Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Uso de adoçantes artificiais


Os adoçantes artificiais têm sido largamente usados em todo o mundo. Cientistas descobriram que, após a exposição a adoçantes artificiais, nossas bactérias intestinais (flora intestinal) podem provocar alterações metabólicas prejudiciais ao nosso organismo tais como intolerância à glicose e disbioses intestinais.

O trabalho foi realizado pelo Dr. Eran Elinav do Weizmann Institute of Science's Department of Immunology e pelo professor Eran Segal do Department of Computer Science and Applied Mathematics e publicado pela revista Nature.

Adoçantes artificiais não calóricos (NAS) estão entre os aditivos alimentares mais utilizados em todo o mundo, regularmente consumidos por indivíduos magros e obesos. O consumo de NAS é considerado seguro e benéfico devido ao seu baixo teor calórico, mas o apoio de dados científicos aprovando este consumo permanece escasso e controverso.

Estudo publicado pela revista Nature diz que o consumo de NAS normalmente utilizadas impulsiona o desenvolvimento de intolerância à glicose, através da indução de alterações composicionais e funcionais da microbiota intestinal.

Estes efeitos metabólicos prejudiciais dos NAS são abolidos pelo tratamento com antibióticos e são totalmente transmissíveis para ratos livres de germes, mediante transplante fecal de configurações da microbiota a partir de ratinhos que consomem NAS, ou da microbiota anaerobicamente incubada na presença do NAS.

Os pesquisadores identificaram vias metabólicas microbianas alteradas que podem sediar a susceptibilidade a doenças metabólicas, demonstraram disbioses intestinais induzidas pelos NAS e indução à intolerância à glicose em seres humanos saudáveis.

Coletivamente, estes resultados ligando o consumo de NAS, disbioses e distúrbios metabólicos chama atenção para uma reavaliação do uso maciço de NAS.

Fonte: Nature, de 17 de setembro de 2014

Nenhum comentário: