Pesquisar este blog
sexta-feira, 29 de dezembro de 2017
Instabilidade de coluna vertebral
A coluna vertebral é um “empilhamento” de vértebras intercaladas por discos fibrosos, que tem a função de sustentação do corpo em posição ereta.
É muito grande a carga que suportam as articulações vertebrais, sobretudo as mais baixas, da região lombar.
Todo esse complexo arranjo é mantido estável pelos elementos anatômicos que rodeiam e constituem a coluna vertebral: músculos, tendões, ligamentos e discos de articulação e amortecimento.
A alteração de qualquer um desses elementos gera uma instabilidade que resulta em sintomas. O conceito de instabilidade da coluna vertebral foi apresentado primeiramente por Barr em 1951.
A instabilidade da coluna vertebral ocorre igualmente em ambos os sexos, geralmente na terceira ou quarta década de vida e frequentemente envolve alterações degenerativas no disco vertebral L4 ou L5 (nesse último, menos comumente), devido à idade. A instabilidade também pode dever-se à espondilolistese (escorregamento de uma vértebra sobre outra imediatamente abaixo) ou a qualquer outra doença ou condição médica que afete as vértebras.
A instabilidade da coluna vertebral pode levar ao surgimento de dores lombares, em resposta a uma frouxidão ligamentar e/ou dos músculos paravertebrais. Geralmente a coluna “estala” constantemente com pequenos movimentos.
A dor, que é entorpecida, profunda, constante e limitante, afeta mais a região média da coluna, podendo irradiar-se para as nádegas ou membros inferiores, piorando com a manutenção de uma mesma postura por um longo intervalo de tempo. Quase sempre se inicia com um desconforto na região instável da coluna e, com o passar do tempo, a coluna se torna sensível aos movimentos e a dor piora quando a pessoa permanece por muito tempo em uma mesma posição.
A instabilidade da coluna pode ser diagnosticada pelos sinais clínicos e por radiografias. Um exame mais acurado das causas pode ser obtido por tomografia computadorizada ou ressonância magnética.
O tratamento da instabilidade da coluna deve visar estabilização vertebral com treinamento específico da musculatura estabilizadora, por meio de musculação e Pilates. Estes devem ser devidamente orientados por um fisioterapeuta. Isso é importante na prevenção e tratamento de dores lombares.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
Pinguécula refere-se a uma elevação de coloração amarelada na junção da córnea com a esclera. Na verdade, a pinguécula é um tumor ocular be...
-
A Arginina parece ter algum efeito na redução da memória e capacidade de concentração, dificuldade de aprendizagem, fadiga, na astenia fí...
-
A gravidez foi fácil, o parto foi tranquilo. Era o primeiro bebê do casal, eles estavam empolgadíssimos. Porém, em dois meses, a alegria de ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário