As estatinas são substância originalmente utilizadas para o tratamento de elevação do colesterol, mas têm sido indicadas para o tratamento de prevenção de doenças cardíacas ou coronarianas.
Isso acontece após uma pesquisa envolvendo quase dezoito mil pacientes que tinham perfil "coronariano", isto é potencialmente arriscados a ter doenças das coronárias.
Sabe-se, a partir deste estudo, que há uma redução significativa de cerca de 40% de coronariopatias.
As estatinas agem no fígado, inibindo uma enzima responsável pela síntese de colesterol e, com isso, baixam o teor dessa gordura na circulação sangüínea.
Para muitos especialistas da área da cardiologia, em função dos pequenos efeitos colaterais destas drogas, compensam os riscos por conta da enorme proteção cardíaca que promovem.
Mas nota-se alguma resistência por parte de médicos e pacientes quanto ao seu uso preventivo, por conta de ignorância (no bom sentido) sobre as ações e benefícios estudados largamente com relação a elas. Devemos lembrar um aforismo que diz que "contra fatos, não há argumentos", certo?
Procure seu clínico ouseu cardiologista para avaliar sua necessidade de uso de um estatina.
Pesquisar este blog
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
Pinguécula refere-se a uma elevação de coloração amarelada na junção da córnea com a esclera. Na verdade, a pinguécula é um tumor ocular be...
-
A Arginina parece ter algum efeito na redução da memória e capacidade de concentração, dificuldade de aprendizagem, fadiga, na astenia fí...
-
A gravidez foi fácil, o parto foi tranquilo. Era o primeiro bebê do casal, eles estavam empolgadíssimos. Porém, em dois meses, a alegria de ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário