Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Rotura do baço


O baço é um órgão friável que se encontra na parte superior esquerda do abdômen, logo abaixo do diafragma e por isso qualquer pancada forte no abdômen pode rompê-lo, rasgando a membrana que o recobre e o seu tecido interno. Nos casos de esplenomegalia, isto é, quando o baço encontra-se aumentado de tamanho, aumentam as chances de ocorrer uma ruptura de baço.

A ruptura do baço é uma lesão grave, frequentemente causada por um trauma sobre o abdômen, como nos acidentes de trânsito, lesões desportivas, socos em brigas ou quaisquer tipos de pancadas na barriga. Ele pode romper imediatamente após o evento causador ou dias e até semanas após. As infecções como a mononucleose, doença hepática e o câncer no sangue, por vezes, causam um aumento do baço, o que pode torná-lo mais susceptível a uma ruptura.

O baço é um órgão responsável em parte pela produção e destruição de células sanguíneas e participa do sistema de defesa do organismo. No feto, o baço fabrica as hemácias e leucócitos, mas após o nascimento esta função é interrompida. Porém, ela pode ser reiniciada posteriormente caso apareça alguma doença que debilite esta função na medula óssea. Este órgão é parte do sistema linfático e vascular, eliminando microrganismos patogênicos e destruindo hemácias anômalas ou envelhecidas. Ele também retira o ferro da hemoglobina dos glóbulos vermelhos para seu posterior uso pelo organismo, assim como substâncias residuais como os pigmentos biliares para sua excreção, na forma de bile. O baço também fabrica anticorpos contra diversos organismos infecciosos. Nos seres humanos, ele ainda atua como reservatório de sangue e de células sanguíneas. Depois da retirada do baço, o paciente fica mais susceptível a infecções.

Quando se rompe, o baço pode derramar uma grande quantidade de sangue no abdômen. Se esse sangue derramado for volumoso e ocorrer de forma aguda, ele causa intensa dor abdominal e, como reflexo, a musculatura abdominal se contrai e se torna tensa. Se a perda do sangue for gradual, os sintomas podem não se manifestar até que o extravasamento de sangue cause uma queda importante da pressão arterial ou o aporte de oxigênio para cérebro e coração se torne insuficiente.

Além das queixas de dor no quadrante superior esquerdo do abdome, pode ocorrer em alguns casos uma dor referida no ombro esquerdo.

Uma queda importante da pressão arterial e a taquicardia devem ser sinal de alerta ao médico.

A suspeita diagnóstica é feita pelos sintomas e pela história clínica do paciente. Pode extrair-se líquido abdominal com uma agulha e analisá-lo para confirmar se contém sangue. Ultrassonografias e radiografias do abdômen podem ser solicitadas para melhor avaliação do paciente. A tomografia computadorizada revolucionou o tratamento dos traumatismos no baço, pois além de identificar a presença de sangue na cavidade abdominal, ela também verifica se há lesões em outros órgãos.

Como o médico trata a ruptura do baço?

A ruptura do baço representa uma emergência que exige transfusões de sangue imediatas e uma intervenção cirúrgica para deter a perda de sangue. Quando há suspeitas de ruptura do baço, deve-se realizar uma intervenção cirúrgica de emergência para deter a perda de sangue que, em caso contrário, pode causar um choque hipovolêmico e levar o paciente à morte.

Habitualmente, o baço é extraído por completo, mas por vezes, se a ruptura é pequena, os cirurgiões podem apenas fechá-la, sem remover todo o órgão. Antes da extração do baço, devem-se aplicar, sempre que possível, vacina contra o pneumococo. Depois da intervenção, em que o sistema de defesa do organismo fica enfraquecido, o paciente deve tomar vacinas anuais contra a gripe e, segundo alguns médicos, também fazer profilaxia com antibióticos.

Muitas lesões não exigem cirurgia e apenas tratamentos conservadores em hospital para que os médicos monitorem as condições do paciente e administrem cuidados não cirúrgicos, como transfusões de sangue, por exemplo.

Como evolui a ruptura do baço?

Sem um tratamento adequado e de emergência, a ruptura do baço pode causar hemorragia interna com risco de vida. Mesmo sem o baço, o paciente pode viver uma vida normal e ativa, mas estará mais em risco de contrair infecções graves. O médico provavelmente vai sugerir uma vacina contra pneumonia, como também vacinas anuais contra a gripe. Ele também pode receitar antibiótico como uma medida preventiva, principalmente se houver quaisquer outras condições que possam levar a infecções.

Como prevenir a ruptura do baço?

Se a pessoa tem uma esplenomegalia, deve evitar atividades que possam causar traumas ou solavancos abdominais.

Nenhum comentário: