Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de março de 2011

Tratamento cirúrgico do refluxo gastro-esofágico




A cirurgia anti-refluxo pode ser convencional ou laparoscópica, ambas operações de fundoplicatura, que é uma técnica que modifica a região do estômago chamada de fundo gástrico.

Ambas as técnicas são equivalentes no que diz respeito ao desaparecimento dos sintomas, com base em observações por períodos de até três anos.

Convém mencionar que os resultados das fundoplicaturas dependem da experiência do cirurgião em operações.

Indicações para tratamento cirúrgico de refluxo gastro-esofágico:

Pacientes que não respondem satisfatoriamente ao tratamento clínico, inclusive aqueles com manifestações atípicas cujo refluxo foi devidamente comprovado;

Pacientes dos quais é exigido tratamento de manutenção com IBP (medicamentos para o tratamento do estômago), especialmente aqueles com menos de 40 anos de idade;

Casos em que não é possível a continuidade do tratamento de manutenção, por exemplo, a impossibilidade de arcar financeiramente com os custos do tratamento clínico a longo prazo.

Mais informações:

A conduta cirúrgica apropriada depende da extensão e da localização da estenose, bem como da avaliação prévia da função motora do corpo do órgão, realizada por meio da manometria (aferição do nível pressórico na região de transição entre esôfago e estômago).

Nas estenoses baixas (retrações de tecido esofagiano, com redução do espaço para os alimentos passarem), com função motora normal, está indicada a fundoplicatura total. Quando existir disfunção motora significativa, a fundoplicatura parcial mostra-se adequada.

Nos casos em que se observa estenose longa e filiforme, o tratamento cirúrgico mais apropriado é a ressecção com abordagem torácica.

Há muito mais o que dizer e estas são apenas algumas informações sem intenção mínima de esgotar o assunto.

580 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 400 de 580   Recentes›   Mais recentes»
Carlos Alberto Rey disse...

A cirurgia não é cem por cento garantida, de modo algum. Há, infelizmente, risco de que o problema retorne, mas, só há como saber avaliando caso a caso.

Franklin Correia disse...

Doutor fiz cirurgia de DRGE em novembro/2012, estou bem, não sinto mais queimação, não tive mais esofagite, vida normal. Porem hoje passei mal, acredito que foi alguma alimentação que comi e ai deu muita ancia de vomito. Tentei vomitar mas não consegui, não saiu se quer uma gota de vomito. Meu medico disse que eu nunca mais iria vomitar e que seria muito dificil. Mas ja estou bom. Ja alimentei e tudo normal. Eu apenas gostaria de saber se como deu ancia de vomito em mim e ai eu forcei vomitar, fiz muita força, e ai eu gostaria de saber se prejudicou minha cirurgia. Sera que eu fiz mal tentar vomitar? OBS. confio no medico que fez minha cirurgia.

Carlos Alberto Rey disse...

Vá ao seu médico para que ele examine você e diga se está tudo bem, pois a única forma de saber se está tudo bem com você é examinando...

Unknown disse...

Dr. Carlos, boa noite, Feliz Pascoa!. Gostaria de tirar 02 duvidas com o senhor. 1- Tenho intolerância a Lactose e estou tomando um leite da Piracanjuba com Zero Lactose. Na sua opinião o leite pode estar influenciando na não melhora dos sintomas persistente que estou tendo em relação ao refluxo(tosse e pigarro). 2- estou buscando obter o máximo de informações possíveis sobre a doença e seu controle sem te que submeter-se a cirurgia , e li em blog sobre chá de espinheira santa, aloe Vera em gel e acupuntura e suco de couve ,o senhor pode dar alguma opinião sobre essas opções, pode ser usada em conjunto com os remédios ( Pariet, esomeprazol e outros..) para ajudar nos controles das crise.Desde já agradeço , Obrigado.

Carlos Alberto Rey disse...

Edilaine, sugiro que você procure um nutricionista e um médico homeopata para ajudar você em seus propósitos de evitar a cirurgia.
O auxílio de bons profissionais é muito mais efetivo do que pesquisas pessoais.

Unknown disse...

Olá, Dr. Carlos.
Tenho refluxo há 2 anos, surgiu após o nascimento de minha primeira filha. Sinto um desconforto muito grande na garganta, como se tivesse constantemente inflamada. Já fiz tratamento com nexum e não surtiu efeito. Também tomei tecta, achei que melhorou, mas no final do tratamento, voltei a ter crise na garganta. Fiz uma endoscopia e descobri que tenho Hagapilori. Hoje,tomo apenas momtilium (3x) e as crises voltaram. VC acha que a bactéria aumenta as crises de refluxo? Meu trabalho depende da minha voz e é muito ruim falar constantemente com a garganta inflamada. vc acha que deve fazer a cirurgia ou devo esperar um pouco mais??

Carlos Alberto Rey disse...

É extremamente necessário eliminar o H. pylori. Ele pode ser a causa de todos os seus desconfortos!

Letícia disse...

Olá, fui diagnosticada com esofagite, o médico receitou tecta 40mg que é um medicamento de alto custo, gostaria de saber se posso fazer uso do pantoprazol 40mg, li que o tecta é pantoprazol magnesio e o outro é sódico, será que pode me informar a diferença entre os dois e se é possivel a substituição. Obrigado.

Carlos Alberto Rey disse...

O pós-operatório é variado de pessoa para pessoa.
Normalmente o quadro se estabiliza em 2 ou 3 meses...

Paula Pacheco disse...

Bom dia Dr. Carlos, meu marido já faz aluns anos que reclama de azia, arrotos frequentes, dores no peito, refluxo frequente. Somente agora que ele fez uma endoscopia, e o resultado foi o seguinte:
Hiato esofágico severamente alargado, no esofago mucosas com erosões maiores que 5mm com 2/3 de circunferência. Hernia Hiatal por deslizamento pequena e Esofagite erosiva de refluxo tipo C de Los Angeles.
É recomendado cirurgia nesse caso?

Tamiris Monteiro disse...

Olá Dr. Carlos Rey. Primeiro, parabéns pela iniciativa de tratar do assunto. Tenho 25 anos, fui diagnosticada com refluxo e o médico disse que sou uma forte candidata a fazer a cirurgia, pois não respondo ao tratamento medicamentoso e sigo a risca todas as orientações quanto aos cuidados que deve-se ter no dia a dia. A princípio, fiquei bem animada por saber que eu teria uma alternativa para me curar, mas ao ler os comentários aqui pude notar que existem muitos casos cirúrgicos de insucesso. Fiquei bem triste e confusa. Você como médico, pode me dizer se a maioria dos casos o refluxo volta? Quando a cirurgia vale realmente a pena, já que existe o risco de não funcionar?

Luiz disse...

Dr...boa noite! Tenho 39 anos e fiz uma cirurgia de hérnia de hiato a 3 anos...tbm tenho esofago de barret. Após a cirurgia nunca mais senti nada....nem sintoma de antes da cirurgia. Agora parece que eles querem voltar...como a asia...isso é possível? A cirurgia não é definitiva?

Carlos Alberto Rey disse...

Nenhuma cirurgia tem garantia de sucesso absoluto. Elas têm grandes chances de acerto, mas nunca cem por cento...

Unknown disse...

Dr carlos, me dê uma orientação.
Há pelo menos 10 anos façoa acaompanhamento com gastro por causa de refluxo e má digestão, gases e estufamento. Na última endoscopia realizada em março deste ano fui diagnosticada com Esôfago de Barett e Hernia hiatal por deslizamento, essa última já diagnosticada desde a primeira endoscopia. Na Biopsia deu "raros focos de metaplasia intestinal e displasia leve.
Meu gastro me indicou tratamento clínico co tecta e montilium e disse para apenas acompanharmos com endoscopia de 6 em 6 meses.
Consultei a opinião de um cirurgião gastro que indicou a cirurgia, mas estou muito aflita. Tenho uma filha de 8 meses e tenho muito medo de evoluir para um cancer e tb tenho muito medo da cirurgia, pois já vi vários depoimentos de insucesso.
O que o senhor , com sua experiência, me recomenda?
Atualmente estou assintomática e tenho 29 anos.

Unknown disse...

Caro dr Carlos, venho através desta fazer algumas perguntas sobre meus sintomas que venho enfrentando devido a um refluxo, sofro de queimações constantes e tenho a sensação de queimação o tempo todo, preciso de uma ajuda, estou tomando o pantoprazol 40mg e tenho gastrite, sou muito ansiosa e nervosa , estou no termino de minha faculdade e estou em projeto de monografia, minhas dores são constantes e não faço dieta, sou muito teimosa, não faço a elevação de 15 cm da cama, sou a única da minha casa que tenho a doença, não tenho quadros na família de gastrite, meu medico não e muito bem entendido, quer me tratar com pantoprazol durante 3 meses, acho que existe medicamentos mais eficaz no tratamento da doença, sei que existe bombas de prótons mais forte como o tecta e o nexium, quem me indicou seu site foi o Raynner e ele segui suas orientações e esta bem, esta tomando aquele medicamento o homeopatico, minha ultima endoscopia tem cerca de 01 ano, nunca fiz Ph- metria, gostaria de um parecer do senhor, tenho medo da gastrite virar ulcera ou algo mais grave como o barret .

Carlos Alberto Rey disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carlos Alberto Rey disse...

Resposta para Edilaine: como já citei anteriormente, há possibilidade de que a cirurgia não resolva completamente o problema e o refluxo pode retornar.

Carlos Alberto Rey disse...

Para Carla Frederico:
O Tecta não me parece mais eficiente do que o esomeprazol, que é mais barato e antes de pensar em cirurgia, procure um médico homeopata para lhe orientar um tratamento.

Carlos Alberto Rey disse...

Para Nubia Nara:
É necessário faer o tratamento...
Caso contrário, como melhorar?
Você pode fazer, sim, tratamento homepático, sem receio, mas será necessária a disciplina para obter sucesso.

valquiria disse...

Dr Carlos venho através dessa mensagem tirar mais uma duvida. Neste mês de maio completo 10 meses de cirurgia, como já disse me sinto otima a respeito e gostaria de saber se posso frequentar a academia? ou ainda é cedo e pode me prejudicar hoje ou mais a frente? muito obrigado mais uma vez por sempre está tirando minhas duvidas. Um grande abraço.

Carlos Alberto Rey disse...

Teoricamente você pode praticar esportes sob orientação de um professo de educação física.

Unknown disse...

Olá Dr. Carlos, meu nome é Rômulo e estou aqui em seu blog para procurar sua ajuda. Estou muito desesperado porque não suporto mais as ânsias de vômito que não cessam já faz 3 meses e que devido elas, acabo não me alimentando direito e já emagreci 11 quilos. Preciso de uma solução urgente, e creio que sua resposta poderá me trazer muita esperança. Muitas pessoas comentam que o tratamento cirúrgico não funciona, e isso me deixou muito abalado, pois a única esperança que tinha era a cirurgia. Agora lhe pergunto: A cirurgia para a cura do refluxo gastro-esofágico realmente resolve o problema de uma vez por todas?

Carlos Alberto Rey disse...

Rômulo, nenhuma cirurgia tem 100% de resolução, mas pela sua descrição, parece ser uma boa solução para seu problema! Eu arriscaria!

Unknown disse...

Boa noite Dr. tenho 34 anos e hoje descobrir que estou com refluxo gastro esofágico de grau acentuado.
Gostaria da sua opinião referente tratamento e riscos que corro com esta doença.

Carlos Alberto Rey disse...

Rosana, por favor, leia o post de hoje sobre RGE.
Grato!

Unknown disse...

Dr, fiz a cirurgia faz 7 dias, e continuo com ansia após as refeições, voltando em minha boca o alimentos, e nao tive nunhuma dificuldades ao engolir.. É normal? Estou preocupada, será que não deu certo a minha cirurgia?

Carlos Alberto Rey disse...

Ainda é MUITO cedo para você se preocupar com o resultadoda cirurgia. É preciso aguardar cerca de dois meses para que seu quadro se estabilize e você possa avaliar!

Unknown disse...

Dr, Carlos , Boa noite. Gostaria de saber se é possível manter contato com algumas dessas pessoas que já fizeram a cirurgia , para troca de experiência e saber como a cirurgia evoliu, a sua durabilidade , enfim todas as duvidas que cercam a nos que teremos que fazer a cirurgia.Desde já agradeço.

Carlos Alberto Rey disse...

Podemos tentar montar um Grupo no FB:

https://www.facebook.com/groups/1461401654102064/

Vamos tentar?

Unknown disse...

Sim, é claro o que devo fazer? Estou me preparando para fazer a cirurgia, passados quases 6 meses de descobri ao doença e o que esta doença, já fiz de tudo( remédio, dieta, homeopatia, psicoterapia)é claro confiando em Deus em primeiro lugar e buscando nele força para suporta tudo o que a doença nos traz, enfim , melhorei mas não tenho qualidade de vida, estou tao magra que já estou quase desnutrida. Acho muito valido meu email de contato no face é kel-1973@hotmail.com.
Obrigado .

Carlos Alberto Rey disse...

Por favor, veja o link para o Grupo no FB já publicado na minha resposta anterior!

Idenildo Torres disse...

Boa noite dr. Fiz a cirurgia de refluxo para fazer as válvulas dia 28/5/2014 e hoje fazem 31 dias e ainda contínuo sentindo muita queimacao na garganta , principalmente depois que alimento , não quero fazer mais esta cirurgia nunca mais , por favor me indique um remédio homeopático. Aguardo vosso retorno. IDENILDO TORRES..

Carlos Alberto Rey disse...

Idenildo, você precisa passar por uma consulta com um médico homeopata! Não se "indica" uma medicação homeopática sem sequer uma consulta com anamnese e exame físico.

Unknown disse...

Boa noite Dr. Carlos quero fazer a cirurgia do refluxo quanto custa a cirurgia?

Carlos Alberto Rey disse...

Você precisa passar por uma consulta com um cirurgião para fazer uma avaliação e questionar sobre o valor da consulta.

F. Alexsandro disse...

Boa noite meu nome é Alexsandro tenho 33 anos, descobrir ao fazer uma endoscopia que tinha esofagite de refluxo e o médico solicitou uma manometria e uma phmetria os resultados foram para manometria a conclusão deu eletromanometria esofágica normal, e na phmetria o indice de demeester: 25,2. Ocorreram 25 episódios de refluxo no canal 2 distal e 3 no canal 1 proximal, sendo que 2 duraram mais de 5 minutos no canal 2 e 1 no canal 1.
O maior refluxo durou 63:24 minutos e ocorreu durante a posição de decúbito e pós prandial.
A porcentagem do tempo em 24h com ph esofágico abaixo de 4, isto é, (%)ph <4 foi de 4,7% no canal 2 distal e 5% no canal 1 proximal.
Não ocorreram sintomas sentidos pelo paciente.
Dos 65 minutos de refluxo exibidos pelo paciente, 63 ocorreram durante o decúbito o que revela uma intensa influência do decúbito no refluxo.
Com base nesse resultado dos exames o Sr. Dr. Carlos acha que devo passar por uma cirurgia ou não. Se não optar por uma cirurgia e não tomar nenhum medicamento corro o risco de algum problema mais sério?

Idenildo Torres disse...

Boa noite Dr. Carlos , obrigado pela resposta anterior , estas válvulas que foram feitas para curar o refluxo elas podem demorar até quantos dias ou meses para funcionarem corretamente ? Idenildo Torres. ..

Carlos Alberto Rey disse...

Complexo, Franscico. Eu não arrisco palpite sem avaliar um paciente. Resultados de exame não substituem anamnese e exame clínico completos: apenas reforçam ou não o que se levanta em uma consulta.

Sinto por não poder ajudar desta maneira.

Carlos Alberto Rey disse...

Idenildo, a evolução depende de uma série de fatores, inclusive do organismo do paciente operado em suas condições gerais.

Loja do Sinuqueiro - Tira dúvidas disse...

olá, Dr. Carlos
meu nome é Geandra tenho 31 anos, e ja faz mais de 10 anos que eu sofro com refluxo, o meu principal sintoma é muita tosse noturna. Atualmente, essa tosse tem piorado e muito, inclusive fiz uma phmetria, que deu o seguinte resultado: refluxo gastro-esofagico patologico (ereto e supino); correlação positiva entre unico sintoma registrado e refluxo e presença de refluxo proximal (supra-esofagico).o episodio de refluxo de maior duração foi de 53min, episodio de refluxo: 95. O meu medico me recomendou a cirugia, mas estou com receio, se realmente devo fazer. Qual a sua opinião?

Carlos Alberto Rey disse...

Geandra. Pela sua descrição, dá para dizer que seu médico tem razão na indicação da cirurgia. Mas, é você mesma quem tem de resolver com relação a fazer ou não... Eu, em seu lugar, talvez me submetesse à cirurgia.

Idenildo Torres disse...

Deus abençoe , vou rezar muito para o senhor Jesus Cristo restabelecer todas as funções destas válvulas , o médico receitou um antidepressivo para acalmar minha ansiedade , vou fazer uma endoscopia com 32 dias de operado , isso é perigoso para a cirurgia , mais falei com o médico que queria ver se tem algo de errado com as válvulas.

Carlos Alberto Rey disse...

Idenildo, estou na torcida por você!

Unknown disse...

Bom dia Dr. gostaria de saber se os meus constantes enjoos podem estar associados ao refluxo. Já tomei todos os "zóis" omeprazol, pantozol, pantoprazol e atualmente estou tomando um sublingual "vonau flash" além dos enjoos sinto queimação e a comida voltar após as refeições.

Unknown disse...

Bom dia Dr Carlos, fiz a PH Metria e o resultado foi nº de refluxos 66
nº de refluxos por mais de 5 min 1
refluxos mais longos 6
% de tempo PH menor 4 3.0. No dia do exame não fui trabalhar para não ficar exposta com o aparelho, nesse dia não senti nada que sinto normalmente. Ainda sinto muitas dores, mesmo seguindo a dieta. Qual sua opinião?

Abs,
Kate Soares

Carlos Alberto Rey disse...

Daiane: sua resposta é sim. Seu enjôos podem estar relacionados com refluxo GE.

Carlos Alberto Rey disse...

Kate: pela sua descrição, parece haver necessidade de cirurgia corretiva.

Unknown disse...

Oi Dr. Carlos. Tenho Esofagite por Refluxo Grau B, hérnia hiatal por deslizamento de pequeno volume, gastrite enantematosa leve de corpo e antro e bulbo-duodenite leve (diagnosticada com Doença Celíaca). Meu médico indicou cirurgia. Gostaria de saber após a cirurgia preciso esperar muito tempo para engravidar? Tenho 28 anos.
Obrigada

Carlos Alberto Rey disse...

Cerca de um ano é uma margem de segurança boa para você!

Marize disse...

Prezado Dr. Carlos, me sobrinho fez há 3 meses fundoplicatura e o técnico aspirou pela traqueostomia um líquido que ele diz ser da alimentação enteral...Hoje ele teve insuficiência respiratória e vomitou um líquido amarronzado e um pouco de sangue o raio x deu normal... Nossa dúvida é a fundoplicatura pode ter se desfeito? Qual exame devemos exigir que o médico faça?
Desde já agradecemos a atenção
Marize

Carlos Alberto Rey disse...

Seu relato infelizmente não é preciso. Não tenho recursos para responder sua pergunta. Recomendo que o paciente volte para uma consulta com o médico cirurgião para sanar eventuais problemas que ele tenha.

Unknown disse...

Dr, fiz a cirurgia faz 1 mês e 10 dias, e continuo com ansia após as refeições, voltando em minha boca o alimento e as vezes quando como, meio que afogo e sobe o alimento e acabo soltando um pouco desse alimento .. É normal? Estou preocupada, será que minha cirurgia não deu certo?

Carlos Alberto Rey disse...

Monique, neste período ainda é considerado normal ter esses sintomas. A estabilização pós-operatória pode demorar alguns meses.

Unknown disse...

Olá Doutor, tudo bem? Iniciei um tratamento com Omeprazol no ano de 2009, pois o resultado da endoscopia apontou "hérnia de hiato". Passados 04 anos com uso constante de 40mg por dia, apresentei um quadro de esofagite que me incomodou muito no ano passado. Fiz nova endoscopia que não indicou a "hérnia de hiato". Fiz a manometria que não apontou a "hérnia de hiato". Não consegui fazer a phmetria. Iniciei um tratamento com Tecta (80mg diários por 3 meses, depois 40mg por 1 mês, depois 40mg seg/quarta/sexta), porém não funcionou: mas tomando 80mg diários fico bem. Minha pergunta é: qual é a minha doença? Devo operar? (Tenho 33 anos, 1,83m, 98Kg, ex-fumante) Posso continuar tomando remédios pro resto da minha vida? Muito obrigado, seu trabalho e dedicação me impressionaram! Abraços

Carlos Alberto Rey disse...

Sinceramente, Henrique, eu, em seu lugar, procuraria um médico homeopata para me tratar! Não parece, pelo seu relato, caso para cirurgia!

Unknown disse...

Ola Dr.Carlos fiz a cirurgia de refluxo dia 01/07/14 já estou com 22 dias de cirurgia já estou conseguindo alimentar de sopas leves ,mas fax ums 3 dias que estou sentindo uma leve queimação no estomago ,quero saber se istou é normal ?

Carlos Alberto Rey disse...

Ainda é considerado normal. O período de adaptação pós-cirúrgica é bastante variável para cada pessoa.

Idenildo Torres disse...

Boa noite dr. Já conversei com o sr. Antes , fiz a cirurgia de refluxo dia 28/05/14 e dia 30/06/14 fiz a endoscopia digestiva alta , e o resultado deu esofago normal e fundoplicatura bem constituída , mais mesmo assim continuo sentindo queimacao na garganta todos os dias , o médico disse que é impossível eu sentir isso , é que coisa da minha cabeça fraca , e não é viu dr ainda sinto esses sintomas , esse resultado da endoscopia mostra que tá tudo bem mesmo ? Posso também iniciar um tratamento com um dr. Homeopata ? O que o sr. Acha ? Obrigado e Desculpas por encomendar de novo ....

Carlos Alberto Rey disse...

O tratamento homeopático é sempre adequado, ajuda bastante e pode até mesmo evitar ou reduzir a administração de medicamentos alopáticos!
Procure um médico homeopata SEMPRE!

Unknown disse...

Olá. Sofro com refluxos faz aproximadamente dois. Na última endoscopia, foi diagnosticada hérnia hiatal por deslizamento com provável esôfago de barrett curto e gastrite endoscópica enantematosa moderada. Não posso tomar remédios da família do omeprazol, pois tenho reação alérgica (coceira, inchaço e urticária). As chances de desenvolver um câncer são poucas? Seria o caso de se considerar uma cirurgia? Obrigada

Carlos Alberto Rey disse...

Há outros medicamentos além dos "prazóis" disponíveis para tratamento de problemas deste tipo. Inclusive homeopáticos, além de dietas adequadas para reverter o quadro.
Chance de câncer? Difícil responder... Melhor pensar no que é mais simples, primeiro.

Renato disse...

Dr. Carlos, boa tarde. Fiz uma videolaparoscopia em 2002 e aparentemente fiquei bem. Em 2011 tive uma trombose total na artéria esplênica e parcial na mesentérica e hepática. Tomei marevan por 1 ano e faço os exames de controle regularmente. Depois que tive a trombose (em Agosto de 2011) comecei a sentir uma dor chata atrás do esterno/costela direita. Fui a um gastro (devido ao histórico) e o mesmo que disse (depois de alguns exames) que eu tinha uma migração parcial da válvula anti-refluxo para o tórax. No entanto, tal migração não justificaria tal dor. As dores aumentaram bastante e depois de muita luta, os médicos decidiram reoperar a hérnia, só que desta vez, uma cirurgia aberta (fev/2013). Fiz a cirurgia e durante uns 5 meses fiquei bem. Depois disso as dores voltaram piores só que desta vez com reflexos fortes nas costas. Após novos exames foi detectada nova migração da válvula (neste caso, hérnia paraesofágica). Os médicos decidiram fazer nova cirurgia, só que agora com colocação de tela no diafragma para evitar nova migração. Esta terceira cirurgia foi feita em Jan/2014 e depois dela o quadro piorou muito. As dores aumentaram e se tornaram em muitos momentos impeditivas. Estou com dificuldades para engolir. Fui ao médico e ele se nega a pedir novos exames alegando que está tudo bem? Não sei mais o que faço. Obrigado.

Carlos Alberto Rey disse...

Eu sugiro que você procure a opinião de outra equipe médica e, também, homeopatia para lhe ajudar!

Unknown disse...

Fui operada à 2 meses, e continuo com muita ânsia e líquidos voltando, irei fazer endoscopia daqui tres dias.... Meus sintomas é normal?? Tem algum perigo em fazer endoscopia com a cirurgia recente?? Por que tem pessoas que refazeem a cirurgia???

Obrigada..

Carlos Alberto Rey disse...

Não há contra-indicação para que você seja submetida a uma endoscopia. Ao contrário.

Com relação à persistência dos sintomas, você ainda está em um período no qual eles são aceitáveis.

Casos de re-operação são pouco comuns, mas nós precisamos ter em mente que todas as cirurgias têm riscos e possibilidades de insucessos...

Unknown disse...

Primeiro, agradeço pela sua resposta às minhas dúvidas anteriores. Gostaria de saber das consequências de se usar antiácidos a longo prazo como, por exemplo, risco de deficiência no nível de vitamina B12 (eu sou vegetariana, por isso a preocupação). Ainda sobre os antiácidos, se o estômago não produzir os ácidos, ele não vai virar o esôfago? Agradeço antecipadamente pela resposta.

Carlos Alberto Rey disse...

Não há relatos técnicos de redução de captação de Vit. B12 com uso de anti-ácidos.
Quanto à possibilidade de o estômago "virar" esôfago (ou vice-versa) é impossível, em função de que são tecidos diferentes, embora contíguos.
O que pode acontecer é uma disfunção, ou seja, uma perda ou alteração parcial das funções do tecido, mas transitória.
Por isso, é importante o cuidado constante, não somente com medicamentos, mas também, e principalmente com uma adequada dieta permanente.

Lenir disse...

Boa tarde, fiz uma cirugia de refluxo faz 2,5 anos e ainda não consigo engolir direito, tenho muitos gases, será que ainda vou melhorar. Fui em outro medico e o mesmo disse que os gases são normais e melhoram com o tempo. Só que já é muito tempo, isto pode ficar para sempre?
obrigada
Lenir

Carlos Alberto Rey disse...

Parece que é um tempo longo para que você permaneça com tais sintomas.
Sugiro a consulta com outro especialista.Além disso, sugiro a consulta com um médico homeopata.

gsalviano disse...

Olá, Dr Carlos. Preciso de uma ajuda. Já sou operada de refluxo há 9 anos. O sintoma sempre fui uma terrivel tosse seca.fui recentemente ao médico para avaliação, fiz endoscopia e deu refluxo e uma pequena esofagite. No momento estou em crise de tosse seca.Tomo parieti em jejum, motilium antes do almoço e jantar. Não uso alimenstos com cafeina e acidos. Há mais de 30 dias sofrendo com a tosse, com minha atividades normais comprometidas. Demora mesmo ou tem algo errado na medicação?

Carlos Alberto Rey disse...

Aparentemente nada errado com a medicação. Mas, você já pensou em tratamento homeopático?

Unknown disse...

Bom dia!! Fiz a cirurgia a 3 meses e Graças a Deus resolveu todos os meus problemas. Nao sinto mais nada.
A unica coisa que percebi foi que apos a cirurgia foram os gazes que sao constantes. Queria saber se isso tem alguma coisa haver com a cirurgia ou nao?

Carlos Alberto Rey disse...

Jocilene, difícil responder sua pergunta, sem poder avaliá-la clinicamente.
As causas de flatulência (gases intestinais) são muitas e, inclusive, um estado temporário pós-operatório que tende a se estabilizar em alguns meses.

Unknown disse...

Bom dia Dr Carlos Rey.
Tenho MUITA azia e um pouco de refluxo. Exames apontaram que eu possuo hérnia de hiato e após meses de tratamentos, fui aconselhado a efetuar o procedimento cirúrgico!
Atualmente uso todo dia pela manhã o medicamento prazol de 15mg e isso resolve muito os sintomas!

Minha cirurgia já esta agendada e eu gostaria de saber se posso continuar o uso do medicamento até a véspera do procedimento cirúrgico ou devo suspender o uso do mesmos próximo a data do procedimento? Tenho receio que o mesmo atrapalhe o procedimento.

Aguardo sua resposta.

Obrigado pela atenção!

Carlos Alberto Rey disse...

Richard, pode manter seu tratamento. De qualquer forma, você pode se certificar sobre isso com o médico que irá fazer sua cirugia, não?

Rosana Bicudo disse...

Tenho refluxo proximal refluxo laringo faringeo sofro muito porem dois gastros disseram que a cirurgia nao resolve no meu cado? Pque nao resolve se ja estou com esofagite e hernia de hiato? Nao me adapto a medicamentos, vejo todo mundo fazendo a cirurgia e eu sofrendo ha anos...

Unknown disse...

Dr Carlos.

Estou me sentindo muito mal, tenho refluxo laringofaríngeo e a acidez que se localiza na garganta até o nariz tem me incomodado diariamente, mesmo fazendo uma dieta rigorosa e tomando 40 mg de esomeprazol em jejum.
Estou aguardando uma endoscopia, que pelo SUS demora muito, mas não há outro jeito se não aguardar...
Gostaria de saber se o senhor tem alguma dica pra que eu possa me sentir melhor, ja que os remédio e a dieta não estão fazendo efeito.
Deixo aqui algumas perguntas:
É normal essa acidez continuar mesmo com medicamentos e dieta.
Posso tomar esomeprazol com a ranitidina, será que vai melhorar?
Estou desesperada, não aguento mais me sentir assim, a dieta já é tão sacrificante, ou seja, nada pode, e ainda assim eu continuo mal, isso ta me preocupando.
Grata pela atenção

Carlos Alberto Rey disse...

Procure auxílio de um médico homeopata. Você vai gostar!

Unknown disse...

Bom dia Doutor Carlos! estou a mais de 6 meses com uma tosse seca. fui a um otorrino e o mesmo pediu vários exames inclusive uma endoscopia onde foi nesse exame que o medico prescreveu o meu problema da tosse, que indicou o refluxo e a bactéria H.pylori, ele associou a tosse ao refluxo e me passou Tecta e Montilium e Pyloripac para a bactéria. O problema é que eu não sinto azia e raramente eu tive isso, fiz uma pesquisa sobre o refluxo e não sinto nada dos sintomas do refluxo somente essa tosse seca. Já estou tomando os medicamentos a mais de 1mes e não vi melhora alguma na minha tosse. Sera que é por causa desse refluxo mesmo?

Carlos Alberto Rey disse...

Caro Edfran, sugiro que você passe em consulta com um médico homeopata. Certamente ele poderá lhe ajudar muito para tratar você adequadamente.

Unknown disse...

Dr. Carlos Rey, parabéns pelos esclarecimentos em seu blog, nunca lhe questionei nada, mas pelo histórico de outras pessoas nem foi preciso...
De muita ajuda o seu blog, acalmou meu desespero pós resultado de exames, véspera da consulta que ia fazer.
Parabéns pela paciência!!

Unknown disse...

Boa Tarde Dr. Carlos lembra de mim?
vou relatar meu problema novamente para que o Sr. lembre, pois esqueci dizer um detalhe em um outro exame que fiz com esse mesmo médico segue abaixo:


Estou a mais de 7 meses com uma tosse seca, fiz um consulta com o melhor otorrino da cidade e o mesmo pediu vários exames inclusive uma endoscopia onde foi detectado um refluxo e uma bacteria H.pylori. O médico associou a minha tosse com o refluxo
e receitou Tecta e Montilium para o Refluxo e Pyloripac para a bacteria, ja estou usando a medicaçao a mais de 1 mês e não tive melhoras em relação a tosse, fiz uma pesquisa sobre os sintomas do refluxo e não sinto nenhum desses sintomas somente a tosse mesmo. Será que essa tosse é devido ao refluxo, fiz um outro exame que verifica a laringe e foi detectado um NÓDULO NO TERÇO ANTERIOR DE PREGAS VOCAIS BILATERALMENTE. Aguardo resposta

Carlos Alberto Rey disse...

Edfran, sugiro que você solicite a avaliação de outro otorrino e de um gastro-enterologista para que seu caso seja revisto.
Parece que há algum problema na condução de seu quadro...

Rosana Bicudo disse...

Doutor tenho hernia de hiato 2 cms . Refluxo. Pirose. Vivo com a garganta irritada.meu medico indicou prazol 30 mg 2 x ao dia por 2 meses. Quero saber se essa dose é elevada e em quanto tempo a pirose vai melhorar. Trabalho com a voz e me sinto triste pois a garganta ta sempre inflamada. Obrigada

Cerimonial Iluminar Music disse...

Felipe.

A Cerca de Dois anos, comecei a sentir o sintomos do Refluxo Gastro Esofagico.
Fiz a Endoscopia e deu Esofagite Grau A Erosiva, E de la pra ca... fiz varios tratamentos com Diversos IBP, porem o meu maior tempo com IBP foi 60 dias, em especial o TECTA.
Porem nao me ajudou em NADA

Fiz a PH metria e fui diagnosticado com Refluxo Patologico. E minha manometria acusou que meu esofago esta sem nenhuma motilidade. Por conta do refluxo, e meu EEI esta com pressao 36, sendo que o minimo eh 70 :(

A medica me receitou Pariet por 6 meses.

Eu nao tenho hernia de Hiato nem HP
Apenas sofro do Refluxo que vem me incomodando a muito Tempo...

O Senhor por Experiencia acha que o Pariet 20mg resolveria meu problema por um tempo de 6 meses?

Ela falou que nem posso fazer cirurgia pq meu esofago esta sem motilidade nenhuma.


Qual sua expeiriencia sobre esse relato.. Apenas por titulo de curiosidade.A

Hum Grande abraco e sucesso

Carlos Alberto Rey disse...

Rosana, é impossível afirmar "em quanto tempo você vai melhorar" sem conhecer seu caso com detalhes como, por exemplo, história clínica e exame físico. O medicamento prescrito é muito bom e costuma ser muito eficiente. Quanto à dose... Está dentro do normal, sem problemas.

Carlos Alberto Rey disse...

Felipe, por favor, leia o post de hoje no BLog.
Grato!

Rosana Bicudo disse...

Bom dia Dr. só passei para agradecer sua resposta, me deixou muito tranquila, obrigada pela atenção e parabéns pelo blog !

Rosana Bicudo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carlos Alberto Rey disse...

Cada pessoa tem dificuldades alimentares com alimentos peculiares à sua constituição física. Para algumas pessoas o leite pode ser um fator agravante para o refluxo, tanto o de vaca como o de soja. Mas, não é regra geral.
Publiquei no grupo "Refluxo gastro-esofágico" do Facebook uma matéria sobre a alimentação para quem sofre de refluxo.
Vale dar uma olhada!

Rosana Bicudo disse...

Dr. eu fazia manutenção com pantoprazol e tive uma crise grave de refluxo, o médico que eu fui disse que era porque o remedio era barato, que os melhores eram os caros e me indicou pariet (uma fortuna) e disse que naõ pode ser genérico, ele está certo? os mais caros são os melhores?

Rosana Bicudo disse...

Dr,o senhor já ouviu sobre a descoberta dos EUA de um anel de titânio, o dispositivo linx, será que vai demorar p chegar no Brasil?

Carlos Alberto Rey disse...

Em minha experiência clínica tenho excelentes resultados com Omeprazol (genérico), Pantoprazol (genérico), Lanzoparzol (Lanz) e Esomeprazol (genérico, similar e Nexium).
Não me queixo de nenhum.
Só tomo o cuidado de recomendar aos pacientes que adquiram medicamentos de laboratórios com boa reputação.

Rosana Bicudo disse...

Obrigada, Dr!

Carlos Alberto Rey disse...

Sobre o anel de titânio, por favor leia a matéria no Grupo "Refluxo Gastro-esofágico" do Facebook:

https://www.facebook.com/groups/refluxogastroesofagico/

Rosana Bicudo disse...

Dr se o lanz é o original do lansoprazol , porque em algumas farmácias o lanzoprazol (genérico) é mais caro que o proprio Lanz (ORIGINAL)

Carlos Alberto Rey disse...

Não sei explicar a política de preços dos laboratórios...

Unknown disse...

meu medico indicou o prazol 30 mg, tem mes que acho o prazol e tomo prazol, quando não acho compro o lanz 30, sera que tem problema? grato

Unknown disse...

o medico disse que a cirurgia não serve pra mim pois meu musculo está defeituoso de nascença e não tem como reconstruir esse musculo por onde passa o acido. Mas pque todo mundo tem o mesmo caso que o meu, faz cirurgia e fica um bom tempo curado. Eu quero fazer aquela da fundoplicatura, pois não acho legal ter que tomar inibidores de protons a vida toda, há anos eu tomo e acho que futuramente vai me causar algum dano, fora que É HORRIVEL ter que fazer dieta a vida toda, isso nÃO é vida!

Carlos Alberto Rey disse...

Em minha experiência clínica tenho excelentes resultados com Omeprazol (genérico), Pantoprazol (genérico), Lanzoparzol (Lanz) e Esomeprazol (genérico, similar e Nexium).
Não me queixo de nenhum.
Só tomo o cuidado de recomendar aos pacientes que adquiram medicamentos de laboratórios com boa reputação.

Unknown disse...

Dr. tenho gastrite mas não tenho a bacteria, tenho refluxo e esofagite. Tenho muitos gases que me incomodam, os gases são pela esofagite ou por causa do refluxo? Agardeço a resposta

Carlos Alberto Rey disse...

Faltulência (gases) acontece por vários fatores, como erro alimentar, intolerância a alimentos, má digestão, parasitose intestinal... Não por esofagite ou refluxo.
Quanto ao iogurte e outros alimentos, por favor verifique a dieta sugeria no grupo refluxo gastro-esfágico no Facebook: https://www.facebook.com/groups/refluxogastroesofagico/
Grato.

Cerimonial Iluminar Music disse...

Dr, me chamo felipe

A Cerca de Dois anos, comecei a sentir o síntomos do Refluxo Gastro Esofágico.
Fiz a Endoscopia e deu Esofagite Grau A Erosiva, E de la pra ca... fiz varios tratamentos com Diversos IBP, porem o meu maior tempo com IBP foi 60 dias, em especial o TECTA.
Porem nao me ajudou em NADA

Fiz a PH metria e fui diagnosticado com Refluxo Patologico. E minha manometria acusou que meu esofago esta sem nenhuma motilidade. Por conta do refluxo, e meu EEI esta com pressao 36, sendo que o minimo eh 70 :(

A medica me receitou Pariet por 6 meses.

Eu nao tenho hernia de Hiato nem HP
Apenas sofro do Refluxo que vem me incomodando a muito Tempo...

O Senhor por Experiencia acha que o Pariet 20mg resolveria meu problema por um tempo de 6 meses?

Ela falou que nem posso fazer cirurgia pq meu esofago esta sem motilidade nenhuma.


Qual sua expeiriencia sobre esse relato.. Apenas por titulo de curiosidade.A

Hum Grande abraco e sucesso

Carlos Alberto Rey disse...

Felipe, o Pariet é um bom medicamento para tratar o refluxo, mas, se você não tem motilidade alguma no esôfago, é realmente para se pensar na possibilidade de uma cirurgia.
Veja o post de hoje no blog sobre Acalásia para ilustrar.
Talvez não seja seu caso, mas é bom para conhecimento.
Volto a reforçar: sem motilidade esofagiana há, sim, a possibilidade da necessidade de cirurgia.

Unknown disse...

Dr. Fiz uma operação faz 4 meses, e continuo com ansia, e dores.. Passei em consulta medica hj e ele disse pra mim fazer um tratamento de um.mês para a gastrite. Se continuar os sintomas ele disse q tera q fazer um DILATAÇÃO NA VÁLVULA... Oque é isso? Para fazer isso, precisa se outra operação??? Poderia tirar minha Dúvida... Obrigada

Carlos Alberto Rey disse...

Para a dilatação não é necessário outra cirurgia. Mas, sugiro que você converse com seu médico diretamente para tirar todas as suas dúvidas.

Banco de Narrativas disse...

Olá doutor,
Há uns três anos fui diagnosticado com refluxo gastroesofágico e desde então venho tentando manter sod controle, mas nos últimos 12 meses minhas fezes tem sido predominantemente amarelas e as vezes com alimentos mal digeridos. Este sintoma pode estar relacionado ao refluxo? Obrigado!

Carlos Alberto Rey disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carlos Alberto Rey disse...

Não.

Rosana Bicudo disse...

Dr. o que é refluxo faringo laringeo e qual tratamento? obrigada

Unknown disse...

Boa noite Dr. Carlos, primeiramente deixo claro que enorme é a satisfafação em poder participar do seu blog que tem uma utilidade imensa.
Dr., eu operei do refluxo há 5 anos, pelo motivo da pressão esofagica ser inferior a 5mmhg e em decorrência disto estar com sintomas classicos como queimação, e dores no peito com frequencia, ocorre que 6 meses depois da cirúrgia a valvula afrouxou, retornando todo o problema, e cada dia que passa percebo que o problema piora, sendo que no momento estou tendo sofrendo com faringite, tosse e rouquidão, perguntas: 1- Eu uso o medicamento Rivotril faz 5 anos para dormir, esse medicamento pode estar agravando o refluxo; 2-A reoperação no meu caso pode ser indicada? 3-Essa frouxidao da valvula depois de 6 meses, pode estar relacionada com algum tipo de rejeição do meu organismo? Grato.

Carlos Alberto Rey disse...

1. O Rivotril não é causa comum de problemas re RGE, salvo alguma exceção.
2. A reoperação parece ser indicada em seu caso.
3. Pode haver rejeição. É raro, mas acontece.

Unknown disse...

ola! fiz uma a cirurgia tem 30 dia e agora esta parecendo que estou com um pouco de refluxo eu gostaria de saber como faço para avaliar e se e normal. o Sr. atende aonde. qual hospital .
o sistema nervoso pode trazer o refluxo.

Carlos Alberto Rey disse...

Paulo Sérgio: ainda é considerado absolutamente normal que você apresente algum grau (leve a moderado) do problema, pois a estabilização pós-cirúrgica demora alguns meses.

Cerimonial Iluminar Music disse...

DR... Bom Dia.

Sou o Felipe Novamente.

O Refluxo me fez perder a motilidade do Esofago. "Peristaltismo".

A medica me passou 6 meses de Pariet.

Com sua Experiência, com esse tempo de medicamento , o senhor acha que vou ficar curado do refluxo sem cirurgia e a motilidade do Esofago voltará?

Carlos Alberto Rey disse...

Difícil responder sem saber a REAL causa desta "falta de motilidade do esôfago".
Somente com avaliação completa, incluindo exame físico e exames complementares é que pode dar ao paciente um prognóstico.
Por favor, pergunte à sua médica qual é seu prognóstico.

pira disse...

Hola doutor fiz a cirurgia hernia de hiato a dois meses, estou com dumping, pelo visto ninguem teve esse quadro estou deprimido pensando em nunca mais poder comer nada de doces gostaria de saber qual a sua opiniao sobre ? obrigado pela gentileza

Carlos Alberto Rey disse...

Pira: sugiro FIRMEMENTE que você consulte seu médico para cuidar deste sintoma que você está referindo. Ele precisa lhe orientar como cuidar disso.

Rosana Bicudo disse...

Dr. tenho refluxo e esofagite, tomo há 2 meses 1 pariet 20 em jejum, melhorei 50 por cento, mas a garganta ainda vive irritada, é melhor eu voltar ao meu medico pra ele trocar a medicação ou devo continuar com o pariet por pelo menos mais 1 mês? tomo ha 2 meses apenas , mas achei que a garganta ja deveria estar melhor.

Cerimonial Iluminar Music disse...

Boa Noite DR...

Fiz a manometria esofágica sem Teste Provocativo. E na Constatou que estou com 100% de ausência peristáltica do esófago , por isso que ele perdeu a motilidade, ou seja quando eu como ele esta bem fraquinho para empurrar a comida, as ondas que sairam no grafico sao bem baixas.
Ja na phmetria deu Refluxo Gastro esofágico patológico.
E na Endoscopia deu Esofagite Erosiva Grau A de L.A.
Sem Hernia de hiato e sem HP (Bacteria).

Pariet por 6 meses resolveria meu problema sem Cirurgia?

pira disse...

obrigado Dr

Carlos Alberto Rey disse...

O propósito do Pariet não é tratar o esôfago e sim controlar a acidez do estômago.
Já fiz alguns posts sobre patologias do esôfago, inclusive a perda de motilidade, e sugiro que você leia.

Carlos Alberto Rey disse...

Rosana: eu retornaria ao médico para conversar sobre a manutenção do quadro, mesmo que parcialmente. O tratamento de refluxo é longo, mesmo, mas quando temos dúvidas, temos de conversar com nosso médico!

Rosana Bicudo disse...

Obrigada, Dr

Rosana Bicudo disse...

Dr meu problema é a garganta, pirose, pigarro e dificuldade qdo falo muito, tudo isso á noite, porem meu medico me receitou pariet 20 em jejum, disse que pariet é só 1 por dia e como a minha pirose e refluxo pioram á noite minha pergunta é, pariet é um bom remedio p mim ou é melhor eu pedir pra ele mudar pra outro que eu possa tomar 2 x ao dia? pariet é um bom remedio p refluxo, pigarro e pirose? obrigada

Carlos Alberto Rey disse...

Pariet é um excelente medicamento para gastrite.
Para RGE é necessário que qualquer um destes medicamentos, chamados de inibidores da bomba de prótons, como o Pariet, sejam apenas uma parte do tratamento, que consiste em dieta adequada, ajuste no estilo de vida e mais alguns medicamentos para auxiliar no "funcionamento" do esôfago.

F. Alexsandro disse...

Boa tarde Doutor, já coloquei outras postagens sobre meu refluxo, posso tomar pantoprazol 20mg pro resto da vida sem problemas?

Unknown disse...

tenho pangasrite, esofagite e refluxo, se eu tomar centrum vou prejudicar meu estomago? faço uso de lanzoprazol pro estomago e o centrum pque tenho carencia de vitaminas, algum problema?

Carlos Alberto Rey disse...

Astrogildo, normalmente não há problema algum, mas, cada pessoa tem sua reação própria a medicamentos, portanto, não é possível afirmar se você terá ou não alguma reação...
Mas, vale a pena manter o medicamento citado!

Carlos Alberto Rey disse...

Francisco, cada um tem sua necessidade e, algumas vezes, é necessário fazer determinado tratamento por um período muito longo...
Algumas vezes, a vida toda. Mas, é preciso analisar individualmente. E seu médico pode lhe orientar neste caso.

Cerimonial Iluminar Music disse...

Dr... o senhor já ouviu falar do Protexid? Diz ae que é uma ótima alternativa para cura de gastrite e Refluxo, pois é natural e não traz complicações futuras como os IBP.
O que o Senhor diz a Respeito.

Obrigado pela ajuda

Carlos Alberto Rey disse...

Nada tenho a dizer sobre o Protexid. Sinto muito...

Unknown disse...

ola doutor! fiz a cirurgia a 1 ano, pois meu organismo nao respondeu ao tratamento com os remedios, perdi 14 kg, pois ate a agua voltava. Durante o procedimento cirurgico, tive o baço perfurado, e houve a necessidade da mudanca de procedimento, foi feita por laparatomia. Foi uma recuperaçao dolorosa. Porem desde que a cirurgia foi feita, sinto muitos desconfortos, como gases excessivos, intolerancias alimentares, distensao abdominal, fezes com sangue, dor e plenitude gastrica e muitos "arrancos", SOLUCOS FORTES. Fui fazer a consulta, mas classificaram como normal e recomendaram uso continuo de omeprazol. O que faco?

Carlos Alberto Rey disse...

Sugiro que você procure um médico homeopata para lhe ajudar neste quadro.
Se possível, também, alguém que aplique acupuntura (médico).

Unknown disse...

Olá
Há Alguns meses, tenho tido crises de arrotos na madrugada, e de duas semanas pra cá tenho sentido dor de madrugada, só durmo com o Domperidona, consultei um gastro e ele me disse que estou com refluxo e me pediu uma bateria de exames, tem 23 anos, acho que sou nova pra fazer cirurgia, existe algo que seja reversivel

Carlos Alberto Rey disse...

Sugiro para você também o tratamento com médico homeopata.

Cerimonial Iluminar Music disse...

Bom dia Dr.

Apenas para conhecimento...

O Sr sabe quais princípios Ativos sao usado em medicamento homeopaticos para o Tratamento do Refluxo? E Como eles Agem? Sei que eh bem a Longo Prazo

Carlos Alberto Rey disse...

Homeopatia (do grego ὅμοιος + πάθος transliterado hómoios - + páthos = "semelhante" + "doença") é uma forma de terapia alternativa iniciada por Samuel Hahnemann (1755-1843) quando em 1796 publica a sua primeira dissertação. Baseia-se no princípio similia similibus curantur (semelhante pelo semelhante se cura), ou seja, o tratamento se dá a partir da diluição e dinamização da mesma substância que produz o sintoma num indivíduo saudável. A homeopatia reconhece os sintomas como uma reação contra a doença. A doença é uma perturbação da energia vital e a homeopatia provoca o restabelecimento do equilíbrio. É o segundo sistema médico mais utilizado no mundo. Pesquisas científicas têm mostrado que os remédios homeopáticos são ineficazes e seu mecanismo de funcionamento implausível. Outras pesquisas no entanto, têm mostrado diferença entre os efeitos de medicamentos homeopáticos e placebo. Entre a comunidade médica internacional, a homeopatia é geralmente tida como charlatanismo.

O tratamento homeopático consiste em fornecer a um paciente sintomático doses extremamente diluídas de compostos que são tidos como causas em pessoas saudáveis dos sintomas que pretendem contrariar, mas supostamente potencializados através de técnicas de diluição, dinamização e sucussão que liberariam energia. Desse modo, o sistema de cura natural da pessoa seria estimulado a estabelecer uma reação de restauração da saúde por suas próprias forças, de dentro para fora. Este tratamento seria para a pessoa como um todo e não somente para a doença.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) aconselha os seus estados membros a regular a Homeopatia de forma a garantir a inocuidade dos produtos que são comercializados sem prescrição médica. A OMS reconhece que, apesar de se verificar um aumento da utilização de produtos homeopáticos, são poucos os estados com regulamentação aplicável. Segundo esta organização, é necessário contrariar a ideia de que não existem riscos na administração de produtos homeopáticos devido às altas diluições.

O documento de Estratégia da OMS sobre medicina tradicional 2002 - 2005 “aborda as questões de segurança, qualidade e eficácia da medicina tradicional (MT) e medicina complementar e alternativa (MCA). O principal objectivo destas estratégias é desenvolver um guia técnico de controle de qualidade e segurança para produtos de MT/MCA.”

Os defensores da homeopatia referem-se regularmente aos documentos produzidos pela Organização Mundial de Saúde afirmando que esta promove a implantação desta prática em todos os sistemas nacionais de saúde.

Todavia, a OMS condena o uso da homeopatia contra doenças graves como malária, tuberculose, aids, gripe e diarreia infantil.

No Brasil, é considerada como especialidade médica desde 1980, reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina, tendo sido incluída no Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2006.29 Reino Unido, França e Alemanha também usam a homeopatia em seus sistemas de saúde pública.

Em muitos países não é considerada especialidade médica. Embora alguns estudos individuais aleguem resultados positivos e sugerem maiores estudos, numerosos estudos indicam sistematicamente que homeopatia não é mais efetiva que o placebo.

Unknown disse...

MInha mae fez cirurgia de hernia de hiato. Ela é diarista (faxina pesada) e gostaria de saber quando pode voltar a trabalhar.

Carlos Alberto Rey disse...

Adriano, somente o médico cirurgião pode responder sua pergunta.

Rosana Bicudo disse...

Dr. uma pessoa que tem esofagite, hernia e refluxo pode fazer musculação e tomar whey protein? obrigada

Rosana Bicudo disse...

esofagite , hernia de hiato e refluxo,causam excesso de gases?

Carlos Alberto Rey disse...

Gases intestinais podem causar grande desconforto porque provocam distensão abdominal. Além disso, em determinadas circunstâncias, podem trazer constrangimento social.

O ar engolido ou os gases formados no aparelho digestivo podem ser expelidos por via oral (arroto) ou via anal (gases intestinais ou flatos). A maior parte deles, no entanto, é produzida no intestino por carboidratos que não são quebrados na passagem pelo estômago. Como o intestino não produz as enzimas necessárias para digeri-los, eles são fermentados por bactérias que normalmente ali residem. Esse processo é responsável pela maior produção e liberação de gases.

Em alguns casos, por fatores genéticos ou porque adotaram uma dieta saudável com pouca gordura, mas rica em fibras e em carboidratos, algumas pessoas podem produzir mais gases. No entanto, a maioria das queixas parte de pessoas que produzem uma quantidade que os gastrenterologistas considerariam normal. Estudos demonstram que, em média, um adulto pode expelir gases vinte vezes por dia. De qualquer modo, há como prevenir a maior formação de gases.

Dieta é a palavra-chave para reduzir a produção de gases, uma vez que é impossível eliminá-la totalmente:

* Leguminosas como feijão, ervilhas, lentilhas e soja, entre outras, são causadoras de gases. Ricas em carboidratos não absorvíveis, as leguminosas tendem a fermentar no intestino. Eliminá-las totalmente da dieta pode não representar uma boa solução porque constituem uma fonte importante de proteínas, fibras e outros nutrientes. Uma dica prática e com bons resultados, por exemplo, é deixar o feijão de molho durante a noite. No dia seguinte, a água deve ser trocada por outra antes de cozinhá-lo bem, pois amido mal cozido aumenta a produção de gases;

* Intolerância à lactose é outra causa importante de flatulência;

* Algumas pessoas notam aumento na produção de gases quando ingerem comida ou sucos adoçados com açúcar de frutas (frutose) ou adoçante artificial à base de Sorbitol. Nesse caso, esses produtos devem ser evitados;

* Reserve um tempo tranquilo para as refeições. Mastigue bem os alimentos. Engolir a comida sem mastigá-la direito e às pressas atrapalha a digestão e o bolo alimentar pode chegar ao intestino sem estar digerido adequadamente;

* Procure não falar muito durante as refeições para diminuir o volume de ar deglutido;

* Prefira alimentos ricos em fibras e beba bastante líquido, pois isso facilita o trânsito intestinal. A obstipação retarda a passagem da comida pela parte inferior do aparelho digestivo, provocando maior fermentação dos alimentos e, conseqüentemente, maior produção de gases;

* Preste atenção, no seu caso específico, aos alimentos que podem estar associados a gases. Algumas pessoas reagem mal à farinha (pães, massas, etc.), batata doce, cebola, rabanete, aipo, berinjela e germe de trigo. Alguns vegetais como repolho, brócolis, couve-flor e couve-de-bruxelas, acusados de aumentar a produção dos gases, têm seu consumo recomendado pela Sociedade Americana de Câncer;

* Andar é sempre saudável, pois estimula os movimentos intestinais.

Carlos Alberto Rey disse...

Quem sofre de problemas digestivos pode praticar musculação e tomar suplementos sob a orientação de um profissional de educaçao física e um(a) nutricionista.

Rosana Bicudo disse...

Todos falam que o leite faz mal ao refluxo mas e se eu usar o sem lactose?

Carlos Alberto Rey disse...

No Grupo Refluxo Gastro-esofágico do FB há algumas anotações sobre dieta para esta enfermidade.
Inclusive um vídeo sobre dieta alcalina.
Sugiro que você colha suas informações, táo peculiares, neste grupo, do qual você também faz parte.
Grato.

Unknown disse...

Olá Dr. Carlos, sou Andréia tenho 39 anos. Fiz endoscopia, manometria , ph metria e eco abdômem.Tenho hérnia de hiato, espasmo difuso esofágico e na eco recente apareceu uma bolina na vesícula. Por hipersensibilidade do esofago, tenho muita dor no peito por causa do refluxo. tomo tecta, prazol, enellare e desol pela insuficiência de vitamina D. Eu gostaria de saber se quem tem espasmo difuso esofágico pode fazer a cirurgia da hérnia de hiato. Agradecida. Tenho consulta marcada no gastro cirurgião mas eu gostaria da sua opinião. Faço pilates regularmente e cuido muito bem da alimentação. Estou comendo zero glúten, mas sinto uma canseira e perda de força muscular q não sentia antes e amargo na boca, esses sintomas são d quê afinal?
Obrigada pela atenção.

Carlos Alberto Rey disse...

Andreia, certamente seu médico cirurgião poderá lhe responder essas perguntas com precisão, pois é preciso avaliar você clinicamente para poder lhe responder.
De modo geral você poderia ser submetida à cirurgia, sem problemas.
A "fraqueza" que você cita pode ter muitas causas, entre elas algum problema com a alimentação.

Cerimonial Iluminar Music disse...

Dr, Bom dia.

Quando temos crise de refluxo. Aquela que acordamos a noite com uma queimação terrível, mesmo tomando IBP ela não passa... Qual medicamento que pode aliviar na hora?

Carlos Alberto Rey disse...

Sucrafilm flaconete.

Unknown disse...

Dr depois de 3 meses com pariet o medico quer trocar por lansoprazol 2 x ao dia ,pois não posso arcar com os custos do pariet, tô com medo de nessa troca piorar os sintomas ou ter recaida

Carlos Alberto Rey disse...

Em minha experiência clínica tenho excelentes resultados com Omeprazol (genérico), Pantoprazol (genérico), Lanzoparzol (Lanz) e Esomeprazol (genérico, similar e Nexium).
Não me queixo de nenhum.
Só tomo o cuidado de recomendar aos pacientes que adquiram medicamentos de laboratórios com boa reputação.

Cerimonial Iluminar Music disse...

Dr, o senhor é uma pessoa muito prestativa, são pessoas assim como o senhor que deveriam ter no mundo, ao inves de pessoas insensatas e prepotenes. Esse Blog Contribui de maneira muito significativa e eficaz para nos portadores de DRGE. Mais uma vez, muito obrigado.

Nesta noite, acordei com um sintomas muito forte de Refluxo, tomei duas doses de Patiet (40mg)para ver se diminuía o refluxo, melhorou, porem hj parece que sinto as "lesões" que o refluxo de ontem me ocasionou!

Ontem me alimentei bem, sem excesso e sem nada além do que como, embora, como estava com febre, tomei paracentamol e benegrip.

Percebe que quando tomo esses remédios, ou algumantibiotico como azitromicina, meu refluxo aumenta muito a ponto de eu não dormir, com aquela queimação horrivel. O Sr tem alguma experiência sobre esses fatos?

Carlos Alberto Rey disse...

O álcool é um irritante gástrico fortíssimo e promove a diminuição da formação de prostaglandinas, que são substâncias responsáveis pela proteção de muco do estômago contra o ácido.

Assim como o álcool, o café, medicamentos à base de ácido acetilsalicílico e os antiinflamatórios diminuem esta proteção, podendo levar a quadros de gastrite e, claro, esofagite.

O mesmo fenômeno se dá com vários antibióticos, variavelmente de pessoa para pessoa.

Unknown disse...

Dr. Carlos, fiz uma endoscopia e deu que tenho uma esofagite, a médica disse que tem tratamento clinico e cirurgico, porém como vou precisar fazer também uma cirurgia na visicula, ela quer aproveitar para fazer tb a cirurgia do esofago, tenho dúvidas se devo fazer o tratamento clinico ou cirurgico, pois tenho medo dos riscos. O que devo fazer?

Carlos Alberto Rey disse...

Andréa. faça todo o possível para manter o tratamento clínico e deixe o cirúrgico como última opção.
Essa é minha sugestão.

Unknown disse...

eu quero saber se a barriga e o estomago alto são devido ao refluxo ou pangastrite, tenho os dois. Obrigado!

Carlos Alberto Rey disse...

Um fato nada tem a ver com o outro.
Refluxo não é causador de abdomens volumosos.

Rosana Bicudo disse...

Faço dieta, tomo pariet e mezmo assim a garganta inflamada pelo menos uma vez por semana, será que o sucrafilm pode me ajudar? Obrigada

Carlos Alberto Rey disse...

É possível que sim, Rosana.

Unknown disse...

Dessa vez meu médico indicou lansoprazol 30 de manha e a noite por 3 meses, não é muito tempo? A dose é exagerada? Ele disse que apos 3 meses vou passar a um comprimido de 30 ao dia para manutenção

Cerimonial Iluminar Music disse...

Dr Boa tarde...

Poderia explicar melhor sobre o Sucrafilm?

Exe: Como ele age, como funciona o tratamento com ele, e que Classe ele pertence, se é receptor h2, IBP, Procinético, ETC...

Carlos Alberto Rey disse...

Astrogildo, confie em seu médico!

Carlos Alberto Rey disse...

O sucralfato adere às células epiteliais e muito fortemente à base das crateras das úlceras, tornando difícil lavar o gel da cratera. Em seres humanos, o gel continua a aderir ao epitélio ulcerado por mais de 6 horas. Ele adere mais às úlceras duodenais do que às gástricas. Acredita-se que essa ligação às crateras das úlceras é a principal ação terapêutica do sucralfato. Os antiácidos e os alimentos não parecem afetar a integridade do gel aderente. As proteínas nos alimentos são adsorvidas pela sua superfície, portanto, adicionam uma camada citoprotetora.
Inúmeros mecanismos já foram propostos para explicar os efeitos citoprotetores e cicatrizantes do sucralfato, incluindo a estimulação da síntese de prostaglandina, adsorção de pepsina e estimulação da produção local de fator de crescimento epidérmico.

Cerimonial Iluminar Music disse...

Show de Boa Dr, o Senhor é o Máximo...
Ainda sobre o Sucralfato...
Seria legar trocar uma idéia com meu médico a respeito do uso do sucralfato para tratamento de esofagite erosiva ou mantendo o Pariet 20mg ae por um bom tempo já é o suficiente. Na sua opnião e experiência é claro

Carlos Alberto Rey disse...

É sempre bom conversar com seu médico sobre seu tratamento.

Certamente ele tem condições de lhe orientar adequadamente.

Unknown disse...

acho que no meu caso (garganta) pirose devido a esofagite o sulcrafato não irá me ajudar....tô desesperado, tomo remedio, faço dieta, mas a garganta inflama 1 x na semana....2 meses de pariet...e continua assim
o Meu medico só sabe dizer pra eu ter paciencia e insistir no pariet, mas sou professor e minha voz não é mais a mesma

Carlos Alberto Rey disse...

Astrogildo: sugiro que você procure um médico homeopata para fazer seu tratamento.

Unknown disse...

Dr conhece um homeopata em campinas pra me indicar?

Carlos Alberto Rey disse...

Infelizmente não tenho médico algum para indicar.

Rosana Bicudo disse...

Dr. depois que eu comecei a fazer musculação é que tive crise de esofagite e o refluxo piorou, tem alguma relação? obrigada!

Carlos Alberto Rey disse...

Dependendo dos exercícios executados e da forma como sãom executados, podem, sim, agravar o RGE.

Cerimonial Iluminar Music disse...

DR.. a nossa amiga Postou sobre musculacao, engracado, meu caso eh ao contrario, quando percebo que estou treinando, musculacao, corrida e natacao, seja qualquer modalidade, as minhas crises de refluxo somem e aliviam. Pq sera dr?

Carlos Alberto Rey disse...

Dependendo dos exercícios executados e da forma como são executados, podem, sim, agravar o RGE.
Mas, cada pessoa tem suas necessidades e reações que lhe são peculiares!

Rosana Bicudo disse...

Dr. o álcool que contem a tintura de espinheira santa pode fazer mal ao estômago? acho que é usado um álcool de cereais.

Cerimonial Iluminar Music disse...

Dr esofagite erosiva eh a mesma coisa de esofagite com ulcera, ou a ulcera eh algo mais grave do que a erosao?!

E o que Varia de Grau A para Grau D na classifica de L.A? eh a quantidade de erosao?

Carlos Alberto Rey disse...

Sugiro a todos o acompanhamento do grupo de RGE para esclarecimento progressivo de dúvidas e contatos com todos os participantes:

https://www.facebook.com/groups/refluxogastroesofagico/

Cerimonial Iluminar Music disse...

Grande Dr Carlos..

Hj completa ae uns 25 dias de Pariet 20mg ao dia em jejum pela manha, e comecei a usar o sucrafilm antes de dormir.
nao uso procinetico e nem antiacido pq minha gastro achou desnecessario, me passou pariet ae por uns 6 meses mais sucrafilm por 20 dias...
Bom, estou legal, sem crises de refluxo noturno e sem sintomas de esofagite pela manha.

Dr apenas sinto um disconforme apos me alimentar, apos as refeicoes, sinto que parece que a comida aida ta parada na garganta. O que acontece Dr? Sera que ha refluxo, durante a refeicao, ou pos prandial? Essa sencacao de BOLO na Garganta, tende a sumir com o tempo prolongado do Pariet!?

Cerimonial Iluminar Music disse...

Dr Vejo que o senhor indica muito o tratamento homeopático, ate mesmo para aqueles caso bem mais grave (Esofago de Barret, insucesso nas cirurgia), o senhor conhece qual medicamento homeopático usado para o tratamento do refluxo. E como ele agem no nosso organismo (Se eh Bloqueando a acidez, ou agindo como um IBP, ou receptor de H2, protetor de mucosa, restaurando a pressao e motilidade do EEI ou ate mesmo como procinetico). Essa eh uma duvida que eu tenho a muito tempo.

Grande abraco.. e sucesso

Carlos Alberto Rey disse...

Em breve irei fazer um post no Grupo RGE do Facebook a respeito do tratamento homeopático.

Unknown disse...

Doutor, eu fiz a cirurgia para corrigir a hernia de hiato no dia 13 de outubro. Sou vegetariana e como muito pouco. Não terei qualquer problema em continuar com alimentação pastosa por mais tempo. Porém vou ao Chile no período de 28/11 a 7/12. Será que poderei beber vinho ou a bebida alcoólica é proibida? Se for, por quanto tempo? Obrigada

Carlos Alberto Rey disse...

Proibido, não. Mas recomendável muito cuidado com bebidas alcoólicas nos primeiros seis meses após a cirurgia.

Cerimonial Iluminar Music disse...

Dr, Estou tomando Pariet a 2 meses religiosamente todos os dias, e mesmo assim sinto refluxo, parece que o remedio nao esta fazendo efeito!
Toda Manha acordo "Estufado"
O Que pode esta acontecendo?

Carlos Alberto Rey disse...

Muito difícil responder sua questão sem ter como saber sua história clínica, história alimentar, avaliação física e analisar exames complementares.
Acredito que seu médico tem plenas condições de lhe ajudar. Sugiro que converse com ele.

Cerimonial Iluminar Music disse...

Dr, ja pesquisei em varios lugares e não obtive uma resposta!

Esofagite Erosiva é a mesma coisa do que Ulceras no Esofago, ou não tem nada a vê?

Tipo: Erosao é uma coisa e ulcera é outra?

Carlos Alberto Rey disse...

Erosão = úlcera em fase inicial.

Cerimonial Iluminar Music disse...

Dr, boa noite.

Conforme mencionado anteriormente..
Sofro de refluxo gastro esofagico a DOIS ANOS e fiz diversos tratamentos para o refluxo

1) Na sua opniao como especialista (Apenas opinao) sera que sou um candidato a cirurgia?
Lembrando que: Nao tenho hernia hiatal apenas esofagite erosiva grau A

Outra Questao

2) O Sofrimento maior eh apos a refeicao... sinto um bolo na garganta apos cada refeicao. Isso se da devido a que? O alimento voltando? Ou pelo fato do Esofago esta inchado devido a inflamacao da esofagite?

Aquele abraco...

Carlos Alberto Rey disse...

Pelo que você relata, não há indicação cirúrgia e é necessário investigar hipotonia eosfãgica, através de manometria esofagiana.

Cerimonial Iluminar Music disse...

Dr estou com o resultado da manometria sem teste provocativo.

Lá diz exatamente assim:

Conclusão

1- Hipotonia do esfincter inferior do Esófago

2-ausência peristaltismo do corpo esofágico,porém com relaxamento do esfincter inferior do esôfago em resposta a deglutição(distúrbio motor do esófago).

Lembrando que pela DRGE estou com Esofagite EROSIVA Grau A de L.A.


Pergunta: Devido a essa patologia é caso para indicação cirúrgica?

Carlos Alberto Rey disse...

Veja no FB, por favor:

https://www.facebook.com/groups/refluxogastroesofagico/permalink/1520991878143041/

Jéssica disse...

Olá Dr

Fiz uma endoscopia e o resultado foi esofagite crônica inespecifica moderada,deu uma pequena hernia hiatal, gastrite crônica moderada e ativa e a presença da bactéria H. pylori. O médico me receitou o tecta 40mg porém ainda não comprei pois o custo dele é bem alto, queria a sua opinião sobre esse caso e saber se seria um caso de cirurgia e se nesse caso da presença da bactéria não seria necessário o medicamento para combate-la.

Carlos Alberto Rey disse...

É preciso, sim, fazer o tratamento completo para eliminar o H. pylori. Não basta apenas tomar um IBP, como o Tecta, lembrando que há outras opções mais econômicas e tão boas quanto.

Jéssica disse...

Olá Dr.
No caso da hérnia de hiato é recomendável cirurgia?

Carlos Alberto Rey disse...

Depende do grau de herniação, da intensidade dos sintomas...

Jéssica disse...

O pantoprazol normal é o mesmo do pantoprazol magnesico di-hidratado?

Carlos Alberto Rey disse...

Muito parecidos, mas não são iguais. Fazem a mesma coisa e o preço é diferente.

Carlos Alberto Rey disse...

Muito parecidos, mas não são iguais. Fazem a mesma coisa e o preço é diferente.

Carlos Alberto Rey disse...

Muito parecidos, mas não são iguais. Fazem a mesma coisa e o preço é diferente.

Unknown disse...

Dr boa tarde fiz uma cirurgia de hernia de hiato a 70 dias e estou passando super mau com empaxamento e não consigo arrotar tbm to sem apetite não como a 10 dias ja fiz todos os exames possíveis nao deu nada o que pode ser doutor tbm to em depressão pode me ajudar

Carlos Alberto Rey disse...

Diego, não é normal passar tanto tempo sem se sentir bem. Sugiro que você converse com seu médico para fazer o tratamento adequado.

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 400 de 580   Recentes› Mais recentes»