Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Gengivites


A gengivite é uma inflamação da gengiva que se não for adequadamente tratada pode progredir até atingir o osso alveolar. Pode-se reconhecer três estágios da doença:

•Gengivite simplesmente: inflamação gengival causada pela placa bacteriana.

•Periodontite: o osso e as fibras de sustentação que mantêm os dentes em posição são danificados.

•Periodontite avançada: estágio final da doença em que as fibras e os ossos de sustentação dos dentes estão destruídos.

A causa principal da doença é a placa bacteriana, uma película pegajosa e incolor que se forma ao redor dos dentes se não for feita uma higienização adequada.

Essas placas produzem toxinas que irritam a mucosa da gengiva, causando a gengivite.

Entre outras causas pode-se citar: má oclusão dos dentes, formação de tártaro, cáries dentárias, baixa produção de saliva, cigarro, certos medicamentos e a exposição a metais pesados, por exemplo, o chumbo e o bismuto.

A gengivite pode também ser uma manifestação de enfermidades como herpes labial, diabetes, epilepsia, AIDS, leucemia ou hipovitaminoses.

Parece também existir um fator genético de predisposição, sendo recomendável, nesses casos, redobrar-se os cuidados sobre os dentes e a gengiva.

Os principais sinais e sintomas da gengivite são gengivas vermelhas, inchadas e hipersensíveis que podem sangrar espontaneamente ou durante a escovação.

A gengivite pode criar espaços entre a gengiva e os dentes, onde se acumulam resíduos de comida e a placa bacteriana, causando mau hálito, gosto ruim na boca e mudanças na forma como os dentes se encaixam ao mastigar.

Geralmente ocorre uma retração da gengiva, deixando os dentes com uma aparência mais alongada. Em casos mais avançados pode haver secreção de pus ao redor dos dentes e na bolsa gengival.

Os primeiros passos no tratamento da gengivite simples são a escovação e o uso correto do fio dental.

Se já houver placas bacterianas muito endurecidas e aderidas aos dentes, formando o tártaro (cálculo gengival), será necessária uma limpeza realizada pelo dentista.

Nos casos mais sérios, os antibióticos e anti-inflamatórios podem ser um recurso terapêutico importante. A cirurgia periodontal é reservada para quando essas outras intervenções terapêuticas não surtirem efeitos.

No seu estágio inicial a doença pode ser revertida. Entretanto, se não for tratada, pode evoluir para uma periodontite e causar danos permanentes aos dentes e à mandíbula/maxilar.

A periodontite pode gerar endocardite bacteriana se as bactérias instaladas nas bolsas periodontais se disseminarem na corrente sanguínea e se alojarem nas válvulas cardíacas.

Como prevenir a gengivite?

•Manter uma boa higiene bucal.

•Visitar o dentista regularmente, a cada seis meses, pois uma vez que a placa se acumule e endureça, apenas ele pode removê-la.

•Escovar corretamente os dentes e fazer uso apropriado do fio dental.

•Alimentar-se corretamente para garantir uma nutrição adequada.

•Evitar cigarros e outras formas de tabaco.

•Tomar cuidado com certos remédios que podem causar gengivite.

Nenhum comentário: