada avaliação, como citei.
Se já foi a um e não está satisfeito(a), procure mais um ou dois formar uma opinião mais apropriada sobre as suas necessidades terapêuticas.
Saudações.

Unknown disse...

Oi Dr.carlos, muito obrigada pela sua paciência com todos. Fiz uma cirurgia de refluxo há cinco anos atrás a laser aqui nos EUA onde moro,e há um mês estou sentindo os sintomas de antes da cirurgia,o refluxo pode ter voltado? Vou ter q fazer outra cirurgia? Vou pedir pra minha médica passar um endoscopia pra ter a certeza,o q vc acha? Tem algum problema se for o cãs de cirurgia novamente?obrigad

Carlos Alberto Rey disse...

Antes de pensar em refazer a cirurgia, é necessário que sua avaliação passe por critérios que envolvam a possibilidade de que exista algum outro fator de agravamento ou de causa para o ressurgimento de seus sintomas.
Não é comum ter de rafazer tal cirurgia.

Cerimonial Iluminar Music disse...

Ola Dr... Essa Cirurgia que a amiga citou a Laser, é a mesma feita por VideoLaparoscopia,como a tadicional tecnica de Fundoplicação de Nissen.

Ou é uma técnica nova menos invasiva?

Abraços.

Carlos Alberto Rey disse...

Vamos aguardar que a própria Patrícia lhe passe essas informações.

Unknown disse...

Olá Doutor Carlos! Tenho 21 anos e tenho a doença de Esôfago de barret. Fiz a manometria e consta que há também a hipotonia do esfíncter inferior esofágico. Estou tomando os remédios para conter o refluxo( domperidona e pantoprazol) e daqui dois meses irei refazer os exames para verificar se os remédios estão conseguindo controlar o refluxo. Mesmo sem o resultado, gostaria de saber se existe a necessidade da cirurgia, pois serão muitos anos tomando os remédios para controlar o refluxo.

Carlos Alberto Rey disse...

Teoricamente, pois há muitas variáveis em um quadro como o seu, há grandes chances de que você seja candidata a cirurgia, sim, Brenda.
Isso, levando em conta as informações que você ofereceu.

Cerimonial Iluminar Music disse...

Dr... vê se isso confere.

Diz, que que sofre de esofagite dificilmente tera um esofago de barret, isso é verdadeiro?

isa disse...

Olá,a minha filha fez a cirurgia do nissen há 2 anos. Só agora começou a conseguir arrotar. Isto é normal, ou o nissen está a perder competência?

Carlos Alberto Rey disse...

O "esôfago de Barret" surge em função da hipotonia ou da atonia do esfíncter gastro-esofágico e em função da agressão que o suco gástrico promove nas células do terço distal do esôfago, que não é "preparado" para recever tais fluídos próprios do estômago.
O "esôfago de Barret" é uma consequência de uma esofagite prolongada como consequência da agressão citada acima, ou seja, de uma esofagite.
Portanto, o "esôfago de Barret" é um tipo de esofagite de refluxo.

Carlos Alberto Rey disse...

A técnica Nissen é, geralmente, considerada segura e eficaz, com uma taxa de mortalidade inferior a 1%. Os estudos mostraram que, após 10 anos, 89,5% dos pacientes ainda estão livres de sintomas do refluxo.

Só que, mesmo assim, existem complicações que incluem a "Síndrome da Bolha Gasosa", disfagia (dificuldade para engolir), Síndrome de Dumping, cicatrização excessiva, lesão do nervo vago e, raramente, acalasia.

A fundoplicatura também pode se desfazer com o tempo em cerca de 5-10% dos casos, levando à recorrência dos sintomas.

Se os sintomas indicarem uma repetição da cirurgia, o cirurgião pode usar o Marlex ou outra forma de malha artificial para reforçar a ligação.A Síndrome do Intestino Irritável (SII) induzida pelo procedimento também pode ocorrer.

A "Síndrome da Bolha Gasosa", a qual surgiu devido a este tipo de procedimento cirurgico, pode alterar a capacidade mecânica do estômago de eliminar o ar engolido por eructação, levando a um acumulo de gás no estômago ou no intestino delgado, podendo causar cólicas e dores abdominais frequentes.

Dados variam, mas algum grau de inchaço por gás pode ocorrer em 41% dos doentes tratados com Nissen, sendo menor em pacientes submetidos à Fundoplicatura Parcial Anterior. A síndrome é geralmente auto-limitada (de 2 a 4 semanas), mas, em alguns casos, pode persistir por toda vida. O gás acumulativo também pode vir de fontes alimentares (bebidas carbonatadas, especialmente) ou involuntárias, como a deglutição de ar (denominada Aerofagia). Se esta síndrome pós-operatória não desaparecer com o tempo, restrições alimentares e correções para melhora na aerofagia podem ser necessários, seja por dilatação endoscópica com balão ou por repetição da cirurgia trocando-se a técnica de Nissen por uma Fundoplicatura parcial.

Vomitar e eructar (ou arrotar), muitas vezes, não são mais possíveis depois do procedimento de fundoplicatura de Nissen, em particular.

O vômito fica difícil ou mesmo impossível com esta fundoplicatura. Em alguns casos, o objetivo da presente operação é corrigir vômitos. No entanto, quando o seu objetivo é o de reduzir o refluxo gástrico, a dificuldade de vomitar pode ser um resultado indesejado. Inicialmente, o vómito é impossível, no entanto, pequenas quantidades de vómito podem ser produzidas depois da válvula esofageal se assentar ao longo do tempo.Em casos extremos,como intoxicação por álcool ou intoxicação alimentar, o paciente pode ser capaz de vomitar livremente.

Cerimonial Iluminar Music disse...

Jesus, cada vez fico com medo, eu eu pensando que a DRGE, era um simples sintomas que desapareceria com o Tempo, isso já faz quase 3 anos todos os dias com sintomas, fora a Grana que gastei com remédios Caros e até agora nada... :(

Estou iniciando um novo tratamento, como Esomeprazol de 40 mg e bromoprida de 10 mg tres vezes ao dia!

Complexo esse lance de DRGE né DR?

Unknown disse...

Ola Dr. tenho 22anos e fazia o uso do esomeprazol 40mg durante 2 anos por conta de uma gastrite leve e arrotava muito, depois diminuiram meu remedio pro omeprazol até ai tudo bem, ano passado abusei muito da alimentação, resultado passei mal e fiz uw exame de endoscopia que alem da gastrite agora deu refluxo entero gastrico,me culpo por que absolutamente não sentia nada, hj tenho uma alimentação limitada e voltei pro esomeprazol40mg e não esta mais fazendo efeito.Fiquei sabendo que tem um medico que faz uma cirurgia nova anti refluxo la no paraná, o procedimento da cirurgia é endoscopica tras oral com um aparelho chamado Esophyx que é muito mais eficaz do que a laparoscopia até pelo fato de ser minimamente invasiva, gostaria de saber se o senhor conhece algum medico que faz esse procedimento ? se sim me passa o telefone , estou desesperado hoje vivo numa alimentação limitada e quero minha qualidade de vida de volta, abraços

Carlos Alberto Rey disse...

Não tenho conhecimento de ninguém que aplique tal técnica no Brasil.

Carlos Alberto Rey disse...

Não tenho conhecimento de ninguém que aplique tal técnica no Brasil.

Cerimonial Iluminar Music disse...

Só Alegria Dr?
Algumas perguntas
1)Estou a quase 3 anos com problema de refluxo e em todos os medicos que vou me receitam IBP ou IBP+ procinético, ninguem cogita a hipótese de me operar, lembrando que apenas tenho esofagite de reflxuo grau A sem hernia hiatal.

2) Existe algum remedio superior ao Nexium ou Pariet (No trato da DRGE é claro).

3) Dificilmente um paciente que não responde ao Esomeprazol ou Rabeprazol, responderá a outro IBP?

4)Qual a manobra que o senhor utiliza para promover a volta da qualidade de vida aos seus pacientes portadores de DRGE caso os medicamentos não façam efeitos e não há indicação de cirurgia ? (No meu caso, não posso operar pq o peristaltismo domeu esofago é baixo).

Carlos Alberto Rey disse...

1. Seu caso parece não ter realmente indicação cirúrgica.

2. Ainda não existe nada superior ao ezomeprazol em termos de IBP.

3. Cada pessoa tem uma resposta totalmente particular e não se pode generalizar em termos de resultados clínicos para nenhum tratamento.

4. Não faço manobra alguma. Sugiro tratamento homeopático (já não lhe disse isso antes?) e encaminho para psicoterapia.

Unknown disse...

Tenho refluxo e tomo a dois anos domperidona e ranitidina isso e normal e por quanto tempo mais e classificado como normal

Carlos Alberto Rey disse...

Não há nível de normalidade em uma enfermidade.
Certamente os sinais e sintomas já deveriam ter sido suprimidos.

Unknown disse...

Ola Dr. Bom dia, gostaria de saber se o musculo enfraquecido (esfíncter) com uma dieta , produtos homeopaticos e remedios , ele tem a possibilidade de voltar ao normal ?

Carlos Alberto Rey disse...

Victor, uma alteração orgânica efetiva, como um "músculo enfraquecido" só pode ser tratado através de cirurgia.

Cerimonial Iluminar Music disse...

Grande DR...

DR Por gentileza, tenho as seguintes duvidas:

1) Atualmente estou com o seguinte tratamento: Esomeprazol Tri-hidratado + Bromoprida 10 mg. O Eso tomo de manha em jejum e a Bromo tomo 3x ao dia antes das principais refeições.
O Engraçado é que senti mellhoras após 10 dias de tratamento. Isso é normal DR?


2) DR... qual a Diferença ente os principais procinéticos? Por Exemplo: Bromoprida e a Domperidona em especial. Sei que os procinéticos melhoram a digestao (Aceleram propriamente dito). Mas qual a Diferença entre um e outro?


Um Grande Abraço Dr. Sucesso Sempre!

Carlos Alberto Rey disse...

1 => normal demorar alguns dias para fazer efeito, às vezes dois ou três, às vezes dez a quinze dias;

2 => A bromoprida é um antiemético (inibidor de vômitos) e regulador da motricidade gastrodoudenal que estimula o peristaltismo gástrico a partir do centro, promovendo ativamente o esvaziamento do estômago. Atua primariamente na zona desencadeadora quimiorreceptora e, em grau menor, no centro do vômito.
A substância é indicada para náuseas, vômitos de qualquer etiologia, cólicas, espasmos.
A bromoprida é derivada da anisamida substituída por um átomo de bromo e grupos amino e dietilaminoetila.
A Domperidona é um fármaco antidopaminérgico (Dopaminérgico significa "relacionada com a atividade de dopamina", sendo um dos dopamina neurotransmissores comuns.
As enzimas que regulam a biossíntese ou o metabolismo da dopamina, tais como a descarboxilase aromática L-aminoácido ou a descarboxilase DOPA , monoamina-oxidase (MAO) e de catecol-O-metiltransferase (COMT), também pode ser referido como dopaminérgico.), do grupo dos "modificadores da motilidade gastrointestinal", que é utilizado para tratamento de situações de vómitos ou náuseas.

Unknown disse...

Ola Dr boa noite me corrija se estiver errado,mais no meu ponto de vista todos os que fazem o tratamento com IBPs durante anos devido ha um refluxo só vão estar tratando os sintomas e não a causa, ao longo dos anos os musculos e orgãos vão se enfraquecendo e os IBPs vão perdendo o seu efeito, estudos apontam que apos 10anos tomando anti acidos o corpo tem dificuldade em absorver "fibras,minerais,vitaminas".Levando tudo isso em conta não vejo outro fim que não seja a cirurgia, o que estamos fazendo é apenas adiar o procedimento.

Carlos Alberto Rey disse...

Victor, o bom da medicina é que ela não é uma ciência exata.
Nem uma coisa é verdade absoluta, nem outra.
Depende de uma série de fatores.
Portanto, não há afirmação alguma que possa ser dita ou escrita e que seja absoluta.

Unknown disse...

Angelo onde vc fez a cirurgia ? poderia me passar o medico ?

Cerimonial Iluminar Music disse...

Doth!!!!

Qual seu problema hj?

Unknown disse...

oLÁ DR.Carlos, meu pai tem 60 anos, está tendo refluxo, vômitos e muita tosse, não consegue comer alimentos sólidos,e as vezes nem agua consegue engolir, fez a endoscopia e o resultado foi:
ESOFAGO: EES livre sem dificuldades na transposição.Forma calibre mucosas dentro da normalidade.Peristalse presente.Terço médio e distal com padrão habitual.TEG localizadaLIGEIRAMENTE ACIMA DA LINHA Z.,esta a 40 cm da ADS. Presença de H HIATAL ,E COM EROSÕES.
ESTOMAGO: LAGO MUCOSO CLARO E EM REGULAR QUANTIDADE.Grande curvatura com mucosa normal. Volume,distensibilidade,pregueamento e peristalse normais. Ausencia de alteração no fundo. ´Presença de área com coloração brancacenta e mucosa plana na reg corpo e antro. Piloro centrado e sem deformidades.
Duodeno: Bulbo duodenal distensível.Mucosa com hiperemia discreta, e com 2ª porção sem alteração. Papila não visualizada.

Conclusão:
Gastrite erosiva discreta
EsofAGITE EROSIVA MODERADA
H HIATAL DESLIZAMENTO MODERADA
HP +
ELE ESTÁ TOMANDO DOMPERIDONA E ESOMEPRAZOL,MAS NA PRIMEIRA SEMANA NAO HOUVE MELHORA, O VOMITO CONTINUA,ELE EMAGRECEU 10KG EM 2 SEMANAS.HAVERIA OUTRA MEDICAÇÃO OU O CASO DELE É PARA CIRURGIA?

eLAINE sILVA

Carlos Alberto Rey disse...

Elaine, minha sugestão é que você leve seu pai para uma avaliação com um médico especialista em cirurgia gástrica.
Ele poderá lhe dar uma posição sobre a necessidade de cirurgia para este caso.

elizabeth disse...

ola Dr. eu sofro muito por que tenho um mau halito horrivel. ja fiz todos tratamentos e meu otorrino falou que posso ter refluxo gastricoesofagico. sempre quando termimo de escovar os dentes mesmo assim ainda continuo com mau halito e sai pela respiracao. sera possivel o meu problema ser esse?

Carlos Alberto Rey disse...

Uma das causas de mau hálito é o RGE, que precisa ser tratado adequadamente para resolver o problema, se a base for esta.
Porém, vale recordar também outras causas, commo periodontite, sinusite, estomatite, diabetes, etc..

Ziviani disse...

Oi Dr. Tenha uma hernia de hiato de 2 cm e esôfago de Barret, meu medico me indicou a cirurgia devido o Barret, so que estou com medo, é segura a cirurgia?

Carlos Alberto Rey disse...

Ziviani:
Toda cirurgia tem riscos. Até mesmo a extração de um dente...
Mas, em mãos hábeis e experientes, os riscos certamente são pequenos.

Unknown disse...

olá doutor,eu tenho refluxo inicial,fiz tratamento com omeprazol,gostaria de saber se alguns sintomas,é do refluxo:ultimamente sinto minha garganta muito seca tomo água o tempo todo,um linfonodo do lado esquerdo da garganta quase sempre fica inchado e depois diminui,as vezes sinto lateja este lado da íngua,saiu umas feridinha na língua e já vai pra 2 semanas com a feridinha,no começo doia para engolir/comer,fiz uns gargarejos com plantas anti inflamatoria ,parou de doer,mas continua ali,gostaria de saber se estes sintomas,podem ser do ácido do estomago?,marquei o gastro para 6°feira,mas como vi o teu blog achei interessante,achei melhor perguntar para ver o que diz sobre...

Carlos Alberto Rey disse...

Adriane: pode ser, sim, causado pelo ácido do refluxo gastro-esofágico.

Cerimonial Iluminar Music disse...

Dr... só alegria?

DR me responda uma coisa:

1) Pq sinto os sintomas do refluxo mais a noite? mesmo mantendoa dieta e jujum de 3 horas antes de deitar?

2º meu estomago fica estufado as vezes, mesmo sem comer alimentos prejudiciais como refrigerante, gordura etc...

O que pode ser?

Carlos Alberto Rey disse...

Acompanhe meus posts, por favor, e você terá suas respostas.

Unknown disse...

Dr Carlos tenho hernia de hiato por deslizamento,esofagite e gastrite + refluxo isso a 10 anos fiz um tratamento de 4 meses com Esomeprazol, ranitidina e domperidona os sintoma que tenho é a falta de ar apos comer fiz manometria esofágica e o resultado foi; hipotonia do isfinter IEE meu caso é cirurgico,?

Carlos Alberto Rey disse...

Marcio, parece que você pode ser submetido a uma cirurgia. Mas, somente com uma boa análise de seu médio pode-se fazer tal afirmação.

Unknown disse...

Olá Dr, sou cantor e necessito da voz, estou com refluxo, esofagite erosiva distal grau dois, hernia de hiato pequena, bactéria e gastrite leve, esse refluxo está me deixando rouco e até mesmo sem voz, já estou em tratamento a cinco meses mais não senti melhora alguma até o momento, o que devo fazer?

Carlos Alberto Rey disse...

Sugiro avaliar a possibilidade de cirurgia para resolver seu quadro.

Carlos Alberto Rey disse...

Sugiro avaliar a possibilidade de cirurgia para resolver seu quadro.

Unknown disse...

ola dr por favor me responda se meu caso e indicado para cirugia fiz uma endoscopia o resultado foi 1 hernia de hiato grau 2 + refluxo gastro-esofagico 2 esofagite hiperemica leve do terço distal 3 pangastrite endoscopica enantematica moderada com predominancia em corpo gastrico 4 polipos gastricos yamada 2 e 3 + polipectomias

Carlos Alberto Rey disse...

Nã, Thiago, não há indicação cirúrgica, considerando APENAS estas informações, mas há muito mais o que analisar, como: história clínica, evolução, avaliação física e outras informações.

Unknown disse...

Olá dr. Meu filho tem refluxo. Precisa ser operado, mas tem baixo peso. A operação é possível

Carlos Alberto Rey disse...

Os cirurgiões pediatras, quando indicam cirurgia para corrigir o refluxo em lactentes, aguardam que eles tenham pelo menos 2500 g para submetê-los ao procedimento.

ERIKA CABELEIREIRA disse...

Boa noite,
Meu resultado deu,
Refluxo anormal supino.
Índice de sintomas negativo dor torácica.
Poderia me explicar?

Carlos Alberto Rey disse...

Erika, parece que você é portadora de refluxo gastro-esofágico.
E precisa de tratamento adequado.

Pernicciotti disse...

Olá dr moro numa cidade onde a saúde não esta muito bem a demora pra agendar consulta é imensa e estou preocupada pois ando sentindo muita dor no estomago uma queimação que vai do estomago até a boca,e uns arrotos muito fedidos ,parece até gazes e muitas vezes quando não aquento mais a dor no estomago eu vomito e quando sai todo o alimente sai um liquido meio avermelhado oque pode ser ?preciso procurar que tipo de medico pode ser algo muito grave ?desde ja obrigada.

Carlos Alberto Rey disse...

Janaina, sugiro que você procure um gastro-enterologista para fazer uma avaliação adequada para seu caso.

sexo gay disse...

Ola,sinto doutor sinto sufocamento nturno e refluxo,seria bbom fazer acompanhamento com psicologo tambem?

Carlos Alberto Rey disse...

Converse com seu médico a respeito de suas queixas. Certamente ele irá lhe orientar adequadamente.

Unknown disse...

Dr. Carlos, Boa tarde
A mais de 01 fui diagnosticada com DRGE , com Hipotonia do EIE com pressão 3,20. Fiquei em desespero, pois a ideia de ter que operar me deixou bem mal, depois de quase 04 meses em crise, Graças a Deus consegui controlar a crise, passado a pior fase , comecei a me preparar para fazer a cirurgia , pois bem Dr. No início desde ano tinha agendada, mas por duas vezes que acabou não acontecendo alguma coisa e não fiz a cirurgia. Estou bem continuo tomando os remédios: Esomeprazol , domperidona e homeopatia. Mas preciso de uma orientação do senhor:
1- Já li em um artigo que o uso prolongado dos remédios pode causar perda dos nutrientes e enfraquecimento dos ossos;
2- Na sua opinião e possível viver bem sem operar , mesmo tendo uma Hipotonia severa (3,2), somente tomando os remédios , sem ter crise com controle da alimentação;
3- Qual o período para a realização dos exames , para verificar se houve evolução da doença;
4- E possível melhorar a fortalecimento do EIE com o uso da domperidona;
Enfim , Dr. Gostaria desta informações , pois não estou mais querendo fazer a cirurgia e todos esses ponto são importantes para tomar a decisão .
Desde já agradeço.
Rachel Ferreira.

Carlos Alberto Rey disse...

Raquel, vou tentar responder...

1. Há pesquisadores que afirmam "coisas" semelhantes, mas sinceramente não me parecem imparciais.

2. É possível. Tenho pacientes com quadros tão severos ou mais do que o seu e não fizeram a cirurgia. Optaram por tratamento alopático e homeopático simultâneos, além de uma dieta rigorosa.

3. Exames semestrais, inicialmente, e depois anuais.

4. Não. Nem é esta a finalidade da domperidona; quando se tem uma lesão orgânica estabelecida, nãom há como regredir a não ser pela cirurgia corretiva.

Espero ter ajudado.

Unknown disse...

Obrigado, Doutor. continue nos orientando e que Deus lhe abençoe!

Unknown disse...

Boa Noite Doutor Carlos
Preciso de sua ajuda, tenho hernia e refluxo ja me falaram que vou precisar operar , porem vai demorar muito a cirurgia e eu não aguento de falta de ar, tomo os remédios esomeprazol e domperidona mas não vejo muito efeito, tem algum remédio doutor que poderia amenizar minha falta de ar.

Obrigado

Marcio

mustangbr disse...

Ola Dr, Como vai?
eu estou em Boston usa.
e gostaria de saber sobre um procedimento que o Geral hospital de Massachusetts tem feito desde 2012..seria um bracelet de titaniu que envolve a vaLvula, o que vc acha? Ou os melhores resultados Sao o tradicional de reverte a valvula com part do estomago..
desde ja a grade
Marcos.

Carlos Alberto Rey disse...

Um anel de minúsculas contas magnéticas de titânio impede que o suco gástrico escape para o esôfago.

A Mayo Clinic, campus de Jacksonville (Flórida), fez parte do estudo multicêntrico que testou o dispositivo em pacientes e deve ser um dos primeiros a utiliza-lo na prática clínica.

Parece ser uma boa opção para o tratamento do RFE severo.

Carlos Alberto Rey disse...

Marcio, você precisará da ajuda de um otorrinolaringologista ou de um pneumologista.
Infelizmente, sem conhecer bem um caso clínico, não há como auxiliar um paciente.

Rosana Bicudo disse...

Dr há 3 meses uso esomeprazol, tenho gastrite e refluxo, naõ era p eu estar com gases estomacais, continuo com gases e estômago alto. tomo 2 x ao dia. tenho tambem endometriose. obrigada

Carlos Alberto Rey disse...

Rosana: tente conversar com seu médico sobre dieta adequada e uso de enzimas digestivas para auxiliar em seu quadro.

Unknown disse...

Dr., Boa Tarde!
Fiz a cirurgia de refluxo há dois meses, porém, ainda tenho muita dificuldade para me alimentar.
Tenho procurado ingerir alimentos que posso amassar com o garfo, mas mesmo assim e em quantidades pequenas, sinto que o alimento fica parado e demora a passar pela válvula.
O senhor acredita que posso estar com algum problema ou é possível que isso ocorra ainda nesse período.
Muito obrigada!

Carlos Alberto Rey disse...

Christiane, embora você esteja em período de adaptação pós-cirúrgica e possamos considerar os sintomas como "normais", eu recomedaria que você conversasse com seu médico para uma intervenção com medicamentos para lhe ajudar no adequado fluxo alimetar pela válvula, além de uma consulta com nutricionista para planejar uma alimentação mais apropriada para seu quadro clínico.

Unknown disse...

Olá Dr.Carlos , gostaria primeiramente de agradece, por esclarecer esses diagnósticos, saliento que para mim é de grande alívio. No meu caso desda minha adolescência que tenho irritações/inflamaçoes da garganta, em1998 tinha sintomas de bocejo ou respiração incompleta, após tratamento de sinusite o qual tomei amoxilina que me doeu muito a barriga, passei a sentir um bolo na garganta desde de 98, fizeram exame de larigoscopia o qual o médico disse que estava normal, em alguma dessas épocas deste intervalo até hoje, senti esse terrível desconforto na garganta, até remédio para verme me receitaram, de fevereiro até setembro de 2014 tive muito tosse sem catarro sendo que nos últimos meses desse período comecei a sentir um certo Refluxo após tossir muito, me consultei e me passaram remédio para tosse só assim acabou a tosse.Atuamente tem dois meses que voltou o sintoma de bolo na garganta fiz uma endoscopia que diagnóstico esofagite não erosiva médio -distal e gastrite enantematosa leve antro e uma observação: edema em hipofaringe e pequena lesão em cordas vocais, o gastro orientou procurar o otorrinolaringista para exames complementares. O gastro me receitou pantropazol 40mg já tem três dias que estou tomando, anteriormente já tinha tomado duas caixas de 20mg que tinha me aliviado bastante o sintoma do bolo na garganta mas depois de uma gripe voltou e embora estar tomando pantropazol de 40mg o descoforto ainda não desapareceu.Estou triste e Temo por esse longo período sem Um tratamento específico pois não tinha condições de pagar consultas ou exame. Me ajude doutor, o que acha deste meu histórico. Tenho 37 anos sou analista de sistemas, anteriormente já havia trabalhado em posto de gasolina(2 anos ) e em 98 trabalhei em Radiodifusora(4 anos). Desde já agradeço, grande abraço!
Enviado do meu smartphone Sony Xperia™

Carlos Alberto Rey disse...

Nunes, é um quadro complexo e difícil de opinar sem conhecer clinicamente.
Minha sugestão é que você procure um médico homeopata para lhe ajudar.

Unknown disse...

Gostei muito da sua orientação,Homeopatia,não sabia disso. Muito obrigado que Senhor Jesus continue abençoando sua vida e de sua família.Muito obrigado pela sua atenção Grande abraço!

Unknown disse...

Prezado Doutor Carlos Rey,

Peço sua valiosa ajuda, a respeito desta minha biopsia que está me tirando o sono sobre essa informação: infiltrado linfocitário, o que isso significa ?a doutora(gastroentologista) já viu esse resultado e me receitou pantoprazol 40mg. Desde já agradeço por sua Generosa atenção.
Anátomo Patológico (ALPH.A 28998 (2015)) Relatório Macroscópico

A) Estômago: Material representado por quatro fragmentos de cor castanha e consistência firme, medindo em conjunto 0,8x0,6x0,2 cm. Todo o material foi submetido a estudo histológico - 1B/4F.

B) Esôfago: Material representado por cinco fragmentos de cor castanha e consistência firme, medindo em conjunto 0,9x0,5x0,2 cm. Todo o material foi submetido a estudo histológico - 1B/5F.

Relatório Microscópico

A) Os cortes histológicos mostram fragmentos de mucosa gástrica com algumas glândulas dilatadas revestidas por células cilíndricas sem atipias, enquanto o estroma apresenta edema, congestão e infiltrado linfocitário.

B) Os cortes histológicos demonstram mucosa esofágica revestida por epitélio escamoso estratificado, não queratinizado, com arquitetura e maturação preservadas. A camada de células basais está disposta perpendicularmente à membrana basal com núcleos ovalados, sem atipias. Observam-se no cório escassos linfócitos que permeiam o epitélio e discreta congestão.

Diagnóstico

A) Estômago, biópsia: - Gastrite crônica leve e inativa. Nota: A pesquisa de Helicobacter pylori, na coloração pelo método de Giemsa modificado, foi negativa.

B) Esôfago, biópsia: - Esofagite crônica leve e inespecífica. - Pesquisa para fungos e eosinófilos negativa.

Exame analisado por: Pesquisa de Helicobacter pylori (ALPH.A 28999 (2015)) Negativa Negativa (Método: Coloração pelo Giemsa Modificado)

(Método: Coloração por Hematoxilina e Eosina)

Carlos Alberto Rey disse...

Nadia: não vejo razão para que você perca o sono. Infiltrado linfocitário é um equivalente a dizer que há um processo inflamatório, como sua gastrite. Nada demais.
Pode voltar a dormir tranquilamente.

Unknown disse...

Dr. Carlos, bom dia
Estou bem angustiada, no post anterior havia lhe explicado todo meu diagnostico. Estou nesse momento passando por uma crise ( falta de ar , dor nas costas, muita secreção ) , já nem sei o que pode ser: Refluxo, renite ou outra coisa. Bem gostaria de lhe perguntar algumas coisas, pois acabei de receber a ligação do Hospital marcando a cirurgia anti- refluxo para o dia 26 de maio, estou com medo pois depois de dois cancelamento a gente fica emocionalmente e psicologicamente abalado, mas vamos La com as perguntas:
1- Quais os exame que deve fazer para verificar se o refluxo não esta atingindo os Pulmões e outros órgãos , com qual regularidade?
2- Nas crises qual o procedimento para o controle: aumentar a dose dos remédios . algum chá ??
3- Na sua opinião , sabemos que todo procedimento tem risco e cada pessoa reage de forma diferente. O senhor acha que a cirurgia melhora a qualidade de vida , sabemos que ela talvez não resolva tudo, mas o senhor que pode melhor, será que com o tendo a válvula feita com o estômago não pode afrouxar.
Dr, como senhor pode ver são muitas duvidas , por favor oriente pois estou perdida.
Obrigado.

Carlos Alberto Rey disse...

Vou tentar responder, Raquel:
1. RX de tórax, TC de tórax, Broncoscopia, Endoscopia Digestiva Alta, pHmetria esofagiana... Há várias opções e cada uma delas tem uma indicação para cada caso e em frequência variável para cada pessoa, em suas necessidades. Não há regra "padrão" para isso.

2. Cada paciente tem suas necessidades. Portanto, é preciso conhecer cada caso para administrar medicamentos e/ou dietas individualmente.

3. A cirurgia citada nesta matéria é muito bem estudada e tem tudo para melhorar a qualidade de vida do paciente portador de refluxo grave. Sim, cada um pode ter uma reação melhor ou não tão boa, dependendo de cada organismo, mas a imensa maioria dos casos tem resultado positivo.

Guia disse...

Olá, meu nome é Guia, há aproximadamente 3 anos que venho tratando refluxo gastro exofágico. meu primeiro exame no final de 2011, deu hernia de hiato 3cm, porém num segundo exame no começo de 2012, a mesma havia diminuído para 2cm, e em mais uma que fis em 2013, já não havia hernia, com exame normal, porém continuei com sintomas de refluxo como: dor no peito durante a madrugada,azia, digestão lenta, e depois 1 ano, comecei com sintomas de ardência na garganta sempre no lado esquerdo que erradia para ouvido. Lembrando que durante esse período, sempre tomei vários tipos de remédios diferentes como: pantoprazol 20m e 40m; nexiun40m; tecta40; pariet20m; e novamente pantocal 40m, 2 à noite e 1 pela manhã. Ocorre que passei por 6 especialistas gastro diferentes, e uns 7 otorrinos afim de que ao menos pudessem ajudar com relação aos sintomas da garganta que incomodam demais. Hj em 2015, vou em espacialista gastro no qual pago 500 reais a consulta há 1 ano e meio. O mesmo já fez as danças dos remédios e nada, já fez endoscopia 2 vezes que não deu nada, e uma biopsia de esófago. Já me submeteu a 3 manometrias e phmetrias. os 2 primeiros exames deram hipotonia na esfincter, e refluxo forte principalmente durante à noite, logo, o médico trocou as ordem dos remédios, pediu um tempo, e solicitou no exame de manometria e phmetria com uso do remédio. resultado: hipotonia na esfincter inferior, e hipertonia na esfincter superior. A phmetria deu: ausência de refluxo distal;refluxo ácido acintomâtico. No entanto, continuo sentindo dores na garganta, e ainda sinto falta de ar, e ás vezes o bolo alimentar desce apertado. tenho 33 anos, e desde o primeiro diagnóstico venho tomando essas doses altas de inibidores. Sempre que estou numa consulta, o mesmo médico coça a cabeça sem entender o meu caso, pois diz que nunca viu caso como o meu em que o remedio não funcionasse, ainda mais com altas doses. Declarou na minha frente que não sabia o que fazer, mas não foi somente ele, todos os outros me empurravam com a barriga. Sempre que pergunto por cirurgia, sinto o medo nos olhos deles, pois alegam que pode não dar certo e acabarei tendo 2 problemas ao invés de 1. Muito difícil minha vida, pois vou lagar meu emprego porque não aguento falar com minha garganta doendo. com isso, já até tive calo nas cordas. os otor. sempre dizem que estou com refluxo laringofaringe mediante resultado da videolaringocospia. Quero engravidar, pois não tenho filhos ainda por medo desses remédios que interferem na absorção dos alimentos, me deixando com anemia. Não opinião do senhor, teria eu alguma chance de melhorar isso? Será que a cirurgia seria mesmo arriscado no caso de um insucesso? estou em desespero, não sei o que fazer. Grata pela compreensão.

Carlos Alberto Rey disse...

Guia, parece, pelo que você descreve, que a cirurgia seria benéfica para você. Mas, além disso, eu sugiro que busque auxílio na homeopatia a e na acupuntura, pois são tratamentos valiosos em casos como o seu.

Guia disse...

Ah, sou magra, cirurgia me faria algum mal neste caso?

Carlos Alberto Rey disse...

Guia: mais uma razão para você ficar tranquila com relação à recuperação da cirurgia.

Unknown disse...

Dr. Entrei contato contigo usando  o ipad da minha esposa Nádia Morais,eu estava com celular descarregado , o doutor respondeu pensando que era Ela a respeito da minha biópsia assunto: infiltrado linfocitário. Doutor preciso externa que este canal de orientações é de grande ajuda para nos que pleiteamos por melhoras em nossa saúde,além de ajudar minha vida posso ver os comentários das outras pessoas e orar por elas também,saliento que vejo uma grande atitude Cristã a sua em nós orientar, agradeço muito ao doutor,nas minhas orações lembro do Doutor,que Senhor Deus médico dos médicos continuei lhe abençoando e sua família.Grande Abraço!

Guia disse...

Dr., desculpe o incomo, mas gostaria de saber se a tal hipertonia da esfincter superioo tem alguma relação com refluxo. O meu médico disse que está relacionado ao fato da grande força que coloco na musculatura da garganta quando vou falar. será que isso está certo, ou estou com algum tipo de estenose nessa área? Sinto aperto ao engolir comprimidos maiores, e também bolo alimentar às vezes. Quanto a cirurgia, é dificil decidir quando varios médicos nos olham com cara de medo, sem saber o que fazer. Se eles são médico ficam com medo e não decidem o melhor, como eu leiga posso saber isso será bom ou ruim?

Carlos Alberto Rey disse...

Guia: habitualmente o refluxo ACOMPANHA os problemas referentes aos problemas do "esfíncter superior" do esôfago, mas os problemas de "cima" não são causadores de refluxo.
Quanto à cirurgia, quando BEM indicada e nas mãos de um BOM cirurgião não há o que temer.
Se o médico é inseguro, melhor NÃO operar!

Unknown disse...

Dr. Boa Noite,
Gostaria de sua opinião sobre alguns remédios que estou tomando por orientação medica ( pneumologoista, Cirurgião Geral e Otorrino, com a finalidade de controlar a crise de renite, falta de ar , pigarro e tosse que me ocorreu nas ultimas 3 semanas, faltando agora apenas 12 dias para a cirurgia , gostaria de sua opinião, informo que já estou orientada pelos profissionais no quais consultei:
1 – A pneumologista me receitou a prednisolona (02 comprimidos de 20mg ao dia e relvar ( 01 nebulização ao dia) ,para controle da falta de ar e a possível inflamação nos brônquios , pois estou com aquela secreção gosmenta na garganta que parece que não vai sair, o que me causa tosse, pigarro e a falta de ar. A prescrisão foi de 07 dias para ambos, na primeira aplicação do inalador já senti a melhora para respirar , estou bem em relação a isso , mas a própria medica me disse que talvez a tosse não passese logo, pois tem a outra questão a renite; a consulta com essa medica foi dia 11-05-15.
2- No dia 13-05-15, consultei o cirurgião que vai fazer a cirurgia , relatei meu quando e me disse que só deveria usar os remédios por apenas 07 dias não mais que isso, por serem corticoides; minha duvida por que ?, já ouvi fazia que os mesmo debilitam muito o organismo. O que senhor pode me falar em relação a isso, pode ter algum problema em relação a cirurgia?
3- No dia 14-05.15, ainda com grande dificuldade de comer e dormir devido ao pigarro e tosse e congestão nasal consultei a otorrina, no qual foi bem atenciosa. Ela me prescreveu os seguintes remédios para controle da renite , congestão nasal, e me falou ainda que deverei levar o descongestionante no dia da cirurgia como prevenção. Segue a medição aumentou a dose do esomeprazol para 01 comprimido de 12/12 hs , pois os corticoides já elevam o refluxo; Zina 5m ( 01 comprimido ao dia por 10 dias) ela me informou que tal medição ira ajudar na questão da alergia da renite a ajuda a eliminar a secreção que deve esta ocorrendo devido aos dois problemas a renite e o refluxo; para o uso nasal prescreveu Nasomex aplicar um jato a noite antes de dormir, e rinosoro para lavar as narinas.
Sera que posso usar o Nasomex ate o dia da cirurgia? Tal remédio e corticoide também? O que senhor acha , a medica prescreveu para o uso de 60 dias.
Estou seguindo tudo que me foi prescrito , pois quero esta bem no dia da cirurgia e não ter surpresas indesejadas.
Na sua opinião há algum agravante do uso destas medicações todas juntas , pelo prazo da cirurgia? 26-05-15.
O Zina e corticoide ? acho que vou tomar só ate o dia 18-05-15; o que senhor acha? Pois estou usando o nasomex que tem a mesma finalidade.
Outro detalhe faço Homeopatia Tb, será que posso usar Tb nesse momento , ou deixar passar pelo menos os 07 dias dos corticoides?
Enfim Doutor e isso, quero esta bem na cirurgia, e me orientar para saber agir e reagir caso seja necessário.
Desde já me proponho a relatar o meu pós operatório no seu blog , pois vejo o relatos desesperado das outras pessoas e gostaria muito de poder ajuda-las Tb.
Desde já agradeço sua atenção , Fique com Deus.

Unknown disse...

Oi dr fiz a cirurgia de refluxo dia 28 /4 e estou com 18 dias de operada e não sinto nenhum sintoma de antes porém tenho dores no peito e nos ombros mto fortes o que pode ser?

Carlos Alberto Rey disse...

Juliana: difícil responder sua pergunta, pois há muitas possibilidades.
Apenas como exemplo, pode ser por outra causa que nada tenha a ver com a sua cirurgia.
Recomendo que procure seu médico para que você possa ser adequadamente examinada e tratada.

Carlos Alberto Rey disse...

Rachel:

Corticoides quando bem utilizados não causam problemas. Basta que o profissional que os prescreva saiba o que está fazendo e não há um "prazo" de utilização. Há pessoas que precisam ser tratadas por meses com esses medicamentos.

Zina não é corticoide.

Nasonex é corticoide de baixíssima dosagem que pode ser utilizado por meses, sem problema algum, bastando saber utilizar (como já citei anteriormente).

Ambos os medicamentos podem ser utilizados juntamente sem problemas.

Pode manter seu tratamento homeopático juntamente com este tratamento, sem qualquer problema.

Fico na torcida para que sua cirurgia seja um sucesso!

Unknown disse...

Obrigado, Doutor, bom dia.

Unknown disse...

boa noite Dr.eu fiz a cirurgia de refluxo e hernia de hiato,a (1)um ano,e os sintomas só vem piorando,bolo na garganta,queimaçao,dor no peito e nas costas,tosse e engasgos frequentes,que chega a me dar medo,fiz a cirurgia para melhorar e só piorei,já passei por varios medicos buscando respostas,para meu caso,mas cada um fala uma coisa diferente,ja não sei mais o que fazer e estou ficando desesperada.Por favor me oriente no que devo fazer.
att.simone ap.oliveira.

Carlos Alberto Rey disse...

Mona: muito difícil opinar sem ter contato direto com o paciente , avaliação física e resultado de exames.
O que posso lhe sugerir é que busque auxílio com nutricionista, homeopata e acupunturista.
A chamada "medicina alternativa"talvez possa lhe ajudar mais.

Unknown disse...

olá Carlos Rey eu fis endoscopia digestiva a 1 ano,e deu que tenho hernia hiatal por deslizamento Gra2 esofagite erosiva distal (los Angeles tipo A gastrite antral enantematosa moderada.então o gastro passou para mim tomar pantoprazol 40 por dois meses para tratamento mas não adiantou sinto muita queimação,e ai o Gastro receitou eu a toma pantopazol 20 para queimação tomo todo dia de manhã,já tomo a quase 1 ano sera que o uso prologado dele não faz mau?

Carlos Alberto Rey disse...

Os inibidores de bomba de prótons (como omeprazol) podem ser utilizados por período bastante prolongado sem medo.

Unknown disse...

Dr. Boa tarde
Conforme post anteriores estou me preprarando para fazer a cirurgia, estou fazendo meu acompanhamento com a penumologista por causa da falta de ar, estou bem melhor dos sintomas tosse, pigarro e falta de ar, mas fiquei um pouco preocupada por que o exame de TC de tórax consta que no pulmão direito o seguinte diagnostico : Estrias densas com extensão `a superfície pleural no ápice pulmonar direito e no segmento basal posterior do lobo inferior esquerdo. A medica me falou que e devido ao alguma infecção ou ate do próprio refluxo. Na sua opinião o senhor acha que e inviável fazer a cirurgia neste momento que estou em recuperação ou devido já haver sinais de cicatrizações no Pulmão o ideal que se faca logo para fazer o tratamento correto.
Desde já agradeço,

Carlos Alberto Rey disse...

Rachel, minha sugestão: levar seu exame para mais um médico pneumologista avaliar e opinar.
Mais de uma opinião é sempre muito saudável nesses casos.

Unknown disse...

Obrigada Dr.Carlos,vou procurar um médico homeopatico sim,espero aliviar a minha angustia e sofrimentos,acredito muito no poder das ervas.

Unknown disse...

Bom Dia Dr Carlos, sou Ediana Ramos,tenho hernia de hiato a mais de cinco anos,fiz exame de manometria a dois anos atrás, deu bom, mais com o passar desses dois anos não tem um dia que eu não tenha dor de estômago, refluxo as vezes, tenho muita tosse e a dor de estômago é como se eu tivesse machucado, levado um chute bem forte, como trabalho sentada o dia todo me incomoda como se eu tivesse um calo bem grande por dentro que comprime e fica doente o dia todo, sinto muita queimação e as vezes chego a vomitar assim que acabo de comer, não é direto, mas as dores são e bem intensas, como frituras ou doces de vez em quando, tomo omeprazol contínuo mas acho que meu estômago e sem vergonha e não reage mais com precisão nesse tratamento, a cirurgia seria um caso que me ajudaria?

Carlos Alberto Rey disse...

Ediane: pela sua descrição há muito o que ser feito por você clinicamente antes de pensar em cirurgia.
Só para dar um exemplo: há medicamentos bem melhores do que o omeprazol.

Rosana Bicudo disse...

Dr não tive resultado com Esomeprazol que é tido como melhor e mais forte, será que terei resultado com lanzoprazol?

Carlos Alberto Rey disse...

Rosana: cada pessoa tem uma reação favorável diferente de outras. Assim como há pessoas que têm efeito paradoxal, quer dizer, o oposto do que se espera de um medicamento. Então, é possível que você se dê muito bem com um medicamento que é tido como "mais fraco" do que outro.

Rosana Bicudo disse...

o médico indicou esomeprazol 40 cedo e á noite (2x) por 6 meses, achei uma dosagem muito alta e muito tempo de tratamento, tenho medo! é que tentei 3 meses de esomeprazol 2 x ao dia e não resolveu, agora ele quer tentar por 6 meses

Carlos Alberto Rey disse...

Rosana: eu prescrevo medicação do tipo IBP (os "prazóis") por períodos longos, como até três anos (para minha esposa, inclusive, que tinha SEIS úlceras gástricas e foi curada neste tratamento) sem qualquer problema. Quanto à dose prescrita para você, não sei dizer se é um problema, mas acredito que o colega que está prescrevendo está assumindo o ônus do que está fazendo, pois DEVE saber o que está fazendo. Eu mesmo tomaria medicação deste tipo, nesta dose, se fosse necessário, sem receio.

Rosana Bicudo disse...

é porque tomando 1 vez por dia apenas já tentei com pariet, esomeprazol e outros por 6 meses e não adiantou, tenho mesmo que tomar 2 x ao dia. Vou confiar no médico sim, e prefiro tentar antes de partir pra cirurgia.
Agradeço muito a sua resposta. Obrigada!

Rosana Bicudo disse...

Dr, para o refluxo laringo faringeo que deixa a pessoa rouca, qual seria o melhor remédio, pantoprazol, lanzoprazol ou esomeprazol? estou há 4 meses com esomeprazol 40, mas continuo com a garganta irritada....

Carlos Alberto Rey disse...

Teoricamente o esomeprazol é o mais moderno e, portanto, o melhor, embora cada pessoa, por suas peculiaridades, possa apresentar respostas melhores até mesmo com a cimetidina, que é bem mais antiga. Entretanto, é importante lembrar que os IBPs não são a única ferramenta terapêutica para o tratamento do RGE. Há uma série de outros recursos que precisam ser aplicados, caso a caso.

Unknown disse...

Dr. Boa noite, estou aqui para relatar um pouco de meu pós- operatório. Creio que o procedimento tenha sido bem sucedido durou 1 e meia para a conclusão do cirurgião. Estou bem com exceção do gases que incomodam um pouco , mas estou tentando ver o melhor método de controla-lo , com mamão e mingual de aveia e ameixa. Creio que meu quadro esta evoluindo dentro dos padrões sinta apenas pressão abdominal por causa dos gases, e de vez em quando uma leva fisgada no peito, acho que e assim mesmo pois são apenas 9 dias de operada, no geral to bem acredito que os demais sintomas se estabilizem com o passar do tempo. Agora e recuperar bem , ganhar peso(já pedir 4 kilos, pra quem já era magra , operei com 50) e ver como e a vida sem refluxo., já estou na alimentação pastosa rumo ao comida solida.
Dr, Desde o dia da cirurgia estou arrotando normalmente, será que isso e normal?
Desde já agradeço por todas as orientações e desejo a todos que sofrem dessa doença paz e vitoria, pois como o senhor sempre falou nas mãos de um bom cirurgião e um bom hospital tudo da certo.

Carlos Alberto Rey disse...

Rachel: é comum ter eructações no pós-operatório.

Rosana Bicudo disse...

dR NÃO TENHo úlcera, tenho pangastrite e refluxo, posso pedir sucarafilm para meu medico? seria util no caso de refluxo? grata

T@ty035 disse...

Boa Tarde, meu nome é Tatiana, tenho 27 anos e descobri a 2 anos que tenho a DRGE, isso é muito encomodo pra mim, pois, sinto muita dor no tórax e costas, a noite para dormir a dif´culdade para respirar é grande, quando eu me alimento dói para engolir e a queimação logo vem junto. Não tenho o prazer de comer uma pizza com minha filha, porque tudos os engredientes dela não me fazem bem.
Fiz recentemente uma endoscopia, e nela deu o mesmo resultado de 1 ano atras, DRGE leve de Los Angeles e gastrite. O médico me recomendou fazer mais dois exames, a monometria e o raio-x constratante para saber se meu esofago funciona direito. Tomo remédio quando estou muito encomodada com a dor, mas se fico sem tomar, a dor retorna, além do valor dele ser um absurdo.
Gostaria de saber a sua opinião do que devo fazer.

Carlos Alberto Rey disse...

Por favor, dá uma lida no post que eu fiz no grupu de RGE do FB sobre o sulcrafato:

https://www.facebook.com/groups/refluxogastroesofagico/

Carlos Alberto Rey disse...

Tatiana, a mesma sugestão acima pode ser útil para você. Por favor, tente acmompanhar as trocas de informações do grupo.

https://www.facebook.com/groups/refluxogastroesofagico/

Rosana Bicudo disse...

Dr o Pantoprazol magnésico di-hidratado é superior ao pantoprazol sódico sesqui-hidratado? não entendo a diferença entre os dois, ou seja, entre o novo tecta e o conhecido pantoprazol

Unknown disse...

OLA DOUTOR DESDOS MEUS 17 ANOS TENHO DOR NO PEITO JA FUI NO CARDIOLOGISTA FIZ VARIOS EXAMES E NUMCA DEU NADA UM DOS CARDIOLOGISTA FALOU PRA MIM QUE PODIA SER REFLUXO PROCUREI UM GASTRO AONDE FIZ UMA ENDOSCOPIA AONDE DEU GASTRITE ESOFAGITE E DEU UM POLIPO QUE FOI REMOVIDO E COMECEI A TOMAR O REMEDIO A DOR PASSOU MAS PAREI DEPOIS DE 4 MESES ISSO EU TINHA 27 ANOS NESSA EPOCA VEIO UMA TOSSE HORRIVEL NOTURNA COM MUITA SECRECAO E TENHO ISSO ATE HOJE RECENTEMENTE A TOSSE A BOCA AMARGA A LINGUA PARECE QUE A QUEIMEI DOR DE OUVIDO E UMA DOR DE GARGANTA QUE FUI NO MEDICO OTORRINO E NADA COMECEI A TOMAR PANTOZOL POR INDICACAO DO OTORRINO MELHOU PARO AI VOLTA ENFIM PROCUREI UM GASTRO NOVAMENTE E FIZ A PH METRIA DEU Conclusão:

Refluxo ácido gastroesofágico em níveis fisiológicos, não relacionado
com os sintomas apresentados.
Presença de um episódio de refluxo ácido supraesofágico (patológico).

MANOMETRIA Conclusão:
Hipotonia acentuada do esfíncter inferior do esôfago.
Hipocontratilidade discreta do segmento distal do corpo
esofágico.

POR FAVOR O SENHOR PODE ME DAR UMA OPINIA DESDE JA OBRGADA

Carlos Alberto Rey disse...

Erika: parece que há indicação cirúrgica para seu caso. Entretanto, somente com avaliação completa pode-se afirmar categoricamente ser um caso cirúrgico. Certamente seu médico poderá lhe orientar corretamente.

Carlos Alberto Rey disse...

Rosana: amanhã sairá em meu blog uma matéria sobre as diferenças entre os dois tipos de pantoprazol. Sugiro leitura para entendimento!

Carlos Alberto Rey disse...

Rosana: amanhã sairá em meu blog uma matéria sobre as diferenças entre os dois tipos de pantoprazol. Sugiro leitura para entendimento!

Unknown disse...

Dr. bom dia.
hj faz 14 dias do pós operatório, estou bem Graças a Deus, o que me incomoda um pouca e o pigarro , não sei se e da renite ( ja retomei o tratamento) ou da asma (nao estou mas usando o Revlar) e a prisão de ventre que esta bem ruim, mas tirando isso estou ótima. Gostaria de sua opniao quando a continuidade do uso do esomeprazol e a domperidona , o senhor ver algum problema do uso , pois apesar de não esta sentindo mais o refluxo tenho gastrite cronica e sei que devo continuar a cuidar, o que o senhor acha?
Neste período senti ainda uma leve ardência na boca e a garganta parece que ficou inflamada e doendo, será que e normal?
O senhor tem uma sugestão para me livra da prisão de ventre?
o senhor acha que os remedio da homeopatia pode piorar a prisao de ventre?
desde ja agradeco.

Carlos Alberto Rey disse...

Rachel: eu continuaria me tratando com o esomeprazol. Quanto à homeopatia, certamente irá ajudar muito em sua recuperação e tratamento.

Unknown disse...

Olá Dr. Carlos!
Há um mês tive um resfriado (Dor de garganta, coriza cte, espirros e tosse), ao passar o resfriado comecei a sentir falta de ar. Desde lá este sintoma não passa.
Meu histórico clínico é o seguinte:
- Há ano tomo pantoprazol em jejum e motilium antes das refeiçoes.
- Sou vacinado semanalmente devido a uma alergia a ácaro.
Já me consultei com meu alergologista/pneumologista e um otorrino, realizei exames de pulmão, raio x e faringe.
Os dois especialistas disseram que nada tenho e esta tudo normal.
OBS> Já tomei aos seguintes medicamentos: Celestamine, Zyxcem, Celestom (injeção).
Assim te questiono, poderia ser algo relacionado ao estômago?
Obrigado
Ass. Eduardo

Carlos Alberto Rey disse...

Carlos Eduardo: pode ser, sim.

Cerimonial Iluminar Music disse...

Dr.. Sinistro. Saca Só...

Fiz 3 endoscopia ao longo de 3 anos com sintomas de refluxo, e sempre deram Esofagite A de L.A sem Bactéria e sem Hernia.

recentemente fiz um tratamento com nexium 60 dias 40 mg diariamente.
fui submetido a uma nova endospia que não acusou Esofagite, porem acusou Hernia de Hiato.

O Lance é que no resultado só Disse Hernia Hiatal, e não mostrou qual tipo de Hernia....

Em seguida fiz um EED Contrastado, que não Acusou Absolutamente nada: No Diagnostico fiz que Hiat esta preservado, ausência de Refluxo Gastro e peristaltismo perfeito.

Minha duvida: Pode ter Erro na Endoscopia?
É possivel diagnosticar com Eficaz a hernia atravez de uma endoscopia?
O Exame EED é melhor para diagnosticar Refluxo?

amanha estarei fazendo uma PH com uma Mano sem teste provocativo.

Um Abraco DR

Carlos Alberto Rey disse...

Respostas às suas perguntas:

Pode ter Erro na Endoscopia? => claro que pode! Todos erram, inclusive o endoscopistas! São humanos!

É possível diagnosticar com Eficaz a hérnia através de uma endoscopia? => sim, é possível!

O Exame EED é melhor para diagnosticar Refluxo? => depende do caso. Em alguns casos sim, em outros, não! Algumas vezes é preciso "uma bateria" de exames para se chegar à conclusão, além da história clínica e do exame físico!

Saudações!

Cerimonial Iluminar Music disse...

Bacana. Você é o cara DR...

Tamo junto um Abraço ae a toda equipe.

Rumo a Melhoras

nif disse...

Boa tarde Dr. Carlos
Meu nome é Eunice
Em 2008 fiz cirurgia com fundoplicatura gástrica, eu tinha abundancia de refluxo gástrico e Hérnia do Hiato, fiz os exames todos um deles disse que tinha hello bateria pylori e fiz o tratamento para a bactéria e fiquei bem. Um dia tive que recorrer ao serviço de urgência porque me sentia com falta de ar e muita tosse, o pneumologista que me viu deu-me 100mg de Medrol + nebulização e prescreveu-me aerossóis esteroides + ranatidine...e disse-me que tinha que ser operada pois o liquido que tinha nos brônquios era suco gástrico, eu fiquei admirada pois eu já fazia 80mg de Nexiun por dia. Ao longo destes anos tenho-me sentido bem, mas como tenho Rinossinusite alérgica e começou a avançar para a parte respiratória, Procurei uma especialidade de imunoalergologia...o meu espanto é que a medica está a pensar que isto tudo vem novamente do estômago...será possível???? vou fazer um tac ao torax e outro tac aos seios nasais...gostaria que o Srº. Dr. me aconselhasse

Carlos Alberto Rey disse...

Eunice, eu tenho aprendido nestes 34 anos de medicina que tudo é possível em um organismo humano. Até mesmo que a especialista tenha razão. Por isso, as investigações precisam ser feitas, quer dizer, para afastar as suspeitas que ela levanta.

nif disse...

Muito grata Srº DrCarlos

Renato disse...

Boa noite doutor, primeiramente gostaria de lhe dizer que o senhor não tem noção do quão bem está fazendo pelas pessoas, meus parabéns. Doutor, minha história é a seguinte, fiquei tomando ranitidina 150mg por 5 anos pois tenho azia que não pára, só a ranitidina me aliviava, quando não na primeira vez, melhorava sempre na segunda vez que eu tomava no dia e por me acomodar a ranitidina eu não fui mais ao médico, porém como comecei a ficar com azia e enjôo constante e a ranitidina demorando um pouco mais para fazer o efeito eu resolvi fazer uma endoscopia na qual acusou hernia de hiato por deslizamento e esofagite grau A de los angeles, sem bactéria, uma das minhas perguntas é, como fiquei com esofagite mesmo tomando ranitidina este tempo todo, já que a ranitidina diminui o ácido? Meu médico me receitou tecta 40mg, domperidona 10mg, maalox, daí eu tomando todos esses medicamentos eu fico super bem, porém um dia esperimentei a ficar sem eles e no dia seguinte acordei com uma tremenda azia novamente, o mesmo problema no qual eu nunca pude ficar uma noite antes sem tomar a ranitidina, porém como eu era acomodado a ranitidina, nunca havia feito uma dieta eu era todo errado, mas agora eu tô fazendo a dieta e fui experimentar a ficar sem os remédios por um dia e veio forte denovo a azia. Morro de medo tenho PAVOR de cirurgia e tbm não quero ficar a vida toda tomando remédio, será que meu caso é cirúrgico doutos ou é um caso simples de resolver? e como não tô podendo gastar muito com remédios será que se eu tiver que ficar com um tratamento mais longo eu poderia voltar com a minha ranitidina de 150mg ou é perigoso usá-la por muitos anos? E por último doutor, na endoscopia que fiz, na parte da esofagoscopia deu que não se observa refluxo, mas eu tomei uma ranitidina na noite anterior ao dia da endoscopia, a ranitidina pode ter omitido a doença do refluxo em mim no resultado ou se não apareceu é pq eu não tenho essa doença? Vou aguardar as respostas ansioso doutor, muito obrigado.

Carlos Alberto Rey disse...

Renato:
1. Somente a ranitidina, sem dieta e acompanhamento não resolve RGE.
2. Só é possível dizer sobre a complexidade de seu quadro através de uma consulta, com anamnese completa, avaliação física e de exames complementares.
3. procure ajuda da homeopatia - certamente ela irá lhe auxiliar bastante.
4. passe em consulta com um(a) nutricionista para ser orientado sobre sua dieta.
5. se for necessário fazer cirurgia, não adianta ter medo: tem de enfrentar para resolver seu problema de saúde.
Saudações!

Cerimonial Iluminar Music disse...

?Grande DR... chegou os resultados.

Nem vou postar aqui, pq senão vou deixar o sr maluco, pq deu tudo diferente.

a minha duvida é a seguinte:

1- diferença entre Hernia hiatal e Alargamento do Hiato

2- O que é refluxo gastro esofágico proximal e refluxo gastro esofágico fisiológico

3- Comprimidos de Dipirona, Benegrip, Aspirina e até mesmo IBP "Disparam" meu refluxo ao extremo. (Existe uma substancia em comprimidos que pode ser um gatilho?)

4- Não sinto melhoras nenhuma com os melhores IBP, entretanto com dieta e atividade fisica o meu refluxo vai para quase 0. Qual a Relação disso!



Um Grande Abraço DR.

Carlos Alberto Rey disse...

Cerimonial: infelizmente não posso responder suas perguntas desta vez. Fogem do escopo do blog. Isso seria possível em uma consulta médica, portanto, sugiro a você que procure seu médico e converse com ele a respeito de todas as suas perguntas.
Saudações.

Carlos Alberto Rey disse...

Cerimonial: infelizmente não posso responder suas perguntas desta vez. Fogem do escopo do blog. Isso seria possível em uma consulta médica, portanto, sugiro a você que procure seu médico e converse com ele a respeito de todas as suas perguntas.
Saudações.

Anônimo disse...

Doutor muito se fala hoje do cloreto de magnesio, mas ele pode mesmo melhorar ou curar a esofagite, gastrite e problemas estomacais? grato

Carlos Alberto Rey disse...

Roberto Elias: não conheço ação de cloreto de magnésio para o tratamento de RGE.

Anônimo disse...

doutor, há 4 meses tomo esomeprazol 40 mg 1 x ao dia com pouca melhora, a garganta queima. Tenho esofagite e refluxo. Não quero aumentar a dose pra 80 mg ao dia como propos meu medico. Devo tentar mais alguns meses o esomeprazol e dieta ou pedir pro medico trocar a medicação? Dr,. meio copo de leite de manhã com um pouquinho de café pode me fazer mal? faço dieta, mas não consigo ficar sem esse café com leite de manhã, será isso que está atrapalhando meu tratamento?

Unknown disse...

Bom dia Doutor, preciso de sua ajuda.

Bom dia Doutor,

Por favor, pode me responder uma pergunta?

Eu tenho hernia de hiato a mais de 10 anos / esofagite / gastrite cronica e refluxo meus exames apresentam 15mm de hernia e na manometria consta: hipotonia intensa de esfincter esofagico inferior/ PH metria constou: refluxo gastroesofagico em niveis patologicos ortostatico e supino . A oito meses venho sentindo muita falta de ar, mas os medicos falam que não é so estomago o que pode ser então?


Grato


Marcio

Carlos Alberto Rey disse...

Roberto: existem outros recursos terapêuticos para o tratamento do RGE. Converse com seu médico e passe por uma nutricionista para que ela lhe oriente sobre a alimentação. Outra boa opção é a homeopatia.

Carlos Alberto Rey disse...

Marcio Vicente: pela sua descrição, PARECE que você teria indicação de cirurgia como a citada neste post.
Converse com seu médico para saber a possibilidade de correção cirúrgica de seu problema.

Anônimo disse...

Dr o tecta, Pantoprazol magnésico di-hidratado é muito superior ao pantoprazol?

Carlos Alberto Rey disse...

Roberto, por favor leia: http://drcarlosrey.blogspot.com.br/2015/06/diferencas-existentes-entre-os.html

Carlos Alberto Rey disse...

Roberto, por favor leia: http://drcarlosrey.blogspot.com.br/2015/06/diferencas-existentes-entre-os.html

Renato disse...

Boa tarde doutor, agradeço pela resposta. No meu caso a azia sempre some com a ranitidina, pelo menos por 24 horas, e se o meu caso fosse cirúrgico eu só poderia fazer a cirurgia daqui a 4 anos mais ou menos por motivos financeiros. Será que se a minha azia voltar depois que eu parar de tomar esses remédios eu poderei voltar somente com a ranitidina e fazendo a dieta do nutricionista, ja que o senhor disse que ranitidina sem dieta não resolve a RGE? E na minha endoscopia não veio nada em relação a rge, será que pode ter omitido algum resultado minha endoscopia já que tomei ranitidina uma noite antes de fazer? Um dos médicos disse que meu caso não é cirúrgico, pois minha hernia de hiato é pequena, isso procede? Agradeço a atenção doutor!

Carlos Alberto Rey disse...

Renato: pela ordem de perguntas -
1 - não sei;
2 - não e
3 - sim.

Saudações.

Anônimo disse...

Dr. minha pele está amarelada pelo uso do nexium, isso é motivo para eu interromper o tratamento? outra duvida, chá de limão faz mal pra quem tem refluxo? obrigado

Carlos Alberto Rey disse...

Roberto, são as seguintes as reações adversas do esomeprazol:
Reações comuns: dor de cabeça, dor na barriga, diarreia, gases, constipação, enjôo e vômito.
Reações raras: coceira, urticária, boca seca, tontura e dermatite.
Não há relatos de "pele amarelada".
Fico devendo instruções para sua pergunta, por não conhecer este efeito indesejável do medicamento.

Rosana Bicudo disse...

Doutor, o chá de espinheira santa deve ser tomado antes ou depois das refeições? é melhor chá ou capsulas?
Estou tomando nexium e vejo meu rosto um pouco amarelado, isso tem algum problema? obrigada

Carlos Alberto Rey disse...

Rosana: chá de espinheira santa - tanto faz a hora que se toma.
Não há referências de "pele amarela" no uso de esomeprazol, portanto, sugiro que você passe em uma consulta para averiguar a causa desta alteração.

Unknown disse...

Oi!
Dr.Carlos,eu estou com um bolo na garganta, arrotando muito e com um tipo de catarro transparente, eu fui no Gastroenterologista ele pediu pra fazer uma endoscopia alta, o resultado foi gastrite erosiva.
sendo que a otorrinolaringologista pediu para fazer um exame que detectou refluxo, então estou com gastrite erosiva mais refluxo, o medico passou esomex de 40mg estou utilizado faz 35 dias e não obtive melhoras visíveis, estou preocupada porque tem dias que parece que estão apertando minha gargante e fora o catarro transparente que é horrível.

Carlos Alberto Rey disse...

Thatiane: minha sugestão é que você procure conversar bem com um médico gastroenterologista para ter uma conduta ainda melhor para seu quadro. Tem como melhorar sua situação, com certeza.

Unknown disse...

Olá Dr. Carlos
Fui ao Gastro com uma queixa de bolo na garganta, me submeteram a uma endoscopia, onde foi diagnosticado gastrite inativa e esofagite, ambas crônica leva, tenho tomando Pantoprazol 40mg, duas vezes ao dia, a dois meses e faz 4 dias que começou uma queimação no abdômen, que no inicio era do lado esquerdo logo abaixo das costelas, e agora esta focado no estomago, sinto enjoo e anciã de vômito mas não chego a vomitar, tomo agua de coco em caixinha onde ocorre melhoras. Estou conseguindo comer normalmente mas sempre evitando grandes quantidades, sou Analista de Sistemas, atualmente não tenho muito stress, apenas preocupações por conta da minha saúde, embora semana passada trabalhei em uma demanda um pouco pesada.

Pergunta:

Mesmo tomando Pantoprazol 40mg duas vezes ao dia e por dois meses, pode acontecer esse desconforto no estômago?


Antes o que me incomodava mais era a sensação do bolo na garganta.

A biopsia deu negativo para aquela bactéria.

A doutora que estou me tratando falou para retorna depois de dois meses para avaliação, dia 17, retornarei.

Obrigado Dr. Carlos, suas orientações são de grande ajuda para mim, Deus continue lhe abençoando.

Carlos Alberto Rey disse...

Nunes: o tratamento completo deste quadro abrange o medicamento, correção dietética e, algumas vezes, acompanhamento psicológico.
Não se pode ter por base apenas uma medicação.
É preciso, no mínimo, fazer correção alimentar completa e adequada para cada caso.

«Mais antigas ‹Antigas   401 – 580 de 580   Recentes› Mais recentes»