Pesquisar este blog
domingo, 19 de abril de 2015
Duloxetina na Fibromialgia e Dor Miofacial
O uso de antidepressivos sempre foi comum em pacientes com fibromialgia, seja para o sono, seja para sintomas de depressão ou como adjuvantes analgésicos.
Mais recentemente, com um melhor entendimento da fisiopatologia da dor crônica e a atuação da noradrenalina e da serotonina como moduladores da dor crônica, o uso de inibidores de recaptação “duais” – de serotonina e noradrenalina, tem sido ressaltado como útil nestes pacientes.
Na edição de setembro do Arthritis and Rheumatism, foi publicado um estudo com uma destas drogas, a duloxetina.
No total, 207 pacientes foram randomizados para receberem placebo ou 60 mg de duloxetina, duas vezes ao dia. O end-points primários eram a melhora do escore total do FIQ (Fibromyalgia Impact Questionnaire) e da sub-escala de dor do mesmo questionário. Vários end-points secundários foram estudados.
A maioria dos pacientes era do sexo feminino (89%) e 38% apresentavam depressão maior.
Os resultados demonstraram uma melhora no FIQ nos pacientes usando duloxetina, em comparação com o placebo, mas não houve significância estatística na sub-escala de dor. Também houve melhoras significativas no questionário breve sobre severidade e interferência da dor (BPI), no número de tender points, no limiar doloroso, na avaliação global do médico e do paciente, e em várias medidas de qualidade de vida.
Curiosamente, não houve nenhum resultado positivo nos pacientes do sexo masculino com fibromialgia. A presença ou não de depressão não afetou os resultados.
Em resumo, o uso da duloxetina parece ser positivo de uma maneira global nos pacientes com fibromialgia, independentemente da presença de depressão.
Deve-se sempre ter em mente que drogas isoladas raramente terão um efeito sobre todos os aspectos desta complexa doença; outros aspectos relevantes como a qualidade do sono, a analgesia adequada e principalmente o grau de atividade física devem sempre ser avaliados em cada visita.
Eduardo S. Paiva
Reumatologista
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
Pinguécula refere-se a uma elevação de coloração amarelada na junção da córnea com a esclera. Na verdade, a pinguécula é um tumor ocular be...
-
A Arginina parece ter algum efeito na redução da memória e capacidade de concentração, dificuldade de aprendizagem, fadiga, na astenia fí...
-
A gravidez foi fácil, o parto foi tranquilo. Era o primeiro bebê do casal, eles estavam empolgadíssimos. Porém, em dois meses, a alegria de ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário