Pesquisar este blog

sábado, 20 de junho de 2015

Trombose Venosa Profunda (TVP): complicações


Embolia pulmonar

A embolia pulmonar é a obstrução das artérias dos pulmões por coágulos provenientes das veias com trombose venosa. Há dificuldade de oxigenação do sangue com graves alterações do funcionamento do organismo por falta de oxigênio. Quando não tratada corretamente pode estar associada à mortalidade em 30% dos casos. O diagnóstico e tratamento precoces e corretos diminuem esta probabilidade para cerca de 5%.

Síndrome pós-trombótica

É uma complicação que acontece a médio e a longo prazos nas pernas de quem teve TVP. Há uma destruição das válvulas existentes nas veias, as quais são responsáveis por direcionar o sangue para o coração, causando uma inversão do fluxo e um retardo do retorno venoso. Estas alterações podem ocorrer em veias profundas ou superficiais, levando ao escurecimento da pele no local ou a feridas de difícil cicatrização, conhecidas como úlcera de estase ou úlcera varicosa.

A perna fica inchada, dolorida no final do dia, com sensação de peso e dor.

Phlegmasia Dolens

É um quadro grave que acontece quando há uma trombose grave e maciça das veias do membro. A perna fica inchada e pálida, com uma coloração azulada. É um quadro mais encontrado em pacientes com câncer que apresentam TVP.

Até 50% dos pacientes que tiveram TVP podem apresentar algum nível de complicação pós-trombótica.

Há risco de recorrência em quem já teve TVP?

O risco de recorrência é muito frequente em quem já teve trombose.

Nenhum comentário: