Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Uso de corticóides em crises de asma


A dexametasona tem sido proposta como uma terapia equivalente à prednisona/prednisolona para crises da asma aguda em pacientes pediátricos.

Apesar de existirem vários pequenos ensaios clínicos sobre o tema, os dados de consenso ainda não são claros.

Esta revisão sistemática e meta-análise teve como objetivo determinar se a dexametasona intramuscular ou oral é equivalente ou superior a um curso de cinco dias de prednisona ou prednisolona.

O desfecho primário de interesse foi o retorno a consultas ou reinternações hospitalares.

A busca no PubMed (Medline) foi feita até 19 de outubro de 2013 usando as palavras-chave dexametasona, decadron, asma ou estado de mal asmático, identificando os estudos potenciais.

Seis estudos randomizados e controlados, realizados em departamento de emergência de crianças ≤ 18 anos de idade, comparando dexametasona com prednisona/prednisolona para o tratamento da asma aguda grave foram incluídos.

Os dados foram extraídos por quatro autores e verificados por um outro autor. Dois revisores avaliaram a qualidade do estudo de forma independente.

Não houve diferença no risco relativo de recaída entre os dois grupos em nenhum momento.

Os pacientes que receberam dexametasona eram menos propensos aos vômitos, tanto no departamento de emergência quanto em casa.

Os profissionais de saúde devem considerar os regimes de tratamento com dose única ou com duas doses de dexametasona como uma alternativa viável ao curso de cinco dias de prednisona/prednisolona em crianças com crises de exacerbação da asma.

Fonte: Pediatrics, publicação online de 10 de fevereiro de 2014

Nenhum comentário: