Pesquisar este blog

sábado, 12 de junho de 2010

Psicopatas têm sistema de recompensa hiperativo.

Pessoas sedutoras mas maldosas, frias, insensíveis, egoístas, são antisociais. Estatísticas apontam que 3% dos homens e 1% das mulheres são assim e conhecidas atualmente como psicopatas ou sociopatas.

O neurologista Joshua Buckholtz, do Tenessee, EUA, que se dedica ao estudo do tema, suspeita que uma causa importante do desequilíbrio se deve uma hiperatividade do sistema de recompensa cerebral.

Investivações têm demonstrado que psicopatas são propensos à dependência química, considerando que esse mecanismo neuroquímico de recompensa com atividade exagerada influencia a tendência ao comportamento impulsivo e irresponsável.

Durante estudo que levou a esta conclusão, o pesquisador submeteu um grupo de 30 voluntários a um teste de personalidade. Em seguida, os participantes receberam uma injeção de anfetamina e passaram por tomografia por emissão de prósiitons.

O objetivo era descobrir como o cérebro reagiria sob efeito dadroga. Curiosamente, nas pessoas que revelaram no questionário tendências impulsivas e antissociais, o núcleo accubens (uma área do cérebro responsável por dependência) liberou grade quantidade de dopamina.

Quando os voluntários se viram diante de uma perspectiva de ganhar dinheiro em um jogo virtual, a tomografia mostrou que o sistema de recompensa neural daqueles com predisposição à psicopatia (verificado no teste inicial) liberava ainda mais dopamina.

Nenhum comentário: