Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Osteoporose


Osteoporose significa osso poroso, ou cheio de espaços entre as trabéculas ósseas, que vão ficando cada vez mais finas e delicadas por falta de massa óssea propriamente dita.

Os ossos ficam frágeis e uma pequena queda pode ocasionar até mesmo fraturas.

A portadora da osteoporose (é mais comum em mulheres) pode, também, sentir dores esparsas pelo corpo, am função da falta de cálcio e este mineral é muito importante em vários processos metabólicos do organismo, compromentendo músculos, articulações, coração e até mesmo o funcionamento cerebral.

A Osteopenia é apenas uma das manifestações da baixa de cálcio nos tecidos, mas é das mais importantes!

A idade média de ocorrência é quando a mulher se encontra na fase do climatério - não confunda com menopausa, que nada mais é do que a data da última menstruação na vida de uma mulher.

O climatério é uma fase de período variável na qual várias alterações hormonais podem causar uma série de problemas para a saúde da mulher.

A parada do ciclo reprodutor, sem os ciclos mentruais, levam o organismo feminino a perder uma série de características que podem e devem ser mantidas através da intervenção clínica, com medicamentos naturais ou mesmo químicos, quando necessário.

Mas, a osteoporose tambémn acontece em pessoas com mais de setenta anos, em média, por conta do natural envelhecimento orgânico e redução da taxa metabólica do cálcio.

Para prevenir este problema, pode-se tomar algumas atitudes, como fazer caminhadas diárias de meia hora, ingerir cálcio através de fontes naturais (leite e derivado) ou medicamentos, tomar sol diariamente nos períodos recomendados que não causam problemas com a exposição aos ultravioletas nocivos (logo pela manhã e no final da tarde), evitar consumo de cigarros e de álcool (sim, eles causam osteoporose!) e ter uma alimentação saudável ao longo de toda a vida.

Nenhum comentário: