Pesquisar este blog

sábado, 21 de junho de 2014

Caspa


O nome correto é Dermatite Seborreica!

As glândulas sebáceas que ficam na base do folículo capilar (onde nascem os cabelos)ficam inflamadas, por vários motivos, assim como estresse e banhos muito quentes (cuidado!) e produzem secreção oleosa em excesso - a função delas é produzir óleo para proteger a pele, mas quando em excesso, como citado, esse excedente de óleo causa problemas, por acumular óleo no couro cabeludo.

O excesso de oleosidade faz com que a camada mais superficial das células do couro cabeludo passe a apresentar uma divisão celular muito mais acelerada.

Quer dizer, quando o normal da divisão celular nessa região é de cerca de um mês, ela passa a acontecer em até quatro dias!

Como a epiderme é renovada de modo acelerado, as células "velhas" são trocadas rapidamente e elas precisam dar lugar para as "novas", de tal modo que são "descartadas", em camadas, o que forma a chamada "caspa", visível a olho nu.

Infelizmente, esse acúmulo de proteínas e outros nutrientes, que ficam "parados" no couro cabeludo, faz com que esta região fique mais aquecida e úmida, fatores essencialmente favoráveis para o crescimento de fungos, particularmente um chamado Malassezia, que se alimenta da gordura excedente e dos materiais nutritivos adjacentes.

É esse fungo que provoca a descamação mais acentuada e a inflamação local. (veja a ilustração)

No tratamento costuma-se usar xampús que limitam exatamente estes dois fatores: oleosidade e a gordura!

Mas, nem sempre os xampús são o recurso suficiente para controlar a situação!

Algumas vezes é necessário lançar mão de algumas loções apropriadas para o tratamento, uso de medicamentos por via oral - quando a micosa fica clara e estampada ao exame clínico - e até mesmo a fototerapia, à base de radiação ultravioleta em sessões múltiplas para controlar a inflamação provocada pelo fungo.

Para reduzir a incidência de caspa, é recomendável não cobrir por muito tempo a cabeça com bonés e chapéus, pois, como já escrevi acima, o calor a e umidade são farores essenciais para o "criadouro" da Malassezia!

Lavar os cabelos diariamente faz bem, acredite. Basta usar um xampú adequado para não lesar seu couro cabeludo!

As chamadas "escovas progressivas" provocam ainda mais descamação no couro cabeludo e não são indicadas!

Pela mesma razão, os secadores precisam ser utilizados com cautela!

Nenhum comentário: