Pesquisar este blog

domingo, 24 de setembro de 2017

Lesões dos tendões das mãos 


Os tendões são estruturas firmes, geralmente com o formato de cordas, que conectam os músculos aos ossos. 

Assim, quando os músculos se contraem, os tendões deslizam e produzem os movimentos.

Os tendões que produzem a flexão dos nossos dedos (ou seja, que “dobram” os dedos) localizam-se na face palmar do punho, mão e dedos.

Atravessam um túnel situado no punho - o túnel do carpo- e mantém um formato semelhante a um cordão até prenderem-se aos ossos. 

Já os tendões que realizam a extensão dos dedos (ou seja, que “esticam” os dedos), também possuem um formato semelhante a cordões ao atravessarem o dorso do punho e mão, porém no dorso dos dedos assumem um formato achatado, e adotam um arranjo mais complexo.

Em virtude de seu posicionamento superficial, os tendões podem ser facilmente seccionados em feridas cortantes, sejam no dorso ou na palma da mão e do punho. 

Esses traumatismos podem ocorrer em ambiente doméstico (geralmente causados por vidro, facas, etc), em acidentes de trabalho (envolvendo serras, lâminas, etc), em situações de agressão, e outras.

Podem ocorrer isoladamente ou associados a lesões de outras estruturas ( por exemplo: nervos, principalmente se a ferida é na face palmar da mão; ou ossos, em casos de fraturas expostas).

Os sinais típicos da lesão tendinosa são : feridas no trajeto do tendão, a incapacidade de realizar o movimento , ou mesmo a dor quando se tenta produzir tal movimento.

Lesão do tendão extensor do dedo médio, observando-se o dedo “caído”, a incapacidade de realizar sua extensão, e a cicatriz do ferimento na base do dedo.

Lesão dos tendões flexores do dedo médio, observando-se o dedo em extensão, com a incapacidade de realizar sua flexão, bem como a ferida que causou a ruptura tendinosa.

O TRATAMENTO

A maioria das lesões tendinosas requer tratamento cirúrgico, em que o tendão lesado é reparado.

Geralmente, a ferida é ampliada, de modo que os cotos tendinosos possam ser encontrados e suturados. 

O tipo de ponto usado e a imobilização necessária para proteger o reparo até que este cicatrize vão variar de acordo com o local da lesão.

Uma etapa de importância crucial na recuperação das lesões tendinosas é o protocolo de reabilitação pós-operatória, a cargo do terapeuta da mão. 

O objetivo desta fase é manter o tendão deslizando, de modo que se evite sua aderência às estruturas vizinhas, e ao mesmo tempo protegendo seu reparo, de modo que não haja ruptura ou afrouxamento dos pontos.

A recuperação completa de uma lesão tendinosa, com o retorno da força, movimento e função, pode levar meses, e pode envolver mais de um procedimento cirúrgico. 

O resultado final pode ser comprometido, principalmente se houver lesões associadas (por exemplo, em traumas tipo esmagamento ou com perda de pele).

Nenhum comentário: