Pesquisar este blog
terça-feira, 20 de janeiro de 2015
Ácido úrico
O ácido úrico é uma substância produzida normalmente pelo organismo.
Ele é um produto que resulta do metabolismo da purina (uma proteína contida em vários alimentos e no próprio organismo) e é eliminado principalmente pela urina e, em menores quantidades, pela bile e pelas fezes.
O nível de ácido úrico no sangue depende do ritmo da sua produção e eliminação, mas a concentração excessiva ou o déficit dele causam sintomas.
Seu excesso provoca o depósito de cristais em vários órgãos do corpo, principalmente articulações, causando gota, e rins, causando cálculos.
Níveis baixos de ácido úrico indicam a possibilidade de doença de Wilson ou câncer, bem como o uso de certos fármacos.
A dosagem sanguínea do ácido úrico é usada também para fornecer uma noção indireta do estado da filtração renal.
O excesso de ácido úrico, por ingestão excessiva ou produção aumentada, ocasiona o depósito de cristais de urato de sódio nas articulações, sob a pele, nos rins e em vários outros órgãos do corpo.
O depósito de ácido úrico nas articulações ocasiona uma artrite dolorosa que pode afetar todas as articulações, mas que predomina nas dos membros inferiores.
O depósito nos rins ocasiona a formação de cálculos renais (litíase renal) ou leva à insuficiência renal aguda ou crônica (nefropatia úrica).
Níveis altos de ácido úrico podem ser indicativos de gota, insuficiência renal, anorexia, leucemias, infecções agudas, eclampsia, choque, cetose diabética, intoxicação por chumbo, acidose metabólica, estresse, alcoolismo, exercício vigoroso, policitemia, psoríase.
Contudo, a enfermidade mais típica do excesso de ácido úrico é a gota (veja imagem acima), em que os cristais de ácido úrico são depositados nas articulações ou nos rins.
Aproximadamente 90% dos pacientes com gota são homens acima dos 40 anos de idade.
A medida da concentração de ácido úrico pode ser feita no sangue e na urina e só deve ser realizada após um jejum prévio de 8 horas.
Os valores normais da concentração de ácido úrico no sangue humano variam entre 2,4 e 6 mg/dl, nas mulheres; e entre 3,4 e 7,0 mg/dl, nos homens.
Na urina, entre 0,24 e 0,75 g/dia. Esses valores podem ser mais baixos nos vegetarianos, que ingerem menos proteína animal.
Como diminuir a concentração sanguínea do ácido úrico?
• Beber bastante água para ajudar o organismo a eliminar o ácido úrico.
• Ingerir bastante leite e derivados, que melhoram a eliminação do ácido úrico.
• Evitar o estresse físico.
• Evitar alimentos industrializados e ter uma dieta rica em frutas e verduras.
• Evitar o consumo de bebidas alcoólicas, especialmente de cerveja, que é rica em purina.
• Evitar o uso de diuréticos e anti-inflamatórios.
• Evitar alimentos ricos em purina (carne vermelha, frutos do mar e miúdos).
• Usar, quando indicado por um médico, medicamentos que inibem a produção ou aumentam a excreção de ácido úrico.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
Pinguécula refere-se a uma elevação de coloração amarelada na junção da córnea com a esclera. Na verdade, a pinguécula é um tumor ocular be...
-
A Arginina parece ter algum efeito na redução da memória e capacidade de concentração, dificuldade de aprendizagem, fadiga, na astenia fí...
-
A gravidez foi fácil, o parto foi tranquilo. Era o primeiro bebê do casal, eles estavam empolgadíssimos. Porém, em dois meses, a alegria de ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário