Pesquisar este blog

sábado, 15 de maio de 2010

Albumina do ovo: importante para nossa nutrição!

A clara de ovo tem o poder de prolongar a saciedade, entre outras qualidades. e isso faz muita diferença na hora de perder alguns quilos.

Um novo estudo, da Universidade de Cnnecticut, nos EUA, analisou o "café da manhã" de 21 homens com idades entre 20 e 70 anos, sendo que parte deles se alimentou com ovos e os demais comeu o pão típico americano. Após um dia, observou-se que quem comia o ovo de galinha sentia-se mais satisfeito e não tinha necessidade de comer muitas calorias durante o dia.

Alguns cientistas já estimam que a albumina presente na clara do ovo seria a responsável por esta proeza.

A albumina é uma proteína de grandes qualidades, particularmente por ter em sua estrutura alguns aminoacidos chamados essenciais, isto é, que não são produzidos pelo próprio organismo humano, mas que têm funções importantes para o metabolismo, fazendo parte, por exemplo, da formação de alguns neurotransmissores.

Isso, por si, já faz alguma diferença para o controle e regulação do apetite, pois essas substâncias "avisam" o cérebro que não é necessário ingerir mais alimntos e gerando a sensação de saciedade.

Mas, se a clara de ovo for ingerida em excesso, pode causar desconforto digestivo, com formação de gases.

Uma das funções mais importantes da clara de ovo é reforçar os músculos, pois seus aminoacidos ficam à disposição do organismo para a reconstrução celular.

Mas não se pode fazer da clara de ovo uma única fonte de proteínas e, além disso, devemos lembrar de que ela tem um problema: é alergênica, isto é, pode provocar reações alérgica, sendo a pele o mais afetado órgão quando esta alergia se manifesta.

Mais um detalhe: a sobrecarga de albumina pode gerar problemas nos rins e no fígado, órgãos onde a albumina é metabolizada!

Nenhum comentário: