Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de março de 2018

Sacroileíte


A sacroileíte é uma inflamação de uma ou ambas as articulações entre o osso do sacro e os ossos ilíacos, local de união entre a pelve e o sacro, ou seja, na parte onde a coluna vertebral e a pelve se conectam.

A sacroileíte pode ser causada por um processo inflamatório imunológico, no qual o organismo produz anticorpo contra a cartilagem da articulação. Pode, também, dever-se a acidentes, artrite ou osteoartrite da coluna e sobrecargas na coluna vertebral, como a gravidez, por exemplo, que pode causar inflamação como resultado do alongamento forçado das articulações sacroilíacas. Mais raramente, as sacroileítes podem ser devidas a processos infecciosos do intestino ou do trato urinário, que se propagam até estas articulações sacroilíacas.

A inflamação da articulação sacroilíaca provoca dor e desconforto nas nádegas ou parte inferior das costas, que pode prolongar-se para baixo em uma ou ambas as pernas (coxas, virilhas, panturrilhas) e pés, além da sensação de rigidez na coluna. Essa dor piora ao realizar-se movimentos como mudar de posição ou ficar numa só posição por muito tempo, caminhar por longas distâncias, correr, subir escadas, dar passos largos, rolar na cama, etc., mas é sentida mesmo com a pessoa parada ou sentada.

Ela pode, inicialmente, atingir somente um lado e, com o passar do tempo, afetar os dois lados. Após algum tempo o indivíduo começa a sentir dores na coluna e, posteriormente, também nos joelhos e ombros. Em alguns pacientes, além do comprometimento articular, podem surgir dores em certos pontos musculares, nos ligamentos e nos tendões próximos às áreas afetadas.

A doença atinge mais homens do que mulheres e é mais frequente à medida que a idade avança.

A sacroileíte pode ser difícil de diagnosticar, pois seus sintomas também são comuns a outras causas de dor lombar. Além dos sintomas, um exame físico minucioso, com a realização de manobras específicas, podem consubstanciar uma suspeita bem fundamentada. As radiografias e as tomografias são os exames mais eficazes para caracterizar a doença.

A sacroileíte é uma doença de tratamento reumatológico. Um médico reumatologista deve ser o encarregado de tratar esta condição. Em muitos casos, ele recomendará a prática de esportes de baixo impacto (como natação e hidroginástica, por exemplo) e o uso de alguns medicamentos, como analgésicos e anti-inflamatórios. O tratamento deve ser complementado por fisioterapia, que pode diminuir a dor, alongar e fortalecer os músculos da região e combater a má postura.

Tal como em qualquer outra condição que cause dor crônica, a sacroileíte pode levar à depressão e à insônia.

Nenhum comentário: