Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de março de 2014

Ganho de peso na época do climatério


O objetivo desta revisão publicada pela PubMed foi sumarizar a literatura sobre o impacto da transição da menopausa sobre o peso corporal e a composição corporal.

Foi realizada uma pesquisa da literatura, através do Medline e PubMed, para estudos de língua inglesa, que incluíam os seguintes termos de pesquisa: “menopausa”, “meia-idade”, “terapia hormonal” ou “estrogênio” combinados com “obesidade”, “peso corporal” ou “composição corporal”.

Os resultados mostram que apesar de o ganho de peso por si só não poder ser atribuído à transição para a menopausa, a alteração hormonal durante a menopausa está associada a um aumento da gordura corporal total e ao aumento de gordura abdominal.

O excesso de peso na meia-idade não só é associado a um risco acrescido para as doenças cardiovasculares e metabólicas, mas também a impactos negativos na qualidade de vida e da função sexual.

Os estudos em animais e humanos indicam que esta tendência para o acúmulo de gordura abdominal é amenizada pela terapia com estrogênio.

Estudos indicam principalmente uma redução da massa de gordura total com terapia com estrogênio ou estrogênio-progestina, melhorando a sensibilidade à insulina e levando a uma menor taxa de desenvolvimento de diabetes tipo 2.

Concluiu-se, nesta revisão, que as mudanças hormonais na perimenopausa contribuem substancialmente para o aumento do acúmulo de gordura abdominal, o que leva à morbidades físicas e psicológicas adicionais. Há fortes evidências de que a terapia com estrogênio pode, em parte, evitar essa mudança relacionada com a menopausa na composição corporal e as sequelas metabólicas associadas.

No entanto, mais estudos são necessários para identificar as mulheres com maior probabilidade de obterem benefício metabólico com a terapia hormonal na menopausa, a fim de desenvolver-se recomendações clínicas baseadas em evidências.

Fonte: US National Library of Medicine National Institutes of Health

Nenhum comentário: