Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Higienização de vegetais para a alimentação


Comer uma variedade de frutas e vegetais frescos é a chave para manter uma dieta e um estilo de vida saudável.

Entretanto, o crescente número de surtos de origem alimentar relacionados a tais alimentos e a crescente preocupação com o uso de pesticidas neles tornaram a segurança alimentar um tema importante nos últimos anos.

Lavar as suas frutas e legumes continua sendo uma das melhores maneiras de proteger a sua família e a si mesmo de doenças e da contaminação química.

Aqui estão alguns detalhes de como higienizar suas frutas e legumes efetivamente antes de cozinhá-los.

Prepare os alimentos para a lavagem. Remova as frutas e os vegetais de todas as embalagens.

O método de lavagem com água é eficaz para todas as frutas e legumes. No entanto, alguns tipos de vegetais, incluindo brócolis, folhas de alface ou espinafre, muitas vezes exigem uma maior atenção e limpeza.

Se o alimento vier com alguma etiqueta indicando que já foi lavado, não precisa lavar novamente.

Para frutas e legumes que têm casca, a FDA, agência norte-americana que regula medicamentos e alimentos, recomenda que você os lave antes de descascá-los.

Remova as etiquetas dos alimentos. Algumas etiquetas de frutas são feitas de papel comestível, mas é melhor removê-las antes de lavar. Caso contrário, a parte debaixo da etiqueta não será limpa.

Lave as mãos. Use água morna com sabão para certificar-se de que suas mãos estejam limpas antes de manusear qualquer alimento fresco. Lave pelo menos 20 segundos.

Corte quaisquer áreas danificadas ou machucadas do alimento. Machucados e cortes podem permitir que agentes patogênicos entrem na fruta ou vegetal.

Limpe sua bancada, tábuas e utensílios de cozinha. Depois de preparar cada alimento, lave as superfícies e utensílios da cozinha com água quente e sabão.

Manter seu espaço de trabalho limpo é especialmente importante se você descascou seu produto sem lavá-lo. Bactérias da parte externa do alimento cru podem ser transferidas para o interior quando ele é cortado ou descascado.

Enxágue o alimento com água fresca ou fria. Você deve verificar se a água é potável, ou seja, segura para beber.

Você pode usar água morna, mas é melhor usá-la apenas se você pretende cozinhar as frutas e vegetais após a lavagem.

Coloque um coador na pia para agilizar o processo de lavagem do alimento. Como você pode lavar mais de uma coisa de uma vez, um coador é especialmente útil se você estiver limpando frutas e legumes soltos, tais como feijões ou ervilhas frescas.

Seja delicado com alimentos frágeis. Algumas frutas e legumes, como a framboesa, que são esmagados facilmente e ficam moles quando absorvem muita água, não devem ser lavados vigorosamente. Em vez disso, coloque alimentos delicados em uma peneira e borrife suavemente a água.

Cogumelos precisam ser limpos de forma diferente de outros vegetais. Se você enxaguá-los demais ou mergulhá-los na água, eles ficarão borrachudos.

Se você precisar lavá-los, faça isso levemente, com apenas uma borrifada de água. Seque imediatamente e cuidadosamente com papel toalha. A melhor maneira de limpar cogumelos é usando um pano limpo e úmido ou toalha de papel.

Esfregue qualquer alimento com casca grossa. Use uma escova de vegetais para esfregar alimentos como batatas e cenouras, que são cultivados no solo, ou pepinos e melões. Escová-los ajuda a tirar micróbios difíceis de remover; só tome cuidado para que a escova não seja muito dura, pois ela pode danificar o alimento.

Inspecione o alimento. Certifique-se de que não haja partículas de sujeira ou quaisquer insetos minúsculos nas suas frutas e vegetais. Se você encontrar algum, lave novamente o alimento.

Nenhum comentário: