Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Tuberculose


Afeta a população do mundo inteiro e ainda é a maior causa de morte em alguns lugares.

Sempre foi mais presente nas áreas urbanas, em detrimento das áreas rurais, por conta das aglomerações, que facilitam o contágio e a transmissão, graças às más condições de higiene, habitação e saúde.

Havia tuberculose (TB) no antigo Egito, e na antiga Grécia, cerca de três mil anos atrás, mas foi nos séculos 18 e 19, na Europa e na América do Norte, que a doença alcançou proporções praticamente epidêmicas.

Continuou sendo a maior causa de mortalidade até o início do século 20, tendo declinado em índices por causa das melhorias de condições sanitárias e graças, também ao avanço da ciência médica e farmacêutica.

Na década de 80 do século passado o número de mortes voltou a crescer em Países em desenvolvimento (como o nosso!) e uma das razões mais evidentes foi o uso indiscriminado de antibióticos em laticínios e produtos avícolas, o que gera resitência bacteriana ao uso terapêutico dessas drogas.

Assim, os antibióticos perdem eficácia.

Ela é uma infecção comum na infância e a criança infectada geralmente não tem sintomas e pode até mesmo desenvolver imunidade vitalícia contra a enfermidade, mesmo não sendo vacinada.

Além disso, o micróbio causador pode ser "sequestrado" tão rapidamente pelo organismo infantil que a criança nem mesmo se torna transmissora.

Em alguns casos, porém,especialmente em crianças subnutridas e desnutridas, o micróbio pode chegar à corrente sanguínea, de onde pode acessar qualquer órgão a até mesmo as meninges, causando a chamada meningo-tuberculose.

A transmissão ocorre pelo leite de vaca crú, contaminado pelo Micobacterium bovis ou pelo contato com alguma pessoa já infectada por ele ou pelo Micobacterium tuberculosis.

Os bacilos (veja gravura) têm o prenome de fungo (myco) habitam todos os fluídos da boca e do nariz, podendo se transmitir através de partículas de secreções das vias aéreas superiores, particularmente através da tosse, assim como pela saliva, quando a pessoa fala.

O princípio da enfermidade pode causar "perda de energia", perda de peso e tosse.

O quadro vai se agravando, comsudorese intensa e dor no peito, devido a uma inflamação da pleura (membrana que envolve os pulmões).

Pode ocorrer presença de sangue no escarro durante a tosse, o que significa haver um sinal de agravamento profundo.

Sem tratamento, o prognóstico do enfermo é sombrio...

A tuberculose pode atingir qualquer órgão do corpo, inclusive o sistema linfático, mas há predominância estatística pela forma pulmonar da enfermidade de 9 para 1, quer dizer 90 por cento dos casos são pulmonares.

Nenhum comentário: