Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Cravos na pele


O termo “cravo” pode referir-se a coisas tão distintas como uma flor, um instrumento musical ou uma pequena lesão típica na pele. Nesse terceiro sentido, que é o que nos interessa aqui, ele é um tampão de queratina e sebo dentro do orifício dilatado de um folículo piloso, frequentemente contendo bactérias.

O cravo na pele é também chamado comedão e pode ser aberto, aparecendo como um ponto negro na pele ou fechado, como um ponto branco. Os cravos brancos fazem pequenas elevações na pele e os cravos pretos são assim denominados porque se formam num poro dilatado da pele e a gordura que os constitui se oxida em contato com o ar, ganhando uma coloração escura.

Como as glândulas sebáceas aumentam muito a produção de sebo durante a puberdade, sob ação dos hormônios, os cravos e a acne são muito comuns nos adolescentes. Também um pelo que não cresça de forma normal pode bloquear o poro causando um cravo ou uma espinha cheio de pus.

Produtos para a pele, que obstruam os poros ou que sejam gordurosos, podem fazer com que a acne apareça ou se agrave. Os produtos à base de água são menos propensos a provocar acne. Contrariamente à crença popular, não há certeza científica de que a dieta ou a exposição ao sol tenham qualquer efeito na produção dessas lesões. Os cravos são mais comuns em determinados grupos étnicos e é possível que os genes e o ato de fumar também tenham alguma influência na probabilidade de desenvolver ou agravar a acne.

A formação de um cravo começa no interior do folículo sebáceo, a abertura do qual para o exterior constitui o que se chama de poro. Quando um poro se entope, a gordura acumula-se no seu interior. Isso forma o cravo que, quando infeccionado, resulta na “espinha”.

Se o poro entupido for largo, a gordura armazenada entra em maior contato com o ar e se oxida, formando uma pontinha preta. Esse é o chamado cravo aberto e ele geralmente não evoluirá para acne. Os poros mais estreitos (cravo fechado), em que há menos contato da gordura com o ar, não chegam ao mesmo ponto. Contudo, têm maior tendência a permitir que algumas bactérias proliferem no local e passem a se alimentar da gordura armazenada, o que pode levar ao desenvolvimento da espinha.

Os cravos podem aparecer em qualquer idade, embora sejam mais comuns durante a puberdade, como pequenos pontinhos pretos ou brancos, presentes principalmente na pele do rosto. Normalmente os cravos são assintomáticos, mas requerem alguns cuidados para evitar complicações, como virar acnes, que são visíveis e podem causar dor e sensibilidade aumentada na região. Os cravos brancos formam pequenas saliências na pele, o que torna a remoção deles mais fácil. Já os cravos pretos podem ser de mais difícil extração.

O reconhecimento dos cravos é feito por qualquer pessoa, visto que são ocorrências muito frequentes, típicas e facilmente observáveis. Grande número de pessoas nem sequer recorrem a um médico se têm cravos não complicados.

Os pontos negros podem ser removidos com tiras de limpeza disponíveis para o público, ou através de métodos mais agressivos usados pelos dermatologistas para retirar os cravos de mais difícil extração. Para evitar ou tratar a acne, existem produtos farmacêuticos eficientes, mas que só devem ser usados sob orientação médica. Produtos de limpeza de pele não gordurosos e sabonete neutro provocam menos irritação da pele em relação com um sabonete convencional. Espremer os cravos pode removê-los, mas exige cuidados porque pode também lesionar a pele. Se houver infecção, aumenta o risco de alastramento da infecção para camadas mais profundas da pele, bem como o aparecimento de cicatrizes. Pode-se também utilizar um utensílio próprio para remoção, geralmente após o uso de vapor ou água quente para dilatar os poros. Há métodos de tratamento que eliminam as camadas mortas de pele e que podem ajudar a limpar os poros bloqueados. Contudo, lavar ou esfregar a pele em excesso pode provocar irritações e agravar a acne.

Em conclusão, o melhor é deixar isso por conta de um profissional.

Contudo, se a pessoa resolver extrair os próprios cravos, eis algumas dicas:

•Lave bem a pele do rosto (a maioria dos cravos e espinhas acontecem no rosto).
•Apare suas unhas, porque unhas grandes causam lesões e marcas.
•Esfolie a pele com um produto eficiente, mas suave.
•Depois disso, umedeça um algodão em água morna e deixe-o sobre o cravo por 20 minutos, para dilatar o poro e facilitar a extração.
•Diante de um espelho, esprema-os suavemente com a ponta dos dois indicadores, sem usar as unhas; se for uma espinha que contenha pus, procure esgotá-lo.
•Aplique novamente um hidratante e use sempre um protetor solar.

Como prevenir os cravos na pele?

•Mantenha a pele adequadamente limpa e hidratada.
•Beba muita água.
•Mantenha uma dieta balanceada.
•Controle o estresse emocional.
•Pratique exercícios físicos regularmente.

Nenhum comentário: