Pesquisar este blog

domingo, 3 de setembro de 2017

Tosse crônica 



A tosse é o principal mecanismo de defesa do pulmão. Ela impede que substâncias estranhas entrem no pulmão e ajuda a eliminar secreção.

É normal tossir ocasionalmente. Mas a tosse prolongada ou acompanhada de catarro ou sangue não é normal.

O médico classifica a tosse, por sua duração, em:

Aguda – Quando dura menos que três semanas e, em geral, é consequência de resfriados.

Subaguda – Dura de três a oito semanas, em geral. Também é consequência de resfriados prolongados, mas necessita de avaliação médica.​

Crônica – Quando dura mais do que oito semanas e necessita de avaliação médica.

Causas

São três as causas mais frequentes de tosse crônica: síndrome da tosse das vias respiratórias altas, asma e refluxo gastroesofágico.

O fumante frequentemente acredita que é normal tossir. Entretanto, a tosse é o sintoma mais característico do câncer de pulmão.

Outras causas de tosse crônica são: bronquite eosinofílica não asmática, uso de um grupo de medicamentos para tratamento de pressão alta conhecido​S como "inibidores de Eca", bronquiectasia e, ocasionalmente, insuficiência cardíaca. Existem dezenas de outras causas de tosse crônica, pouco comuns.

Exames

A radiografia de tórax é realizada em todos os pacientes, uma vez que ela exclui inúmeras possibilidades diagnósticas. Frequentemente também são solicitadas radiografia dos seios da face e provas de função pulmonar. Dependendo da suspeita e dos exames iniciais, o médico poderá iniciar o tratamento, que em geral demora algumas semanas.

A necessidade de outros exames dependerá da resposta ao tratamento inicial, podendo incluir tomografia computadorizada de tórax, tomografia computadorizada dos seios da face, pHmetria esofágica de 24 horas, broncoscopia e análise do escarro.

O tratamento da tosse crônica geralmente é eficaz. Em mais de 90% dos casos, ela melhorará muito ou desaparecerá completamente após o tratamento.


Nenhum comentário: