Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Eletroneuromiografia


A eletroneuromiografia é um exame complementar que avalia a função dos nervos periféricos e dos músculos do cliente. De um modo geral, é composto por duas etapas: neurografia e miografia com agulha.

A neurografia, também conhecida como estudo de neurocondução avalia segmentos de nervos periféricos nos braços, pernas, face ou tronco.

É realizada através da aplicação de estímulos elétricos (pequenos choques) e o registro da propagação desses choques pelos nervos é feito pela captação de atividade elétrica em músculos ou nos nervos, sobre a pele.

Já a miografia consiste na introdução de uma agulha em grupos musculares selecionados com o intuito de avaliar a atividade elétrica nesses grupos e detectar possíveis anormalidades em sua inervação ou doenças próprias dos músculos.

Muito se ouve falar sobre a eletroneuromiografia e essa é uma questão frequente nos segundos que precedem a realização do procedimento.

Ambos procedimentos citados acima (neurografia e miografia) geram algum desconforto, mas a boa comunicação com o médico que conduz o exame, o esclarecimento e relaxamento do cliente contribuem para que o exame seja completamente tolerável.

Sempre que há uma suspeita de acometimento traumático, inflamatório ou infeccioso do sistema nervoso periférico deve ser realizada uma eletroeneuromiografia.

Os quadros mais comumente avaliados são os de neuropatias compressivas (ex. Sd. túnel do carpo), radiculopatias (associadas ou não a hérnias discais), paralisia facial periférica e doenças musculares (miosites, distrofias musculares).

Indicações da eletroneuromiografia:

Doenças do Neurônio Motor -

 Esclerose lateral amiotrófica
 Esclerose lateral primária
 Atrofia muscular progressiva
 Poliomielite (paralisia infantil)
 Atrofia muscular espinhal
 Doença de Kennedy
 Amiotrofia monomélica

Doenças dos Nervos Periféricos -

 Polineuropatias axonais e desmielinizantes
 Mononeuropatias (Túnel do Carpo, Paralisia Facial)
 Trauma de nervos periféricos
 Mononeuropatias múltiplas


Doenças das Raízes Espinhais -

 Radiculopatias (hérnia de disco)
 Polirradiculopatias (diabetes, inflamação, artrose da coluna)

Doenças da Transmissão Neuromuscular -

 Miastenia gravis
 Síndrome miastênica de Lambert Eaton
 Botulismo
 Intoxicação por organofosforados


Doenças das Raízes Espinhais -

 Plexopatia braquial
 Síndrome do desfiladeiro torácico neurogênica verdadeira
 Plexopatia lombossacral

Doenças da Transmissão Neuromuscular -

 Miopatias
 Distrofias musculares
 Paralisias periódicas


Não há contraindicações absolutas. Deve ser tomada cautela apenas nos casos em que o cliente é anticoagulado ou apresenta lesões de natureza inflamatória, infecciosa ou neoplásica na pele em área próxima de ponto de inserção da agulha. Implantes metálicos (ex. “platinas”) não contraindicam o exame e a presença de marcapasso apenas impede a estimulação sobre o local do implante.

Nenhum comentário: