Pesquisar este blog

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Duloxetina: para tratamento de dores neurogênicas e enxaquecas.



O Cymbalta (duloxetina) é um novo antidepressivo, fabricado pelo laboratório norte-americano Eli Lilly.

Pertence a uma classe de drogas conhecidas como duplos inibidores de recaptação. O que é isso?

Os neurotransmissores são liberados por um neurônio e são captados por outro. Uma pequena quantidade de neurotransmissor é enviada de cada vez, de um neurônio para outro.

Após o envio e recebimento dessa quantidade, o neurotransmissor que ficar "sobrando" no espaço entre um neurônio e o outro é absorvido pelo primeiro, aquele que o liberou.

Esse processo recebe o nome de recaptação. Um inibidor da recaptação de um dado neurotransmissor impede esse processo, o que significa que sob a vigência da duloxetina, certos neutrotransmissores são enviados em fluxo contínuo e sentido único, e não mais da forma natural, pulsátil e em "mão dupla".

Os neurotransmissores afetados pelo cymbalta (duloxetina) são a serotonina e a noradrenalina. O termo duplo inibidor de recaptação refere-se a uma droga que afeta a recaptação de dois neurotransmissores ao invés de um.

Os efeitos colaterais da duloxetina são comuns: náuseas, sonolência, cansaço ou fraqueza, excitação ou ansiedade, insônia, pesadelos, boca seca, intestino preso, hipersensibilidade da pele à luz do sol, alterações do apetite e do peso, alterações no desejo sexual e dores de cabeça. Efeitos colaterais menos comuns compreendem dificuldade para urinar, aumento da freqüência urinária, visão embaçada, sudorese excessiva e batimentos cardíacos irregulares. O aparecimento e a intensidade dos efeitos colaterais varia de paciente para paciente.

Um efeito colateral importante e comum a quase todos os pacientes é sentido no bolso (COMO EU SEMPRE DIGO: O ÓRGÃO MAIS SENSÍVEL DO CORPO HUMANO). As novas drogas antidepressivas são sempre extremamente caras.

Uma coisa existe em comum entre as drogas: na época do seu lançamento, diversas revistas populares, de credibilidade, publicam vistosas matérias sobre elas.

Matérias que seriam até importantes e ilustrativas, se não fosse por um pequeno detalhe: elas só se lembram de enaltecer o novo medicamento, e normalmente se esquecem de detalhar os efeitos colaterais e reações adversas. Informação tão importante quanto o benefício que a droga pode possuir.

Essas matérias ficam até parecendo um informe publicitário da indústria e não uma matéria informativa, tipicamente jornalística, que mostra os prós e os contras, questiona, compara opiniões médicas divergentes e contraditórias, ouve pacientes satisfeitos e insatisfeitos.

Tudo parece unânime. Todos os pacientes estão felizes e contentes, nas nuvens. Ninguém sofre efeitos colaterais. 80% ficam curados e felizes para sempre (e o resto das pessoas?)

Infelizmente, a realidade não é essa. Os pacientes continuam tendo reações adversas, continuam apresentando recaídas depois de algum tempo, e o pior, continuam achando que somente uma droga, uma pílula mágica, pode resolver o seu problema.

Medicamentos como o Cymbalta (duloxetina) podem ser importantes num momento específico da depressão ou da enxaqueca, mas ninguém pode depender apenas deles.

Importante lembrar a grande ação da duloxetina nas dores crônicas, ou neurogênicas. Aquelas que acompanham pacientes com artroses graves, por exemplo. Ela ajuda bastante a reduzir essas dores.

276 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 276 de 276
Carlos Alberto Rey disse...

Wilma, quanto ao tratamento de sua filha de 27 anos, eu não tenho como opinar, pois somente com história clínica, avaliação física e eventuais exames de laboratório eu poderia chegar a alguma conclusão quanto ao tratamento.

Carlos Alberto Rey disse...

Martha, minha sugestão é que você converse com seu médico para fazer a mudança do tratamento, pois se a duloxetina não está lhe frazendo bem, certamente você deve procurar algum medicamento que lhe traga mais benefícios do que eventuais efeitos indesejáveis!

Unknown disse...

dr o dentista e receitou amoxilina ibuprofeno omeprazol e paracetamol posso tomar todos junto com velija e rivotril não havera problemas e nem contraindicação

Carlos Alberto Rey disse...

Alessandra, ninguém pode afirmar que você não terá problemas com medicação alguma.
Naturalmente é melhor você consultar o médico que lhe prescreveu tais medicamentos para que ele lhe oriente sobre como proceder neste caso específico de sua cirurgia odontológica.

Unknown disse...

Dr Carlos boa noite. Por favor ja faz um ano que estou tomando velija contra a depressao e agora resolvi parar. No começo foi dia sim dia não e depois de 20 dias foi a cada dois dias , mas mesmo assim os sintomas do desmame eram horríveis. Agora parei de vez e estou sofrendo muito. Quanto tempo vou ter estes sintomas?

Carlos Alberto Rey disse...

Luiz, em seu lugar eu pensaria na possibilidade de que os sintomas sentidos não sejam em decorrência do uso da duloxetina de há um ano atrás.
Deve ser "outra coisa"...

Anônimo disse...

Boa noite Doutor, interfere a eficácia do anticoncepcional? Minha neurologista não soube me responder. Obrigado

Carlos Alberto Rey disse...

A duloxetina não inibe ou induz a atividade catalítica da CYP3A.
Desta forma, não se espera um aumento ou diminuição no metabolismo de substratos da CYP3A (por ex.: contraceptivos orais ou outras drogas esteroidais) associado ao tratamento com a duloxetina.
No entanto, estudos clínicos ainda não foram realizados para avaliar este parâmetro.

Simone Luciane Lunardi de Oliveira disse...

Dr. Carlos,
Tenho 41 anos e seis meses; e, há seis meses faço uso do Velija 60 mg, por indicação de Neurologista, por suspeitas de fibromialgia, na época do início do tratamento. O efeito foi excelente: atenuou-se a ansiedade, as enxaquecas praticamente diárias desapareceram; a inquietação das pernas paulatinamente foram desaparecendo... Além de se ter estabilizado a depressão (Tivemos 3 perdas bruscas na família: meu pai foi vítima de homicídio, ainda na minha adolescência; o tio que foi nosso segundo pai foi vítima de latrocínio, em 31.12.11, enquanto cuidava de sua esposa, já na fase final da terrível Síndrome de Creutzfeld Jakob; e esta minha tia - minha segunda mãe - faleceu um mês depois do esposo, aos meus cuidados...)
Ocorre que acabei engravidando e estou com seis semanas gestacionais; minha primeira gravidez, diga-se de passagem... Ainda sequer se pode ouvir o coraçãozinho do bebê...
O ginecologista obstetra chegou a sugerir a substituição do Velija por Fluoxetina... Entretanto, este último não é específico para a fibromialgia e, nos dois dias em que fiz uso dele, e não do Velija, me senti estranha... Tonta, fraca, sonolenta... Voltei a usar o Velija, e já não me senti assim, depois do segundo dia com ele...
Li algumas orientações suas acerca do uso de antidepressivos durante a gravidez, mas nada foi específico em relação ao Velija...
Assim, remeto-lhe o meu caso, para obter sua opinião acerca de continuar ou não usando o Velija... E se a Fluoxetina, introduzida bruscamente, como o foi, pode ser uma boa substituição em meu caso.
(Lendo as bulas de ambos, conclui-se que o seu uso deve ser sopesado durante a gravidez, em relação risco do feto/embrião e o benefício da gestante... Algo muito genérico, aliás, para leigas como eu...

Unknown disse...

Olá doutor. Esse medicamento também é indicado pra dor miosfacial? Porque?

Carlos Alberto Rey disse...

Sugiro a leitura deste post:

http://drcarlosrey.blogspot.com.br/2015/04/duloxetina-na-fibromialgia-e-dor.html

Carlos Alberto Rey disse...

Simone, eu suspenderia ambos e suportaria as eventuais dificuldades durante a gestação.
Não recomendo uso de duloxetina durante a gestação, inclusive por estar baseado em informações farmacológicas a respeito deste medicamento.

SARINHA disse...

Olá Dr Carlos, minha ginecologista me passo o medicamento Velija 30mg, pois estou na menopausa e tenho tido alguns picos de humor,entre outros sintomas.Comecei tomar hoje. A minha pergunta é, quais os medicamentos que não podem ser ingeridos quando está fazendo o uso de velija?Tomo sinvastatina 20,OMEPRAZOL 20mg e quando necessitário 1/4 de Rivotril de 2 mg também indicação de minha ginecologista, quando exagero nos exercícios tomo o relaxante muscular Miosam 5mg.Desde já agradeço.Sara

Carlos Alberto Rey disse...

Sarinha, sugiro a leitura do post de agora há pouco:

http://drcarlosrey.blogspot.com.br/2015/04/duloxetina-e-as-interacoes.html

Ge disse...

Uso cymbalta ha 4 anos e tive muito mal estar no inicio do tratamento,e se esqueço um dia de tomar,parece que vou morrer, tenho fibrosr epidural após artrodese lombar, hoje tomo o cymbi que é mais barato e vem com 30 comp. ao invés de 14 em cada caixa de cymbalta,tomo 30 mg,Parabéns pelo blog

Godofred63 disse...

Prezado Dr. Carlos, sou corredora amadora, por conta de problemas pessoais entrei em quadro de depressão que, dentre outras coisas, me causou um cansaço incomum, me esforcei para continuar treinando, entretanto, mesmo os treinos mais leves tornaram-se uma tortura. Fui ao médico e comecei a tomar cimby 1cp 30mg/dia há 2 semanas, os sintomas em geral já melhoraram bastante, mas o cansaço físico durante a corrida ficou maior com a frequência cardíaca mais elevada, o que praticamente tem me impedido de correr. O Sr. acredita que isso seja efeito colateral do medicamento e que o mesmo reverterá após a fase de adaptação? Obg

Carlos Alberto Rey disse...

Godofred63: é muito provável que os efeitos indesejáveis ainda estejam predominantes, mas é necessário averiguar suas condições clínicas, através de exames de sangue e, eventualmente, cardiológicos também, para afastar outras causas para o seu "cansaço".
Minha sugestão é que você procure um clínico e converse com ele a respeito de sua queixa!

Simone Luciane Lunardi de Oliveira disse...

Dr. Carlos,
Como devo interromper o uso do Velija, então?! Bruscamente ou de forma paulatina?!

Alternativamente, haveria algum medicamento "natural" para me ajudar, em caso de ansiedade e/ou depressão?!

Aguardo sua orientação.

Carlos Alberto Rey disse...

Simone: depende do tempo de uso que se faz da duloxetina, como qualquer outro medicamento desta classe.
Se é uso de mais de um mês, eu recomendo conversar com seu médico para ajustar a retirada do medicamento.
Se o uso é de poucos dias, não é tão necessário ter este cuidado para sua retirada.

Fabio disse...

Olá Doutor, tem um mês que comecei a tomar Velija 60MG na parte da manha para depressão e ansiedade, além disso, ja tomava Venvanse 50MG também na parte da manha e a noite 2 Ritalinas de 10MG para tratamento TDAH. Porém, mesmo com o efeito dos remédios de TDAH estou sentindo muito sono, sinto que minha ansiedade piorou e ando muito desanimado e fora as tremedeiras constantes. O que pode ser? será que ainda passo pelo efeito colateral inicial do Velija? Muito obrigado e parabéns pelo blog

Carlos Alberto Rey disse...

Fabio, tanto o Vensanse quanto a Ritalina são medicamentos que podem causar depressão.
Sugiro que você converse com seu médico para adequar sua medicação em função da possibilidade de que você esteja apresentando quadro depressivo secundário ao uso destes medicamentos.
Se isso já estiver sendo levado em conta, é preciso reavaliar o tratamento com duloxetina no aspecto da sua dosagem, pois pode estar sendo dose insuficiente.
Podem haver, também, outras causas para sua depressão, evidentemente, mas esta é a primeira coisa que me ocorre em função do que você mesmo citou.

Priscila disse...

Olá Dr. Tenho bruxismo, dor em atm e fiz duas cirurgias, as quais continuei com dores, meu cirurgião pediu para que procurasse um psiquiatra, pois diz que tenho que tratar o emocional, então semana passada passei com um, o mesmo me disse para tomar Velija 30 mg 1 pela manhã e 1 Donaren de 100 mg à noite, comecei a tomar o Donaren sábado à noite e o Velija ontem de manhã, o Donaren me deixou sem forças em todos os músculos, mal consegui andar até a cama e depois de uns 10 minutos fiquei com a sensação de não conseguir engolir, tentei outras vezes e não consegui, entrei em pânico, mas consegui me controlar respirei fundo e nem vi qd consegui dormir pois fiquei muito preocupada, pela manhã tomei Velija, porém vomitei 1 vez após comer e me deu dor de barriga. Então ontem à noite, resolvi tomar metade do Donaren e acordei bem, porém qd estava saindo pro trabalho me senti meio mal, sensação de queda de pressão, que passou após uns 5 minutos, e o desconforto estomacal voltou após tomar hoje pela manhã.
Desculpe o relato extenso, porém é a primeira vez que tomo este tipo de remédio, então, gostaria de saber se tem algum problema tomar o Donarem só a metade, se o Donaren e o Velija tem essas reações adversas mesmo, se posso tomar algo para o estômago fora omeprazol, que foi o que fiz hoje, porém fiquei enjoada mesmo assim, me sinto melhor agora a tarde, e ontem também, porém meu apetite sumiu. Tentei falar com meu médico, porém o mesmo não me retornou. Grata!

Carlos Alberto Rey disse...

Priscila, minha sugestão: suspenda os dois medicamentos até que você consiga conversar com seu médico.
Assim você não precisa se preocupar com os efeitos indesejáveis de nenhum deles.

biapinheiro disse...

|Doutor tenho fibromialgia e o neuro me indicou Velija 60mg sempre antes do almoço,mas tenho muitas dores no estomago e dores de cabeça,posso tomar paracetamol para dor de cabeça e omeprazol para o estomago ou outro remédio para o estomago??

Carlos Alberto Rey disse...

Bia Pinheiro: você pode tomar os medicamentos que sugere, mas, em seu lugar, eu conversaria com meu médico para saber exatamente o que fazer.
Certamente ele terá uma diretriz correta para seu caso!

Unknown disse...

Dr. boa tarde!
Minha mãe está tendo espasmos constantes, ele já teve AVC hemorrágico e fez uma cirurgia de retirada de nódulo benigno na coluna toraxica para descomprimir a médula, porem a região ficou bastante lesionada em função do tamanho do nódulo e os espasmos que estavam acontecendo, na verdade aumentaram depois da cirurgia, daí o medico prescreveu o Cymbalta, pois ela também esta depressiva. Pergunto, esse medicamento ajuda a controlar os espasmos(estiramentos)??

Carlos Alberto Rey disse...

Edson, não tenho conhecimento e nem vi referências de administração da duloxetina para quadros de espasmo.
Mas, certamente é bastante bem indicado para o tratamento da depressão.

Unknown disse...

Boa noite, gostaria de saber se o velija interfere positiva ou negativamente no desejo sexual?
Grato

Carlos Alberto Rey disse...

Miguel: infelizmente a duloxetina pode alterar a chamada "libido", geralmente para "menos"...

Unknown disse...

Dr pode tomar sertralina ritrovil e apevitin bc no mesmo período de tempo?

Carlos Alberto Rey disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carlos Alberto Rey disse...

Não há incoveniente na combinação, desde que seja orientada por um médico, que sabe quais os métodos e combinações mais adequadas para a administração dos medicamentos.

Unknown disse...

Sendo assim, qual seria a melhor alternativa para ajudar a reduzir os espasmos? Ah! O neuro encaminhou minha mãe para avaliação com neuro especialista em botox, qual a sua opinião?

Carlos Alberto Rey disse...

Edson: Toxina botulínica é uma boa opção para tratamento de espasmos musculares, assim como uma série de medicamentos que podem auxiliar neste quadro.
Mas, é necessário avaliar o quadro para se saber qual a melhor opção individual, caso a caso.

digão disse...

Olá Dr.Gostaria de saber se Fluoxetina e cymbi são o mesmo ,podem ser usados para a mesma funçaão? Obrigado aguardo resposta.maria ap.b. oliveira .

Carlos Alberto Rey disse...

Digão: fluoxetina e duloxetina são dois medicamentos diferentes para finalidades semelhantes, como o tratamento de ansiedade, depressão e dores crônicas. Neste último caso, a duloxetina é bem superior em sua ação.

Unknown disse...

Por gentileza, gostaria mto d saber kal o horaŕio mais adequado p se tomar o Velija. tomo d 60 mg. Ainda, estou na segunda caixa.

Unknown disse...

DR.CARLOS MEU MARIDO SOFREU UM ACIDENTE DE CARRO HA UM ANO,DE LA PRA CA SENTE TERRIVEIS DORES NA CABEÇA E DIZEM QUE É ENXAQUECA E QUE NAO TEM NADA HA VER COM O ACIDENTE. ELE JA TRATAVA DE DEPRESSAO E PANICO, SO QUE PIOROU, JA TROCARAM VARIAS VEZES DE MEDICAMENTOS, AGORA ESTA USANDO VELIJA 60 MG,RIVOTRIL E ALPRAZOLAM, MESMO ASSIM AINDA SENTE MUITAS DORES DE CABEÇA.ELE PODE TOMAR O VELIJA CEDO E A NOITE? ME AJUDE... NAO SEI MAS O QUE FAZER.PASSARAM AMATO, MAS QUASE MORREU COM OS EFEITOS DELE. NAO SEI MAS O QUE FAZER

Carlos Alberto Rey disse...

Livia: cada paciente tem seu horário mais adequado. Alguns sentem sonolência com ele e precisam tomá-lo à noite; outros ficam "mais ligados" e precisam tomá-lo pela manhã.
Cada caso tem sua necessidade.

Carlos Alberto Rey disse...

Mariza: a duloxetina um excelente medicamento para dores neuropáticas (vamos chamar de "crônicas") e enxaquecas.
Talvez seja uma boa opção para seu marido, mas, somente o médico dele poderá prescrever em acordo com suas necessidades.
Por favor, fale com o neurologista que acompanha seu marido para verificar a possibilidade de que ele se trate com este medicamento.

Unknown disse...

Dr. Carlos, boa tarde! Três perguntas:
O que a Sibutramina realmente trata? Pra que serve?
Porque foi retirada do mercado?
A Duloxetina trata Toc e síndrome do pânico?
Obrigada

Carlos Alberto Rey disse...

Sibrutramina é uma droga utilizada para o controle da obesidade, em função de promover controle da fome.
Não foi retirada do mercado: está sendo prescrita com receituário controlado.
Duloxetina é um antidepressivo e ansiolítico, com efeito analgésico para dores crônicas.
Para TOC e Pânico somente se indicada por um psiquiatra.
A prescrição da duloxetina pode ser feita em uso de hipoglicemiantes orais, porém, com acompanhamento de clínico ou endócrino.

Mary Pee disse...

Dr, bom dia. Sou Mary e sofro ha 22 anos com depressão onde diz uso de fluoxetina. Com a melhora eu parava e quando tinha crises, voltava. Passei 5 anos sem nenhum tratamento e seguia a vida. Até que um problema familiar fez voltar a doença agora com crises de pânico, o que eu não tinha. Minha psiquiatra passou velija 30 pela manhã e anafranil25 depois do almoço e jantar. Pesquisei sobre o anafranil e como dá muita dor de cabeça decidi fazer uso somente do velija. Tomei a decisão correta? Obrigada.

Carlos Alberto Rey disse...

Mary: eu penso que a melhor decisão, em tratamentos médicos, deve ser tomada em conjunto com seu médico, ainda que seja alguma ideia diferente da que ele possa ter, certamente ele está preparado para lhe ajudar em suas decisões.

Unknown disse...

Boa tarde DR.
Estou tomando o Vellija 60mg aproximadamente dois anos, em Setembro do ano passado mudei de estado, então continuei o tratamento num posto de saúde , ou seja, o medico só me repassa a receita.
Gostaria de desmamar, e o medico que me atende aqui não tem conhecimento desse medicamento.
Vc pode me dizer como fazer isso??
Tentei ficar dois dias sem, não deu fiquei muito mal, tanto que no terceiro dia nem consegui trabalhar, me deu muita tontura, dor de cabeça.

Carlos Alberto Rey disse...

Dani: falar em "desmame" para medicamentos desta classe é algo "estranho", pois não é uma droga que crie dependencia física.
Tanto é verdade que é vendido com receituario carbonado e não receituário azul ou amarelo (falando de modo simplificado).
É preciso analisar se realmente você pode ficar sem o medicamento, pois em muitos casos o organismo só "funciona" adequadamente quando "acessorado" por medicamentos, como acontece com os diabéticos e hipertensos, não se tratando, portanto de uma dependência, mas de uma necessidade.
Aí, somente com o auxílio de um médico que possa lhe acompanhar você terá auxílio correto para analisar a eventual possibilidade de retirar o medicamento.
Com vários pacientes meus, a pedido deles, tentei suspender lentamente o tratamento, mas todos, sem exceção, pediram para manter, pois conseguem ter muito melhor qualidade de vida a prescrição do ansiolítico ou antidepressivo.
Mas, como diz o dito popular, "cada caso é um caso".

jheny disse...

Oi Dr Rodrigo Assumção, me ajude!! tenho sindrome do panico e sempre tomei fluoxetina, e a 4 anos meu medico mudou para o lexapro, por q o fluoxetina não estava fazendo o efeito adequado. Desde q comecei com lexapro, nossa melhorei 100%, mais comecei a engordar muito pesava 70 kilos e hj estou com 93. Parei com o lexapro fiz o desmame e consegui perder 10 kilos, mais a 5 meses atras voltaram os sintomas de panico e voltei com lexapro e p minha confirmação de que era o lexapro q me fazia engordar, em 5 meses engordei 10 kilos. e eh assustador pq mesmo q eu faça dieta e exercicios eu só engordo. E meu medico não qr trocar o medicamento pq acha q não tem nada a ver com o lexapro, queria muito um remedio q fizesse o mesmo efeito do lexapro mais que não engordasse. Sera q este seria uma boa opçãop eu comentar com meu psiquiatra?

Carlos Alberto Rey disse...

Jheny: minha sugestão é que você REALMENTE converse com seu psiquiatra a respeito disso tudo que você relata! Com certeza ele irá lhe ajudar!

Unknown disse...

Posso tomar a duloxetina em um intervalo de 12 horas da doxepina??? Ou não posso tomar a duloxetina com a doxepina no organismo ?????

Carlos Alberto Rey disse...

Janine, a doxepina é utilizada mais frequetemente em conjunto com a fluoxetina e não há especificações técnicas mais aprofundadas sobre seu uso em conjunto com a duloxetina.
Entretanto há um artigo que aborda sobre o uso racional dos antidepressivos, que é o seguinte:
http://www.polbr.med.br/ano12/art0612.php
Sugiro a leitura para conhecimento e/ou aprofundamento nas questões do tratamento da depressão/ansiedade.

Unknown disse...

Olá Dr! Muito feliz em encontrar um Blog tão bem elaborado e acima de tudo o respeito com quem lhe segue.
Também tenho uma dúvida quanto as medicações, tomo velija 60mg e 0,5mg de alprazolan pela manhã e a noite mais 1mg do mesmo indicado pelo psiquiatra devido a sindrome do pânico e Fibromailgia. O neuro tbm acrescentou Lyrica a noite 75mg , estou com muito medo de tomar e ter efeito colaterais muito forte ou potencializar o alprazolan. Poderia me ajudar ? Posso fazer uso desses medicamentos Lyrica e alprazolan juntos? Obrigada

Carlos Alberto Rey disse...

Aparecida: tecnicamente não há problema em tomar os dois medicamentos em um só tratamento.
Eu só recomendo dar um intervalo de pelo menos meia hora entre a tomada de cada um.

Unknown disse...

Boa Tarde Dr. fui diagnosticada em dezembro de 2014 com com fibromialgia desde então faço uso duloxetina 30 mg a tarde e Lyrica a noite tenho medo de ficar viciada nesses medicamentos o Sr. recomenda uma pausa, ou posso continuar sem medo.

Carlos Alberto Rey disse...

Vanessa: nenhum dos dois medicamentos citados causa dependência química; basta saber administrá-los para um controle adequado e, certamente, o médico que lhe prescreveu tal tratamento sabe o que está fazendo.

Bastidores do Cotidiano em photos disse...

Dr. Tenho Hérnia de disco L4 l5, dores horríveis fiz um Bloqueio peridural, mas dores voltou fortes, meu médico receitou Combinar 30mg, fiquei confusa ao ler comentários que ele é um antidepressivo. Ele serve pra dores fortes?

Carlos Alberto Rey disse...

Como ser pode ler nesta matéria, os antidepressivos têm ação analgésica e, muitas vezes, potente!

Unknown disse...

Dr.Carlos....tenho fibro e depressao e meu medico me receitou velija 30mg...os sintomas mais comuns em meu caso sao enjoo e sonolencia.Estou apenas no terceiro dia de uso.Agora na manha do quarto dia acordei com sangramento vaginal...bem escasso...parece um escap! Pode haver alguma co relacao com o uso....nao acontecia antes...tenho 42 anos. Obrigada dr.

Carlos Alberto Rey disse...

Rita: tenho aprendido muito em 34 anos de trabalho, inclusive sobre o imponderável com medicamentos, portanto acredito que seja possível que a duloxetina tenha provocado um "escape" em você. Por esta razão, sugiro que procure seu médico e converse com ele a respeito do ocorrido para que ele tome providências.

Unknown disse...

Olá Dr. comecei hoje de manhã as sete horas o meu tratamento dom vileja 30 mg para ansiedade, porém por volta das nove e meia da manhã comecei sentir forte tontura, ânsia de Vômito e tremedeira, então tomei algumas gotas de plasil e a ânsia de vômito passou mas ainda estou tonta e com o maxilar rígido como se eu tivesse feito mordidas muito fortes. Dr. por conta desse mal estar nem fui trabalhar então fiquei preocupada, será que irei sentir isso todos os dias? Posso passar a tomá-lo à noite para ver se no outro dia consigo trabalhar? Pois começo no trabalho às 13:00 horas e paro às 23:00, então preciso estar boa para começar meu trabalho às 13:00 horas. Dr. desde já agradeço pela atenção e orientação.

Carlos Alberto Rey disse...

Ana Paula: tecnicamente é viável, sim, alterar o horário da administração do medicamento, mas sugiro que converse com seu médico para fazer a mudança de horário de sua medicação.

Unknown disse...

Dr. Carlos
Me foi prescrito este medicamento como profilaxia de enxaqueca. Porém na bula está com reação adversa dor de cabeça e vi em varios depoimentos aqui tal reação ao uso do medicamento. Esta indicação está errada?
Grata

Carlos Alberto Rey disse...

Carla: não tenho conhecimento de nenhuma indicação da duloxetina para prevenir cefaleias.

Ruinas macabras disse...

DrCarlos Rei :Tomei 0,8mg de duloxetina,por um ano e meio.Depois meu médico aumentou para 25mg.Tomei por um mês e não tive efeitos colaterais,a não ser intestino ressecado ,boca seca.Nada que me incomodasse.Agora tomo 30mg,e depois de um mês estou sentindo náuseas.Tomo também 100mg de carbamazepina,há 5 meses,parando e voltando pois tive muitas coceiras na pele.Eu tomava 400mg ,voltei no 100mg.Agora estou na dúvida,qual dos dois me dá náuseas.O Dr pode me ajudar?

Carlos Alberto Rey disse...

Ruínas, infelizmente só poderia lhe ajudar em uma consulta. Minha sugestão é que você procure seu médico e converse com ele sobre o que está lhe acontecendo.
Saudações.

lequinha disse...

Estou a cinco dias tomando cymbalta e estou sentindo muita dor no corpo e juntas.
Será q é do remédio? Será q passA?

Carlos Alberto Rey disse...

Lequinha: só há um jeito de saber se pode ser o medicamento lhe causando desconforto - suspendendo seu uso. Minha sugestão é que você converse com seu médico sobre os sintomas que está tendo.

Unknown disse...

Olá doutor queria saber se tem alguma influência na eficácia do veleja se ele não for tomado sempre nos mesmos horários pois tomo em horários diferentes e já faz um ano q tomo esse medicamento pra síndrome do pânico e tenho sentido algumas crises fracas de pânico será q pode ser também q o medicamento perdeu seu efeito desde já agradeço.

Carlos Alberto Rey disse...

Alessandra: é importante regularidade de horário para o tratamento de enfermidades do sistema nervoso central e relacionadas a ele. Sem regularidade não se pode ter certeza de bons resultados.

Unknown disse...

Boa noite dr Carlos! Minha mãe descobriu a pouco tempo um câncer de bexiga. Após a cirurgia para biópsia, começou a sentir fortes dores na lombar irradiando para a perna. Formos ao ortopedista que pediu uma ressonância que, infelizmente, detectou que pode haver um tumor tbm na coluna, além de hernia de disco. Começou a tomar tylex +lisador que no início funcionou mas depois foi perdendo a eficácia. Ontem fomos novamente ao ortopedista e ela iniciou o uso do Velija 30mg até sair o resultado da cintilografia óssea. Ela tomou o primeiro hj pela manhã mas ainda está sentido fortes dores. Será que podemos intercalar o uso do tylex e do Velija até que ele comece a fazer o efeito esperado? Obrigada

Carlos Alberto Rey disse...

Thabita: a duloxetina não é um analgésico tão potente que possa ser utilizado em quadros como o de sua mãe. Talvez exista a indicação de morfina para ela. É o caso de conversar com o oncologista para solucionar.

Unknown disse...

oi estou tomando velija a 6 dias estou com intestino preso isso é normal o que fazer?

Carlos Alberto Rey disse...

Jonas, converse com seu medico para que ele possa lhe orientar sobre o que fazer com este provável efeito indesejável da duloxetina. Há recursos terapêuticos que podem lhe ajudar. Além disso, muitas vezes este efeito deixa de existir em alguns dias.

Hugo disse...

Doutor obrigado por sua atenção.

Ultimamente venho utilizando Duloxetina 30 mg e me sinto um pouco melhor. É necessário aumentar a dose para 60mg? Sou muito sensível a antidepressivos e quando usava Venlafaxina 37,5 e fui aumentar para 75 mg (a dose tida como funcional) tive uma piora na ansiedade e quadro agitação/insônia incontroláveis que me fez desistir da medicação.

Essa dose de 30 mg de duloxetina pode ajudar ou é uma sub-dose terapêutica e pode piorar com o tempo?

Muito grato por sua atenção!

Carlos Alberto Rey disse...

Hugo: 30 mg não é "subdose", é dose habitual para a duloxetina. Como todo medicamento desta classe, ele demora alguns dias para chegar a fazer o efeito desejado. Geralmente em torno de duas semanas.

Unknown disse...

Olá,tenho fibromialgia,e depois de muitos diagnósticos errados,fui diagnosticada e medicada com cymbalta,a princípio de 30 e em seguida passei pro de 60,devido ao custo muito alto passei pro vilaja q é a msm coisa porém de outro laboratório.Como tbm tenho dor crônica da lombar, posso dizer q a duloxetina respondeu bem as minhas expectativas associado a exercícios físicos claro,pois só a medicação ñ faz milagre.Minha pergunta é:existe essa medicação de outro laboratório mais em conta,pois o vilaja ainda é muito caro,97,00$ a Caixa.

Carlos Alberto Rey disse...

Abelsandra: basta procurar na internet. Há, inclusive, medicamentos genéricos com duloxetina.

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 276 de 276   Recentes› Mais recentes»