Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Encefalite associada ao vírus Chikungunya


Um estudo de coorte em La Réunion Island, um departamento ultramarino francês no oceano Índico, localizado a leste de Madagascar, estimou a taxa de incidência cumulativa (TIC) do vírus Chikungunya (CHIKV) associada à doença do sistema nervoso central (doença do SNC), durante o surto deste vírus em La Réunion, e avaliou o ônus da doença e os resultados para os pacientes depois de três anos.

A doença do SNC associada ao CHIKV foi caracterizada retrospectivamente em uma coorte de pacientes com CHIKV positivo por RT-PCR (reação da transcriptase reversa, seguida de reação em cadeia da polimerase) ou por anticorpos anti-CHIKV (imunoglobulina M) no líquor ​​e preenchendo os critérios de encefalite do International Encephalitis Consortium para encefalite ou encefalopatia. Sequelas neurológicas foram avaliadas após três anos.

Entre setembro de 2005 e junho de 2006, 57 pacientes foram diagnosticados com doença do SNC associada ao CHIKV, incluindo 24 com encefalite associada ao CHIKV, estes últimos correspondendo a uma taxa de incidência cumulativa (TIC) de 8,6 por 100.000 pessoas. Pacientes com encefalite foram observados em ambos os extremos de categorias de idade. A TIC por 100.000 pessoas foi de 187 e 37 em pacientes com menos de um ano e com mais de 65 anos, respectivamente, ambos muito superiores aos de causas acumuladas de encefalite nos Estados Unidos nestas categorias etárias. A taxa de letalidade de encefalite associada ao CHIKV foi de 16,6% e a proporção de crianças que recebeu alta com deficiência permanente foi estimada entre 30% e 45%. Para além do período neonatal, a apresentação clínica e os resultados foram menos graves em crianças do que em adultos.

As conclusões mostram que neste contexto de um grande surto, o CHIKV é uma causa significativa de doença do SNC. Tal como acontece com outras etiologias, a distribuição por idade da encefalite associada ao CHIKV segue uma curva parabólica em forma de U.

Fonte: Neurology, publicação online, de 25 de novembro de 2015

Nenhum comentário: