Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Mielograma


O mielograma, também chamado medulograma, é um dos exames usados para avaliação das células da medula óssea. A medula óssea, popularmente chamada de “tutano”, é um tecido de grande atividade de multiplicações celulares. As células sanguíneas fabricadas e amadurecidas na medula têm uma duração pequena e definida quando lançadas na corrente sanguínea (leucócitos 5 dias, plaquetas 10 dias, hemácias 90 dias), precisando ser renovadas constantemente.

Elas exercem funções de vital importância no organismo: os glóbulos vermelhos transportam oxigênio para as células e dióxido de carbono de volta dos tecidos para os pulmões; os glóbulos brancos são a parte mais importante do sistema de defesa do organismo e as plaquetas ajudam na coagulação do sangue.

As alterações no processo de renovação celular causam, pois, transtornos de graves consequências para o organismo. O mielograma permite identificar e tratar estes transtornos.

Normalmente, o exame é realizado em consultório ou ambulatório, sob anestesia local, sedação ou analgesia sistêmica, conforme as características dos pacientes. Como a medula óssea está localizada anatomicamente no interior dos ossos, o exame precisa ser feito com uma agulha cujo comprimento e grossura seja capaz de atingir a parte interna do osso e permitir a aspiração, por uma seringa, de uma porção dela.

O mielograma é realizado, então, através de uma punção óssea, seguida de aspiração de um pequeno fragmento de medula que é espalhado sobre lâminas de vidro (esfregaço) a serem posteriormente examinadas ao microscópio. Os ossos mais abordados para a punção são o ilíaco, o esterno e a tíbia (principalmente em crianças).

Em alguns casos, pode ser necessária também uma biópsia da medula óssea, exame em que se faz também a remoção de um pedaço do osso. A biópsia, entretanto, é contraindicada no esterno, sendo a crista ilíaca posterior o seu local preferencial.

O exame do material coletado visará estudar qualitativa e quantitativamente as células precursoras das células sanguíneas, chamadas células hematopoiéticas.

O mielograma é solicitado pelo médico na investigação de anemias inexplicadas, na redução do número de glóbulos brancos e plaquetas de causa não identificada, alterações na função ou formato das células sanguíneas, diagnóstico ou acompanhamento de câncer hematológico, suspeita de metástases para a medula óssea, investigação de febre de causa desconhecida e suspeita de infiltração na medula óssea por substâncias estranhas e infecções, entre outras razões.

Todo exame médico implica em algum tipo de risco, muito dos quais, no entanto, são desprezíveis. O mielograma é um exame rápido e com complicações muito raras e pouco significativas. É possível ocorrer alguma dor ou desconforto no local da punção, assim como sangramento, hematoma ou infecção. Se a amostra for insuficiente ou inadequada para análise, pode ser necessário repetir o procedimento.

Nenhum comentário: