Pesquisar este blog

sábado, 22 de agosto de 2015

Testes de personalidade


O termo personalidade é usado na linguagem comum em várias direções diferentes, frequentemente com o sentido de "conjunto das características marcantes de uma pessoa".

No sentido em que o tomamos aqui, personalidade é o conjunto das características psicológicas que determinam os padrões de pensar, sentir e agir de cada pessoa.

Assim, essa definição destaca a singularidade da pessoa e seu modo único de compreender a vida e de agir e reagir diante de fatos da realidade, como estudar, trabalhar, conviver etc., ou seja, a individualidade pessoal e social do indivíduo.

Testes de personalidade são testes aplicados por psicólogos por meio de perguntas ou testes gráficos com a finalidade de revelarem traços inatos e adquiridos da personalidade do indivíduo, muitas vezes não conhecidos ou não relatados por ele próprio e que indicam seu caráter e temperamento.

Traços de personalidade são características marcantes da pessoa, os quais a distingue dos demais indivíduos e que determinam como ela age e reage a diferentes situações.

Para que os resultados possam ser adequadamente valorados, os testes psicológicos devem ser aplicados em uma situação padronizada e constante, que inclua o material empregado, as instruções oferecidas, o local da aplicação, etc.

Em todo o mundo, as maiores empresas incluem testes psicológicos de personalidade entre seus processos de seleção.

A finalidade de um teste de personalidade consiste em avaliar e medir as características psicológicas de uma pessoa, bem como o comportamento dela em diferentes ocasiões.

Os testes de personalidade podem ser utilizados com finalidade de ajuda diagnóstica de determinados estados mentais e para verificar as habilidades e limitações de pessoas em relação a certas atividades como dirigir, pilotar, etc.

Atualmente eles têm sido utilizados também na seleção de pessoal e associados a outros recursos de seleção (análise de curriculum, entrevista, dinâmica de grupo).

Estes testes têm se mostrado muito úteis na escolha de pessoas para o exercício de determinadas funções.

Enquanto os demais recursos de seleção avaliam dados objetivos dos candidatos, os testes de personalidade visam revelar características pessoais mais profundas e menos óbvias para eles próprios, geralmente não sabidas e/ou não relatadas.

Embora os testes de personalidade podem não ser um perfeito preditor do futuro desempenho de um candidato no trabalho oferecido, as informações fornecidas por eles podem ajudar o avaliador a ter uma impressão global do candidato e uma previsão da sua adequação ou não ao lugar pretendido.

Há uma grande variedade de testes de personalidade, cada um deles melhor adaptado a uma finalidade: diagnóstico, seleção, autoconhecimento, etc.

Alguns testes clínicos mais conhecidos são:

•Teste de Apercepção Temática (TAT), uma técnica projetiva que consiste em apresentar uma série de pranchas gráficas ao sujeito examinado, a partir das quais ele deve contar uma história sobre cada uma delas.

•Minnesota Multiphasic Personality Inventary (MMPI), que consiste de 550 afirmações que o sujeito deve classificar como verdadeiras ou falsas, quando aplicáveis a si mesmo.

•Teste de Rorscharch, que consiste em responder com o quê se parece cada uma das dez pranchas com manchas amorfas de tinta que o examinador lhe apresenta.

•Teste da Árvore, no qual é pedido ao sujeito que desenhe uma árvore, sobre a qual ele projeta aspectos de sua personalidade.

Outros ainda, mais facilmente aplicáveis à seleção de pessoas são:

•Inventário Fatorial de Personalidade (IFP), que visa avaliar o indivíduo normal em quinze necessidades ou motivos psicológicos: assistência, dominância, ordem, denegação, interação, desempenho, exibição, heterossexualidade, afago, mudança, persistência, agressão, deferência, autonomia e afiliação.

•Teste de Atenção Concentrada, que tem a finalidade de avaliar a capacidade que o sujeito tem de manter a sua atenção concentrada no trabalho durante um período.

•Teste Palográfico, cuja aplicação é muito simples e rápida. Ele avalia a personalidade por meio da expressão gráfica, com a realização de pequenos traços verticais e paralelos.

•QUATI, que avalia a personalidade através das escolhas situacionais de cada indivíduo.

•Teste de Raciocínio Lógico, elaborado com a finalidade de investigar o raciocínio lógico de motoristas, mas que também pode ser aplicado na seleção de pessoal e avaliação do potencial de funcionários.

•Teste Não Verbal de Inteligência, para avaliar a capacidade intelectual através de questões gráficas ou numéricas.

•Inventário de Administração de Tempo, instrumento que tem por objetivo colher informações sobre a forma como as pessoas utilizam o seu tempo no trabalho.

•Psicodiagnóstico Miocinético (PMK), utilizado na avaliação de candidatos a motorista, operadores de máquinas e para quem vai portar arma de fogo.

•Teste de Zulliger, que pode ser usado para toda a finalidade de diagnóstico, avaliação da personalidade, seleção de pessoal, avaliação de desempenho, etc.

•Teste Wartegg, que é uma técnica de investigação da personalidade através de desenhos obtidos por meio de uma variedade de pequenos elementos gráficos que servem como uma série de temas formais a serem desenvolvidos pelo indivíduo de maneira pessoal.

Nenhum comentário: